FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

Administração de Empresas – 6º Semestre

Deise Pinto da Silva

Orientador: Lawtor Benatti

Importância da Pesquisa de Marketing

O procedimento mais importante antes de se abrir um negocio é definir quem são os consumidores do seu produto ou serviço, suas características, como se comportam e qual a melhor forma de atingi-los. Ao responder corretamente a essas perguntas o empresário aumentará as chances de ser bem-sucedido, pois estará oferecendo produtos e serviços adequados ao perfil dos seus clientes.

A pesquisa de Marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao profissional por meio de informações, as informações são usadas para identificar os problemas e as oportunidades de marketing, ou seja é o meio para empresa antecipe e responda ás necessidades dos clientes, seu potencial de mercado, característica dos consumidores e estuda estratégias de seus concorrentes através das informações obtidas, essas pesquisas orientam as decisões mercadológicas do desenvolvimento de novos produtos ou modificações em produtos em comercialização.

O objetivo da pesquisa é a coleta de dados e informações sobre determinado mercado, que de certa forma auxiliem nas tomadas de decisão, e no exercício de um papel proativo na administração. O plano de marketing é desenvolvido de acordo com informações que geralmente têm sua origem nos resultados obtidos por meio desta pesquisa.

 A pesquisa de marketing especifica a informação requerida para abordar essas questões, formula o método para coletar informações, gerência e implementa o processo de coleta de dados, analisa os resultados e suas implicações (KOTLER, KELLER,2006). As investigações são de suma importância para as organizações, neste sentido por meio de pesquisas são determinados quais caminhos a empresa deve seguir, focando seu produto no cliente/mercado.

Cada vez se torna mais necessario a elaboração de uma pesquisa de Marketing, pois o crescimento do mercado vem se tornando cada vez maior, através dela avalia as necessidades através das informações coletadas sobre os clientes, concorrentes e outras forças do mercado. A pesquisa de Marketing ajuda as organizações para satisfazer seus clientes, tanto no mundo dos négocios.

A pesquisa de marketing e dividida em 6 tópicos  principais:

  • Definição do problema, das alternativas de decisão e dos objetivos da pesquisa;
  • Desenvolvimento do plano da pesquisa;
  • Coleta de informações;
  • Análise das informações;
  • Apresentação dos resultados;
  • Tomada de decisão;

As empresas precisam ter foco no que querem melhorar, nas oportunidades, nas tendências e nas ameaças especificas.

Existem diferentes modos de pesquisa de Marketing, os quais diferenciam de acordo com o dado a ser pesquisado.

Pesquisa Exploratória: procura obter o primeiro contato com a situação a ser pesquisada. Usa-se dados secundários, estudos de casos, experiências, livros.

Pesquisa descritiva: Descrevem situações de mercado a partir de dados primários. Podem ser quantitativos ou qualitativos, busca responder questões de consumo.

De acordo com Samara (1994) Método descritivo qualitativo é aquele utilizado para identificar a opinião do entrevistado em relação ao assunto. Na pesquisa qualitativa é possível conhecer a opinião dos consumidores sobre os produtos, seus hábitos de compra e consumo assim como avaliar o uso e detectar sugestões para novos produtos de compra e consumo, assim como avaliar o uso e detectar sugestões para novos produtos, entre outras situações de consumo que exijam uma analise qualitativa, e não quantitativa.

De acordo com Samara (1994) estatística ou quantitativa. É a pesquisa que busca informação dentro de um percentual de pessoas. É uma pesquisa racional, com utilização de questionários, buscará uma analise quantitativa das relações de consumo, respondendo a questão quanto para cada objetivo do projeto de pesquisa.

Nos últimos anos a pesquisa de mercado tornou-se essencial para o auxilio dos executivos nas tomadas de decisões dentro da empresa, bem como na observação de tendências/necessidades dos clientes para o lançamento de novos produtos, atingir novos mercados consumidores, obter uma ampla visão do posicionamento da empresa, analisar a eficácia da estratégia utilizada e os objetivos do processo de marketing. Uma pesquisa de marketing ela sempre é um investimento por mais que a resposta seja a longo prazo. Buscando mais informações sobre o produto ou mercado que deseja atuar, o negócio certamente terá mais chances de se destacar e atigir o sucesso.

Referência Bibliográfica:

KOTLER, Philip. Administração de Marketing

SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos DE, In: Pesquisa de Marketing. 1ª edição. São Paulo: Makron, 1994.