IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DOS CUSTOS NO SETOR DO AGRONEGÓCIO NO MUNICÍPIO DE ITURAMA-MG

Marcos Ferreira da Silva Leite

Atualmente o conhecimento tem sido uma importante ferramenta para o sucesso nas organizações, considerando que a partir do domínio do saber é possível desenvolver estratégias competitivas no cenário que a empresa esta inserida, as mudanças econômicas, tecnológicos, políticos, e sociais, causaram uma profunda transformação na estrutura de valores de sociedades, em que o conhecimento passou a ter uma importância fundamental em todas as atividades econômicas transformando-se em seu principal recurso estratégico. Esse trabalho busca demonstrar através de pesquisas de autores que aborda o principio da contabilidade, como os pequenos e médios e grandes produtores pode alcançar mudanças através de contabilidade rural e como funcionam o agronegócio nos dias atual.
O sistema de custo dentro de uma pecuária ou produção de qualquer sistema de produção rural nos trás grandes benefícios que levam o produtor rural a usar métodos que o mesmo utilizara para que seus custos sejam rateados com precisão para cada área diferentes, desde seus custos variáveis, fixos, permanente, ou seja, qualquer que sejam mensurados com precisão obterá sucesso em sua atividade produtiva. Nas últimas décadas, ocorreram várias mudanças para o produtor rural brasileiro na área do agronegócio, por isso o presente trabalho monográfico nos proporciona a importância que o produtor rural tem em reconhecer como funciona seu novo papel no agronegócio, onde a contabilidade demonstra para os proprietários de terra ou fazendeiro qual é a importância de ter uma eficácia contabilidade sobre um sistema de custos para um produtor, ou seja, o administrador rural que o mesmo tem que esta preparada para se deparar com a sociedade totalmente modificada, e se adaptar com suas mudanças.
Portanto o problema que esta bem visível no mercado é na falta de conhecimento bem profundo que os produtores necessitam para suas tomadas de decisões, mais buscando informações adequadas com profissionais e contadores capacitados para tal serviço, então terá respaldo ao conhecer como funciona todo o sistema contábil e qual a sua importância, e qual maneira que produtor rural vai ter dentro do ramo que o mesmo irá exerce dentro e no agronegócio.
A contabilidade estuda a situação patrimonial e o desempenho econômico financeiro de uma entidade, e o agronegócio estuda toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva e agrícola ou pecuária.com a contabilidade e o agronegócio vem à idéia de buscar esclarecimento sobre o assunto na anciã de estabelecer paramentos de entendimento que sejam passíveis.
Segundo DUTRA, (2001) Apuração de custos consiste em suas acumulações para cada tipo de unidade ou função que cabe a ser apurado e mensurado com precisão, e dentro de um sistema de custo existe tais medidas a ser tomadas, sabendo que para analisar todo um sistema de custo de uma empresa tem que arca com todas as responsabilidade cabíveis desde de seu custos fixos a variáveis e toda qualificação de custos em compensação aumenta mais as variedades de analises para suas tomadas de decisões gerenciais baseando em informações mais completa e objetiva.
Para Dutra (2001, p.249) "os métodos de custos são baseados em operação de custos, onde é variável conforme sua ordem predominante em rateios, por meios de custos e gastos que se possa alcançar dentro de uma empresa".
Araújo (2009), no inicio do surgimento do agronegócio existia maneiras que não eram bem sugeridas para o trabalho braçal que o homem iria encontra novos conceitos e métodos para sua sobrevivência no campo da agricultura por que não existiam conhecimentos específicos sobre como trabalhar, e estavam no principio de seu desenvolvimento, e o homem com passa dos tempos foi extraindo informações e obtendo automaticamente sucesso com sua evolução.
Este sistema trás grandes relevâncias para o mercado devido suas visões de como funciona o ramo do agronegócio na agricultura, e trás informações essências para tomadas de decisões, e como agir conforme as mudanças antes da porteira e depois dela, quais métodos será implantado para trabalha com esse tipo de sistêmica no agronegócio.e buscando sempre a evoluir para que o mercado seja beneficiado com esses métodos. (ARAÚJO, 2010).
Crepaldi (2009) dentro de algumas características que o setor agrícola tem, o mesmo apresenta métodos que distingue dos demais setores da economia, visando sempre buscar suas primeiras características peculiares a ultima, a mesma das soluções para um bom plantio se desenvolva com grande eficácia e saídas para o mercado do agricultor.


A atividade agropecuária, por suas múltiplas atividades e volume financeiro das operações (compra, venda contratação de serviços, produção etc.), constitui-se na realidade em empresa, apesar de nem sempre esta formalmente assim denominada e estruturada. (CREPALDI, 2009, p.38).


