IMPORTÂNCIA DE TER BACKUP

Backup: Termo em inglês que significa “cópia de segurança”.

O backup existe para auxiliar na prevenção de perda de dados, como arquivos apagados acidentalmente por falha física ou humana ou até numa situação de desastre (incêndio, enchente, roubo, etc).

Para você saber o quanto os dados da sua empresa são importantes, imagine o que aconteceria se você os perdesse. Algumas empresas não se planejam até passarem por uma situação de perda de dados e, dependendo da perda poderá gerar grandes prejuízos. [D1] 

Tão importante quanto fazer a cópia é saber onde ela foi feita, a maneira como é executada e como poderá ser restaurada.

Recomendações importantes:

  • Não espere até que já tenha perdido seus dados;
    • Tenha uma cópia de todos os dados, ou ao menos dos mais importantes fora do mesmo local onde estão as informações originais;
    • Tenha um plano de contingência onde seja possível retornar o backup operacional em um curto intervalo de tempo;
    • Ao adquirir ferramentas de backup, prefira as que possuam meios de validar as cópias. Essa é uma forma de evitar, por exemplo, que cópias alteradas, danificadas ou geradas de forma incorreta sejam colocadas à disposição do usuário.

Atualmente, existem várias maneiras de armazenamento, contudo quando for escolher a ferramenta, a empresa ou usuário doméstico, deve ficar atento ao tamanho e volume de informações modificadas no dia a dia.

O tipo de backup adequado é aquele que pode garantir ao máximo a segurança dos dados e adequar-se aos objetivos da empresa. Isso implica dizer que não há uma regra fixa de qual tipo de backup é melhor, pois depende da complexidade e necessidades de cada ambiente.

Principais tipos de backup:

Backup

Descrição

Vantagem

Desvantagem

Full

ou Completo

Faz cópias de todos os dados toda vez que é realizado. É mais utilizado como backup inicial.

Terá sempre um backup completo. Maior possibilidade de recuperar os dados íntegros, menor tempo de recuperação e menor complexidade da operação de recuperação.

A execução é mais lenta e ocupa mais espaço de armazenamento.

Incremental

Toma como referência as alterações que ocorreram no último backup de qualquer tipo.

Será copiada uma menor quantidade de dados, o que o torna mais rápido e necessitando de menos espaço de armazenamento.

Sua restauração exige que tenha todos os backups incrementais disponíveis, podendo levar mais tempo na restauração de  determinado arquivo, já que terá que localizar a versão desejada.

Diferencial

Guarda tudo que foi modificado desde o último backup Full

A recuperação dos dados tende a ser mais rápida do que o backup incremental já que só é necessário o último backup diferencial e o último backup full.

Necessita de mais espaço para armazenamento e tempo para a realização

Onde armazenar: Seja ele qual for, todos têm a mesma finalidade, a diferença está na capacidade, vida útil e segurança de cada um.

CD

Oferece menor capacidade de armazenamento, média de 700 Mb.  A mídia precisa ser de boa qualidade e a durabilidade depende da maneira como é guardada, pois precisam permanecer em ambiente sem luz e com baixa umidade, sem contar o cuidado para não riscá-los.

DVD

Cerca de 4 Gb de capacidade de armazenamento. OS Dvd devem ter o mesmo cuidado da mídia de CD.

Pen Drive

Possui vários tamanhos de armazenamento, são mais seguros do que a mídia de CD/Dvd, possui proteção anti-queda, memória flash, não arranha, o tempo de vida útil é mais longo.

Disco Externo

Possui vários tamanhos de armazenamento. Por ser portátil traz muito mais mobilidade e acessibilidade e é mais seguro, o tempo de vida útil é mais longo. Para melhor proteção   ele tem uma capa protetora que aumenta a durabilidade física.

Fita

Utilizadas para backup de grandes volumes de dados, entretanto elas são bastante caras o que torna os HDs uma opção muito mais atrativa.

Backup na Nuvem

Na questão quesito facilidade e segurança o backup na nuvem é o mais confiável. Os dados são armazenados em diferentes servidores, em tempo real, instalados em mais de um local físico.  Esta tecnologia visa garantir que o risco de se perder informações seja praticamente descartado

Como o backup pode salvar sua empresa?

O vírus Cryptowall continua invadindo redes, este vírus é aquele que criptografa as extensões dos arquivos e quando sua rede é infectada, somente pagando para o hacker descompactar as extensões dos arquivos e retorna-los como antes. Sua única salvação é ter um backup atualizado e fechado.