1. INTRODUÇÃO

Todos os dias surgem novas empresas e produtos, deixando cada vez mais o mercado competitivo. O surgimento de tanta oferta de produtos e serviços é resultado principalmente da falta de emprego em muitos países e também pela cultura empreendedora que cada vez mais é pregada dentro dos grandes centros de ensino. Porém, o empreendedor está cada vez mais estimulado pela necessidade e exigência de consumidores, o que mostra para cada um deles novas oportunidades de negócio, seja ela uma questão de novos produtos ou de melhoria na qualidade de produtos já existentes.

Vale lembrar que a busca de produtos de qualidades e com custo de produção baixo não é uma preocupação atual, sendo hoje logicamente mais intensa devido a grande quantidade de empresas e as maiores exigência em relação a segurança do trabalho e saúde das pessoas. O momento que marca o início da busca de melhoria nos processos produtivos é o surgimento da industrialização ou o período da Revolução Industrial. Para se obter um produto de qualidade é preciso padronizar e gerenciar da melhor forma o processo produtivo. Em vista disso, o Engenheiro Mecânico Frederick Taylor dedicava-se a estudos relacionados a eficiência e eficácia operacional na administração industrial, o que levou Henry Ford, fundador da atual Ford, a implantar a primeira linha de montagem, que proporcionou fabricar carros com menor custo e tempo.

Não apenas por questões de qualidade e custo, mas também por questão de segurança do trabalhador, em 1906 surgi a primeira constituição na área de eletrotécnica, a International Electrotechnical Commission ( IEC ). No período de 1906 até o fim da segunda guerra mundial, surgiram outras normas de padronização de produtos, mas em 1947 foi então fundada a ISO, que formalizou várias normas, dentre elas a ISO 9001. Então, o que trata a ISO 9001 e qual sua importância para as empresas? Essas e outras perguntas serão discutidas no decorrer deste trabalho.

[...]