Crepaldi (2009) na administração rural existe meio para se obter sucesso com segurança, em inicia sua atividade que vai ser avaliada conforme seus resultados demonstrados por balanços contábeis que nos trás informação de como foi produzido e controlado a ação que desenvolve conforme suas agilidades administrativos e sempre trazendo grandes princípios para administração de uma empresa.
Crepaldi (2009) a contabilidade e agronegócio no Brasil tem uma grande relevância de fatores que na agricultura trás benefícios que ajuda o agricultor a desenvolver seu papel como proprietário, e que afetam suas tomadas de decisões para sua ação no campo de trabalho, sabendo que o agricultor em relação ao mercado torna-se indiscutível para não se aprofundar em seu negocio que o mesmo se insere.Vendo qual é a maneira certa e condições favorável que o mesmo tem que esta informado de tudo que se passa pelo seu ramo de agricultura desde de seu inicial ao final de sua colheita.
Segundo Lopes (2010), apud o processo de modernização da agricultura, durante o século XX, trouxe consigo a idéia de eficiência produtiva, ou seja, necessidade de maximizar o uso dos fatores de produção, a fim de obter maiores níveis de produtividade e rentabilidade.
Nos últimos anos, cada vez mais a agricultura e a pecuária intensificam-se, o que possibilita melhoria significativa do aumento de produtividade. Por outro lado torna-se necessário o desembolso de quantias vultosas para o empreendimento. Há ainda, uma tendência de redução de preços dos produtos agropecuários associada à elevação dos custos de produção resultante do aumento dos encargos de financiamentos bancários, diminuição dos volumes de financiamentos oficiais, elevação da carga tributária e dos encargos sociais, e elevação dos preços dos insumos básicos.
Diante desta situação, há a necessidade de adoção, por parte dos empreendimentos agropecuários, de modelos administrativos que busquem a redução dos custos de produção e o aumento do faturamento através da adequada inserção do empreendimento na cadeia produtiva e, pela definição correta do produto, do processo de produção, das técnicas de gestão e escoamento de produção.
Nesse sentido, a administração rural se tornou uma alternativa para se identificarem os principais gargalos dentro dos sistemas produtivos, levantando informações que possam gerar intervenções a fim de aumentar a sua eficiência.
No entanto, observa-se que ainda hoje boa parte dos produtores rurais adota decisões condicionadas apenas à sua experiência, à tradição, potencial da região e à disponibilidade de recursos financeiros e de mão-de-obra. Quando a rentabilidade é baixa, o produtor percebe, mas tem dificuldade em quantificar e identificar os pontos de estrangulamento do processo produtivo. Daí a importância de uma boa gestão de custos que auxilie o produtor na tomada de decisões estratégicas em seu empreendimento.
As propriedades rurais que não têm controle dos seus custos e orçamentos apresentam certos riscos dentre eles: desconhecimento do resultado do negócio, aumento ou diminuição das atividades exploradas, investimentos desnecessários, facilidade de endividar-se e perda de ganhos obtidos por produtividade. Alguns dos elementos que criam à necessidade de reestruturação na gestão da propriedade são: o alto endividamento, descapitalização, aumento do custo financeiro, margens de lucros declinantes, escassez ou aumento dos custos dos insumos e serviços e falta de crédito.
Deste modo, vemos que é fundamental que o produtor rural esteja bem informado sobre a composição e o comportamento de seus custos para elaborar estratégias de ação fundamentadas em dados confiáveis, ponderadas e que busquem as melhores alternativas possíveis, além de possibilitar a visualização antecipada de restrições e dificuldades impostas pelas mudanças nos níveis de preço de mercado dos elementos componentes do custo rural.
A historia da cidade de iturama é bem contada atraves de seus primeiros moradores que chegou no principio para esta cidade. Iturama, é a 750 quilômetros de Belo Horizonte, no Triângulo Mineiro, nasceu do sonho da proprietária da Fazenda Santa Rosa, dona Francisca Justiniana de Andrade. Disposta a criar um povoado, a fazendeira doou em 24 de março de 1897, 189 alqueires de terra à Diocese de Uberaba.Na área, próximo ao Rio Grande, cresceu o Povoado de Santa Rosa, numa região habitada por índios Caiapós e de belíssimas cachoeiras.Em 17 de dezembro de 1938, tornou-se distrito de Campina Verde (Decreto No. 148). Cinco anos mais tarde (31 de dezembro de 1943), passa a se chamar Camélia. No ato emancipatório (Lei 336 de 27 de dezembro de 1948) ficou definido o nome atual.
Iturama (yty-terama) significa "região das quedas d?água", provavelmente em referência às grandes cachoeiras que existiam onde é atualmente a Usina de Água Vermelha.
O termo se refere às interpretações de Joaquim Ribeiro Costa, José Carvalho e Cônego Osório, mas há relatos oficiais de que cachoeira pronunciava-se tókót e água era Incó na língua dos Caiapós, sobre os quais escreveu José Joaquim Machado de Oliveira (IHGB-RJ). e para conhecer mais sobre esta cidade é somente visitar o município de Iturama mesma está situado na região do Triângulo Mineiro a Oeste do Estado de Minas Gerais. O aspecto geral de seu território é de planícies, levemente onduladas, altitude média de 453 metros. divisa de SP/ Pode-se chegar a Iturama tambem pela rodovia MG 255 partindo de Frutal/MG, pela BR 497 partindo de Uberlândia/MG, pela MG 426 partindo da MG (Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, no Rio Grande) onde se encontra com a Rodovia Percy Waldir Semeguini que parte de Fernandópolis/S.E a cidade de Iturama tem uma população no total dê 35.853 habitantes que se divide em urbana e rural que é no total de 32.852, urbana e no rural com 3.001,e sua divisão se dá tambem com uma quantidade dividida de homens e mulheres que é 16.658 homens e 16.622 mulheres, sabendo que a quantidade de homens é uma pequena parte maior.

