IMPORTÂNCIA DOS CURSO DE 2º.GRAU

 

         Conforme a lei 5692, todos os cursos de I e II graus, teriam que apresentar também uma atividade profissional. Muitas escolas de I grau adotaram uma destas atividades tais como Prática Agrícola, Comercial, Integração para o Lar, Auxiliar de Escritório, etc. Nas escolas de II grau apareceram os cursos técnicos de Eletrônica, Eletrotécnica, Enfermagem, Magistério, Contabilidade e muitos outros.

          Os cursos de II grau que preparavam para o vestibular eram o Clássico e o Científico. Há muito que o Clássico desapareceu, o Científico passou a ser chamado de “Laboratório”.

          A lei 5692 queria que todos os estudantes tivessem uma profissão. Caso parasse de estudar teria alguma coisa para fazer na vida e se continuassem nos estudos, a profissão iria ajudar a manter-se nas despesas. Este seria um ponto muito positivo no campo educacional: preparação de profissionais. Um outro ponto de real valor nesta lei é a obrigação que os pais têm em matricular todos os filhos de 7 a 14 anos.

          O curso científico foi o mais procurado de todos os cursos. Todos os alunos que saiam do I grau, procuravam o científico. Eles nada queriam com colégios técnicos. Qual era o interesse destes alunos? Geralmente nos cursos técnicos não tinham as matérias principais do curso científico tais como: Física, Química e Biologia. Eles tinham mais a parte técnica que a profissional. Por outro lado os alunos daquela década queriam de uma maneira ou de outra fazer um curso universitário. É por isto que eles procuravam um curso que realmente preparassem para o vestibular. Pelo que se via os jovens não queriam saber de profissões técnicas, mas sim de um curso superior. Um curso Científico bem feito realmente habilitava o aluno para enfrentar o vestibular, mas o que se deve frisar é o seguinte: vamos supor que o aluno seja pobre e tenha que manter seu próprio estudo e às vezes até mesmo as condições de vida. Que fazer então se ele não sabe fazer nada? Pelo jeito só mesmo parando de estudar. Agora quem faz um curso técnico, além de estar habilitado para ingressar numa universidade, ainda pode trabalhar em sua profissão para custear as despesas, portanto ele tem condições de fazer um curso superior. Todos os cursos técnicos são bons e oferecem boas condições profissionais. O mercado de trabalho é realmente muito grande para os eletrônicos, eletricistas, relojoeiros, enfermeiros e outros. São desses profissionais que o Brasil precisam. É por isto que eram importantes todos os cursos técnicos de II grau. Os alunos que faziam um destes cursos só tinham mesmo a ganhar, além de estarem preparados para exercer uma profissão, alinda podia fazer um curso superior.

          Em outras regiões brasileiras existiam nas escolas uma infinidade de outros cursos tais como sapataria, curtume, artesanato, gráficos, vendedor ambulante, perfumaria, beleza feminina, cabeleireiro, tecelagem, carpintaria, marcenaria, construção, mecânica e muitos outros. Nosso mercado sente realmente uma grande falta destes profissionais. O científico não prepara para estes campos, daí a preocupação da lei 5692 em preparar técnicos profissionais para o nosso mercado de trabalho. Se tal não acontecer, tanto mais difícil será encontrar mão de obra especializada. Além disso todos os alunos que não tiverem uma profissão, vão encontrar dificuldade em achar um bom emprego, sujeitando-se aos trabalhos mal pagos.

          Entretanto este grande trabalho não deu certo. Acabaram os cursos técnicos no segundo grau. Hoje em dia estes cursos estão sendo feitos em escolas especializadas. O nosso segundo grau voltou ao sistema antigo, ou seja, ensinar o aluno o mínimo suficiente para que ele possa entrar em uma universidade. Os cursos técnicos não despertaram interesses em nossos jovens e a escolas brasileiras não estavam preparadas para isto, pois faltavam ferramentas para ministrar um bom curso técnico.

          O Brasil tem necessidade urgente de mão de obra especializada em todos os setores. Os alunos devem tomar interesse em adquirir pelo menos uma profissão se não puder ter três ou quatro. Quanto mais profissões tiverem, tanto mais fácil será encontrar um bom emprego e com melhores salários. Por isto todos os alunos precisam se preparar, se especializar em uma profissão durante o II grau. Só assim estará se valorizando e valorizando o país.