Importância da Etapa de Levantamento de Requisitos de Software

Para um adequado desenvolvimento de software é primordial um bom planejamento, pois dele deriva as demais etapas na construção de um sistema de informação. As constantes mudanças nos requisitos do software é outro problema a ser previsto e minimizado na etapa de planejamento.

A demanda crescente, prazos inadequados e redução de custos, são desafios corriqueiros enfrentados por empresas especializadas no desenvolvimento de software, acarretando atropelamento de passos importantes no planejamento. Entender o que o cliente realmente busca e espera do software, além de identificar os requisitos do sistema que realmente se fazem necessários para atender o objetivo do cliente é a etapa mais importante do planejamento. Para reforçar esta ideia cito Dennis (2005), fala que o planejamento é o processo fundamental para compreender por que um software deve ser construído e determinar como trabalhar para que o mesmo seja desenvolvido.

A complexidade da etapa de levantamento de requisitos vai muito além de apenas reunir requisitos funcionais e não funcionais que o sistema deverá conter, é nesta fase que se deve angariar o máximo de subsídios para suprir o projeto até a sua fase de encerramento, bem como as regras de negocio existentes nos processos. Segundo Dennis (2005) requisitos de software é uma declaração do que um sistema deve ser, e quais características devem possuir. Portanto os requisitos de sistema são transcrições dos dados e informações levantados pelos responsáveis pelo planejamento do sistema, de modo que possam servir de norte para a especificação e modelagem do projeto do software.

Cada vez mais as empresas investem em sistemas de informação capazes de automatizar e gerenciar seus processos, com o intuito de diminuir o tempo de execução dos mesmos e proporcionar uma forma mais segura e eficaz de se trabalhar, para isso é fundamental planejar e extrair o máximo de informações e dados do cliente. Devemos ter sempre como objetivo, entregar valor para o cliente acima de qualquer outro.

 

Referências

 

DENNIS, Alan; WIXOM, Barbara. Análise e Projeto de Sistemas. Rio de Janeiro:

LTC, 2005.

 

LIMA, Adilson da Silva. UML 2.0: do requisito à solução. 1 ed. São Paulo: Érica, 2005.