A economia de Iturama se destaca como centro regional do Pontal do Triângulo Mineiro, sendo na área da saúde, educação, comércio, hotelaria e de serviços.A economia é baseada na agricultura e pastoreiro, na plantação de cana-de-açúcar, a produção do álcool e na prestação de serviços. Disponível em: <http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Iturama,2010>. Acesso em: 20 nov. 2010.

O mercado de agronegócios têm se voltado cada vez mais para profissionais que buscam ter visão administrativa do negócio em que atuam. Além de agrônomos, veterinários e zootecnistas, o setor tem buscado profissionais com visão e aptidões gerenciais para atuar em empresas públicas, ONGs, diferentes empreendimentos do agronegócio (fazendas, entrepostos, unidades de beneficiamento, indústrias, cooperativas, associações, sindicatos, revendas agropecuárias, etc.), entre outros. Capacidade de gestão, independente da área em que se atua, é pré requisito na busca de profissionais para o campo e para as indústrias do agronegócio.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Assim, diante do exposto foi demonstrado como é utilizada a contabilidade, e como funciona a mesma, e suas colocações dentro de um sistema de custos em uma contabilidade rural. E o agronegócio vem se expandindo cada vez mais no mercado e precisa de profissionais capacitados para exercer tal área com eficácia. Nesse cenário, o pequeno, médio ou grande produtor rural se depara com diversas dificuldades com relação ao planejamento e principalmente com a contabilidade rural, por isto que o mesmo necessitam de informações adequadas para sua sobrevivência em ambas as colocações que se insere,sabendo que os custos de produção dentro do cenário de agronegócios são dados importantes para a propriedade rural no que diz respeito à tomada de decisões, e como vai agir mediante suas dificuldades, para verificar, através de relatórios, o que deve ser feito para melhorar o desenvolvimento da atividade, bem como selecionar melhor tipo de investimento e também verificar como ocorre à formação dos custos, sua classificação e a contabilização do mesmo.
Com base nas informações contidas nesse trabalho sabendo que na região da cidade de Iturama os recursos são muitos, para que o produtor rural possa buscar subsídios para sua produção e através deste trabalho tem uma nova perspectiva ao produtor rural, como uma alternativa simples e viável de melhorar seus lucros e resultados. Por isso que a cidade é ótima para se investir e principalmente para se viver. Na área industrial encontramos indústrias de vários ramos, e hoje se destaca na área, por ser composta por diversas indústrias que alcançam e alavancam a economia para todo tipo de mercado.

REFERÊNCIAS
CASTRO. Jorge. Disponível em: <http://www.coladaweb.com>. Acesso em: 07 ago. 2010.

CREPALDI. Silvio Aparecido 2009, p.93

___________. Silvio Aparecido, Contabilidade rural uma abordagem decisorial, 5ª ed. Revista, atualizada e ampliada, São Paulo, editora Atlas S.A ? 2009.

DUTRA. René Gomes, Apuração de custo, 2001, pgs. 240, 241, 244, 249, 250, 251, 252, 253,254

IUDICIBUS. Sergio de, RUBIUS, Erneto, MARTINS, Elizeu, Manual de contabilidade das sociedades por ações, 1995, p. 521 e 522

MASSILON. J. Araújo, Fundamentos de agronegócios, 2ª ed. Revista, ampliada e atualizada, São Paulo, editora Atlas S.A. ? 2009.

A importância da gestão de custos em empresas rurais. Administração Rural. Disponível em: <http://www.administracaoegestao.com.br/administracao-rural/a-importancia-da-gestao-de-custos-em-empresas-rurais>. Acesso em: 23 ago. 2010.

Iturama. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: <http://www.pt.wikipedia.org/wiki/iturama>. Acesso em: 07 ago. 2010.

Geografia Iturama MG. Ache Tudo e Região. Disponível em: <http://www.achetudoeregiao.com.br/mg/iturama/geografia.htm>. Acesso em: 07 set. 2010.

Mercado de agronegócios expande no Brasil e atrai cada vez mais profissionais em busca de especialização. DZAI. Disponível em: <http://www.dzai.com.br/fvp9n/noticia/montanoticia?tv_ntc_id=29455>. Acesso em: 07 set. 2010.