SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR AMADEUS – SESA FACULDADE AMADEUS - FAMA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - NUPPE CURSO DE METODOLOGIAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CARLOS EDUARDO MODESTO DA CRUZ
IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO MUSICAL LIRA CARLOS GOMES: Na vida educacional e social de seus músicos na atualidade.
Aracaju – SE
2014
2
CARLOS EDUARDO MODESTO DA CRUZ
IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO MUSICAL LIRA CARLOS GOMES: Na vida educacional e social dos seus músicos na atualidade.
Artigo científico apresentado à Faculdade Amadeus como trabalho de conclusão de curso e requisito básico para obtenção do título de Especialista em conclusão do curso Metodologias no ensino de História e Geografia.
Orientador. Prof. Naíza Maria de Jesus.
Aracaju – SE
2014
3
IMPORTÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO MUSICAL LIRA CARLOS GOMES: Na vida educacional e social dos seus músicos na atualidade.
Carlos Eduardo Modesto da Cruz RESUMO A diversidade musical vem crescendo consideravelmente em nosso país e o estado de Sergipe não fica fora dessa crescente musical, em meio a tantos ritmos e estilos musicais, nosso objetivo é mostrar o valor musical das bandas Filarmônicas, mas especificamente a Associação Musical Lira Carlos Gomes e sua contribuição na formação social e educacional dos seus músicos na atualidade. Como a cultura dessa agremiação musical atua na vida organizacional de seus participantes, não só dentro da entidade, mas no âmbito social e familiar, o raciocínio e a socialização proporcionados por meio da sensibilidade musical conseguem despertar em seus músicos seres críticos conscientes de seus deveres e defensores de seus direitos, fortalecendo a identidade cultural, educacional e social de seus participantes. Palavra- chave: Filarmônica. sociedade. educação. RESUMEN La diversidad musical ha crecido considerablemente en nuestro país y en el estado de Sergipe no salir de esta música cada vez mayor, en medio de tantos ritmos y estilos musicales, nuestro objetivo es mostrar el valor de las bandas de música Filarmónica, pero específicamente Lira Asociación Musical y Carlos Gomes su contribución al fondo social y educativo de sus músicos de hoy. A medida que la cultura de este colegio actos musicales en la vida de la organización de sus participantes, no sólo dentro de la organización, pero en el entorno social y familiar, el razonamiento y la socialización proporcionada por sensibilidad musical pueden despertar sus críticos músicos seres conscientes de sus deberes y aboga por sus derechos, el fortalecimiento de la identidad cultural, educativo y social de sus participantes. Key-palabra: Filarmónica. la sociedad. la educación.
4
1 INTRODUÇÃO Este artigo apresenta a contribuição da Associação Musical Lira Carlos Gomes para a formação social e educacional dos seus músicos na atualidade. Fundada em 03 de outubro de 1879 na cidade de Estância - Sergipe, a Lira Carlos Gomes tem contribuído de forma majestosa com a formação de músicos durantes seus 135 anos de atividades ininterruptas, e como objetivo específico mostrar a população Sergipana principalmente a estanciana o importante papel que essa entidade desenvolve tanto no campo musical, educacional, social e fortalecer a presença da música nos projetos que envolvam a educação. O Brasil musicalmente é um país bastante eclético e sua história musical se dá basicamente entre os séculos XVI e XVII, música essa trazida pelos jesuítas e que tinha como principal intenção catequizar os índios, meados do século XIX o Regente D. Pedro II, passa a investir nas artes brasileiras. Nesse período o gosto pela arte musical estava cada vez mais acentuado vindo a surgir às agremiações civis de Bandas de música, passando a influenciar na relação familiar educacional. Já em Sergipe a educação musical surge entre o século XVIII e XIX juntamente com as primeiras filarmônicas, a exemplo a Lira Carlos Gomes fundada no século XIX. Com o passar do tempo as filarmônicas que antes eram apenas civis, passam também a fazerem parte das instituições militares, como exército, marinha, aeronáutica, polícia militar e corpo de bombeiro militar. O estado de Sergipe possui atualmente quarenta e seis filarmônicas distribuídas entre a capital e o interior, cada uma dessas filarmônicas principalmente as de cunho civil possuem como potencial levar a poesia em forma de música.
Assim, como aconteceu nos séculos XVIII e XIX no qual as agremiações musicais passaram a influenciar na relação familiar educacional, nos dias atuais a intenção além da música é também poder realizar um trabalho-cidadão, exaltando a educação, os bons costumes, a socialização e todo um víeis que possa trabalhar esses jovens para um futuro promissor. A música é um elemento de fundamental importância, pois movimenta, mobiliza e por isso contribui para a transformação e o desenvolvimento.
