O escritório é sem dúvida alguma um dos ambientes mais importantes dentro de uma empresa. Local de muito trabalho e produção é nesse espaço que passamos grande parte do nosso dia. Por isso, planejar bem essa área e utilizar de forma correta os conhecimentos gerados pela ergonomia pode ser um trunfo para quem busca o bem-estar dos funcionários.

Conjunto de disciplinas que estuda as relações entre o homem e o seu ambiente, a Ergonomia é essencial nos dias atuais. Seus estudos, para se ter uma ideia, são amplamente utilizados por indústrias de móveis para escritório que constantemente buscam ofertar cadeiras de escritório e mesas de escritório ajustáveis ao corpo humano.

Entre os benefícios que os móveis ergonômicos podem trazer ao seu escritório, podemos destacar a diminuição das LER/DORT e, consequentemente, menos afastamentos e gastos por causa de saúde. Além disso, a empresa que se preocupa com esse item tende a ser mais produtiva justamente por ofertar aos seus funcionários mais conforto.

Pensar que cada uma das pessoas que compõem o seu escritório possuem biótipos diferentes é um bom exercício para entender a real importância da ergonomia no ambiente laboral. Afinal, a ergonomia tenta ao máximo oferecer ferramentas adequadas ao trabalho e características físicas de cada trabalhador.  

Analise todas as possibilidades do seu escritório e observe se ele segue os padrões e normas de ergonomia. Perceba que caso a resposta seja negativa, o ideal mesmo é ir adaptando aos poucos os móveis e toda a estrutura do ambiente. Foque inicialmente nos casos mais urgentes e perceba que isso poderá gerar grandes benefícios ao seu negócio em longo prazo. Um ganho que não será só financeiro, mas também de produtividade.