5
As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural, com seus 135 anos de atividades ininterruptas a Lira Carlos Gomes sem sombra de dúvidas está entre os maiores patrimônios culturais da cidade de Estância – Sergipe, prestando serviço musical, social e educacional aos estancianos e por que não dizer a todo o estado. Diante da importância dessa agremiação musical no cenário estanciano e sergipano, este trabalho buscar manifestar valor a inserção da música no contexto educacional e social, considerando assim o trabalho da filarmônica uma extensão da família, na qual a mesma trabalha a expressão de um grupo humano, refletindo o cotidiano, e as necessidades de uma comunidade. O devido prestígio a Lira Carlos Gomes e sua divulgação para os jovens e toda a sociedade, servirá para alertar as futuras gerações que não podemos deixar se apagar a chama da cultura musical, social e educacional desta entidade. 2 A MÚSICA E SUA INFLUÊNCIA Em meio a tantos estilos musicais que surgem todos os dias e que são tocados como febre nos rádios, a música instrumental das filarmônicas como exemplo: dobrados, valsas, hinos e etc. Estão esquecidos e nesse esquecimento vão sendo desvalorizados principalmente pelos jovens, muitas vezes por não terem acesso a esse tipo de música. O desenvolvimento de uma consciência em favor da preservação colocando o trabalho das filarmônicas em evidência é de suma importância dentro da sociedade, pois a música antes de uma sucessão de linguagens para os sons é acima de tudo a representação artística de uma civilização ou comunidade Segundo WISNICK (1989, p. 12) “[...] a música fala ao mesmo tempo ao horizonte da sociedade e ao vértice subjetivo de cada um, sem se deixar reduzir às outras linguagens [...]”
6
A Associação musical Lira Carlos Gomes além da parte musical, busca preservar os bons costumes enfatizando o aspecto social ligado ao educacional, desta forma, todos que fazem parte dessa entidade são diretamente influenciados em sua formação como cidadão. A importância da banda, como instituição, transcende o aspecto músico-cultural, para se revestir do aspecto social. Por meio da banda de música muitos talentos se revelam, melhores cidadãos se formam e, não raro, dentre seus instrumentistas surgem lideranças importantes para a comunidade. Jovens em situação de risco social podem encontrar nela caminho seguro, onde superar suas angústias e realizar auto-afirmação. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Banda_militar&oldid=39011109>. Acesso em: 19 ago. 2014. Música é a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma, mediante a união dos sons. Já a filarmônica é formada por um grupo de músicos que interpreta e transforma esses sons em música para nossos ouvidos, a fusão desses dois elementos procura socializar cada indivíduo. A sociedade é formada por indivíduos e estes constituem a sociedade, estando ambas entrelaçadas, o mesmo ocorre com a banda de música, sem indivíduos não há filarmônica. Diante desse dilema é imprescindível a atuação da comunidade estanciana junto a esta entidade. 2.1 MÚSICA E EDUCAÇÃO Em seus 135 anos de atividades prestadas ao povo estanciano a Lira Carlos Gomes sempre esteve preocupada em unir música, o social e a educação como se fosse um matrimônio tornando esse enlace uma das principais condições para que seus músicos pudessem fazer parte da entidade, e essa condição está presente até os dias atuais. Segundo Ongaro (apud Silva, 2010, P. 3) “a música desenvolve o raciocínio, a criatividade e a socialização”. A importância dessa agremiação vai além da formação profissional musical, já que a mesma possui músicos espalhados pelos quatro cantos do país tocando em grandes centros e levando o nome da entidade Brasil a fora.
7
Com qualidade musical inquestionável sua visão social e educacional tem contribuído de forma ímpar, principalmente com seus jovens, proporcionando uma nova visão como formadores de opiniões e seres críticos em relação a seus direitos. O trabalho cultural musical da filarmônica é de suma importância já que estamos tratando de uma escola de música, não podemos visualizar como uma escola do ensino regular com carteiras, quadro negro, giz, diário de chamadas. Assim como os números a linguagem musical também é universal o aprendizado por meio da música é capaz de modificar pensamentos, humor e até nos motivar. Ao mesmo tempo em que a música possibilita uma diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, aprendizagem (NOGUEIRA, 2003). A realização deste estudo sobre a contribuição da Associação Musical Lira Carlos Gomes para a formação social e educacional dos seus músicos na atualidade, neste sentido possui como justificativa alertar a sociedade civil e o poder público, mostrar o outro lado da moeda enfatizando a capacidade e/ou possibilidade que a nossa centenária Lira possui na capacitação não apenas musical, mas na formação dos princípios básicos que todo cidadão necessita para fazer parte de uma sociedade, sociedade está muitas vezes desonesta, desigual e preocupada apenas com seu bem estar individual. Em meio à convivência com as diversidades a Banda Filarmônica sempre teve como princípio além da música, poder contribuir para a formação do cidadão que seja capaz de se comprometer em carregar esses princípios como conduta de vida, mostrando como exemplo uma instituição séria e organizada, na qual a mesma possui registro em cartório, sede própria, diretoria, estatuto, escolinha de instrumentistas, arquivo de grande valor musicológico, perpetuando gêneros abandonados pela música comercial. O trabalho musical em apreço verifica-se o esforço, a dedicação e desafios daqueles que estão à frente da Associação musical Lira Carlos Gomes, esforços que deveriam ser vistos com maior carinho e intensidade pelos órgãos públicos, empresas privadas e até a própria população.
8
2.2 A INSTITUIÇÃO E SEUS MÚSICOS. A pesquisa teve como objetivo conhecer a realidade e o funcionamento da filarmônica e como o ensinamento da música é trabalhado junto à parte social e educacional dos músicos e aprendizes. Após verificação por meio das visitas e entrevistas, ficaram bastante visíveis os pontos positivos, e os benefícios que a Associação Musical Lira Carlos Gomes tem realizado não apenas na aprendizagem musical, como também no desenvolvimento social e educacional. A coleta de dados foi realizada por meio de recursos áudio-visuais, bem como a contribuição dos entrevistados envolvidos assim alencados: músicos, ex- músicos, regente (maestro), ex- maestro, presidente da entidade citada. Para uma reflexão e apresentação da importância da Associação Musical Lira Carlos Gomes e a sua devida utilização com a finalidade de atender os objetivos deste artigo, faz-se necessário a utilização de teóricos sobre o assunto da temática tais como: Ensino de música nas escolas, A importância da música na aprendizagem, solos culturais, História e Música, Teoria e Leitura da Música para as Filarmônicas. Dessa forma para se atender o objetivo desse artigo, faz-se necessário algumas estratégias. Nesse contexto, Andrade (2001, p. 121), “a pesquisa pode ser definida como um conjunto de procedimentos sistemáticos baseados no raciocínio lógico que tem o objetivo de encontrar soluções para problemas propostos.” No primeiro momento, foram feitas visitas à entidade para conhecer seu funcionamento, as relações entre os músicos e a Lira Carlos Gomes, além de uma pesquisa em sua primeira ata. A atividade proposta pelo artigo visa trabalhar junto aos jovens e toda a sociedade estanciana a importância dessa Filarmônica, não apenas como uma banda que forma seus músicos, mas como uma instituição formadora de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.
9
2.3 MÚSICA E CULTURA Este projeto procura mostrar o trabalho da Associação Musical Lira Carlos Gomes não apenas o seu contexto musical, mas sua contribuição em outras vertentes. O valor cultural de que se está tratando no presente estudo é a arte musical, que, sem dúvida, traduz vários dos aspectos inerentes à sociedade que representa. A transmissão dos aspectos culturais, característicos de uma sociedade e também das artes podem ser manifestados (Williams, 1992). De acordo com Holt (2007), um agrupamento musical pode abranger uma comunidade formando assim uma rede social de sujeitos, que partilham valores, preceitos e outras representações culturais. À vista a idéia de Holt, o mesmo define a música em sua forma plena como um sistema de símbolos, com isso, a mesma permite interpretar, transmitir uma mensagem, representar uma informação de dados, no qual o indivíduo (músico) passa a seguir regras integrando-as ao seu processo de comunicação. É salutar destacar, que a música surge como uma ramificação das artes, manifesta-se, a estética em voga, contribuindo de forma plural na tradução das manifestações sociais de seu tempo (Bizzocchi, 2003). A perspectiva referente à teoria de Bizzocchi surge como ponto de encontro, em que o trabalho musical cultural da filarmônica, percorre um caminho, no qual se encontra indivíduo e sociedade, a seguir, esse cruzamento busca proporcionar popularidade traduzindo para a coletividade, valores, sentimentos e idéias, por meio do trabalho social, educacional e musical. Desde então, passou a ser indispensável o fato de compreender os fatores ideológicos que conduzem e legitimam a importância da filarmônica, sejam os conhecimentos musicais, e/ou as possibilidades pedagógicas que são desenvolvidas na entidade, além de revelar outros tipos de conhecimentos, valorizando aquela que é considerada como uma das mais importantes manifestações culturais brasileiras, a banda de música.
10
3 FILARMÔNICA E SOCIEDADE A participação da coletividade é de extrema importância, quanto mais à comunidade estiver próxima dos trabalhos realizados pela Lira Carlos Gomes, mais fácil se torna a propagação de suas atividades, sendo assim, de forma a despertar sentimento de admiração e reconhecimento, tanto pela musicalidade da entidade, como por sua função social perante a sociedade. Diante da importância da banda de música no cenário estanciano, este estudo busca mostrar a influência dessa extraordinária filarmônica, e sua aplicabilidade no ensino-aprendizagem. Tendo como ideologia a transmissão de cultura de geração a geração. Entendemos que este processo, quando conectado a membros de um grupo, sua função é provocar reflexão e agir no comportamento socialmente racional em face dos objetos sociais. Abric (1998, p. 27) “revela que toda ocorrência musical é percebida, representada e reapropriada pelo indivíduo ou pelo grupo, reconstruída em seu sistema cognitivo, integrada no seu sistema de valores e de sua história.” Diante dessa afirmação, a música executada pela filarmônica constitui-se em grupos sociais que alcançam certas identidades por meio da representação que constituem e mantêm. Tais teorias musicais são representações sociais, que servem como parâmetro para a formação educacional, cultural e musical de cada indivíduo para sua ordenação cidadã. 3.1 MÚSICA E O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL De acordo com FARIA (2001), a música é um importante fator na aprendizagem, pois desde cedo direta ou indiretamente estamos conectados com a mesma e quando bem trabalhada desenvolve dons e aptidões no âmbito educacional.
Assim, o ambiente escolar é um espaço reflexivo em relação às visões de mundo, o ambiente dentro da filarmônica também possui essa estruturação, não como substituta da educação, mas como complemento que possa atingir o ser humano em sua totalidade. Pois, a música como qualquer outra arte acompanha
11
historicamente o progresso da humanidade, sua constância em nossa vida pode-se comprovar, isto é, em diferentes registros da trajetória da histórica. Diante desse contexto ressalta-se, desde algumas décadas a música tem servido para formação de hábitos e atitudes, no caso da banda filarmônica que faz parte do nosso estudo, a mesma consegue atribuir a seus membros condicionamentos ligados a rotina, que seriam as atividades realizadas pela entidade, como exemplo: as participações nas festividades religiosas, emancipação política da cidade, apresentações nas praças (retretas),e desfile cívico, entre outros. A importância dessa entidade se faz presente, em quase toda a programação da cidade de Estância e alguns eventos do Estado. No entanto, todo esse leque de atividades, que a banda participa consegue proporcionar para seus músicos toda uma interatividade em relação a tudo que seja cultural, educacional e social que envolve tanto a cidade como o estado. A música, manifestação espontânea da expressão humana, tem funções que transcendem a atividade artística/musical em si mesma. De acordo com GAINZA (1988, p.95) “educar-se na música é crescer plenamente e com alegria. Desenvolver sem dar alegria não é suficiente. Dar alegria sem desenvolver, tampouco é educar”. A filarmônica, enquanto espaço institucional para transmissão de conhecimentos musicais possui a preocupação em promover a aproximação dos músicos e aprendizes com outras propriedades, tais como processo de sensibilização, norteando a compreensão entre cultura, valores estabelecidos e/ou vivenciados no mundo cotidiano do sujeito. Infelizmente vivemos em uma sociedade, em que muitos valores culturais são impostos, e nem sempre são da melhor qualidade, vale ressaltar que o homem de qualquer sociedade, possui necessidades que só serão satisfeitas por meio da percepção de sua própria cultura. De acordo com estudo realizado por LARAIA (2004, P. 45), pondera-se que: O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquirida pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade.
12
“Na arte musical, qualidade e saber são bastante perseguidos pelos músicos em geral que, procuram apreender a diversidade cultural disponível em sua sociedade, pois dela, necessariamente, participam.” (Williams, 1992, p.15). No entanto não se pode esquecer que a música, em se tratando da filarmônica, assim como outras formas de cultura, se apropria de um conjunto de símbolos, adquirindo diferentes formas de linguagem. Por meio dessa apropriação lingüística é disseminada a cultura de uma forma social e educacional que possa envolver seus músicos e aprendizes. Laraia afirma, que o homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado, em minhas visitas e conversas com os músicos e aprendizes da Lira Carlos Gomes por meio das entrevistas, foi relatado pelos mesmos os benefícios que eles sentiram ao fazer parte dessa entidade, não apenas a aprendizagem da música em si, mas todo um apanhado de conhecimentos e de estímulos. 3.2 A FILARMÔNICA E SEUS BENEFÍCIOS Através da música é possível e comprovado que as crianças têm um maior desenvolvimento cerebral, motor, psicológico, social. A prática musical faz com que o cérebro funcione “em rede”: o indivíduo, ao ler determinado sinal na partitura, necessita passar essa informação (visual) ao cérebro; este, por sua vez, transmitirá à mão o movimento necessário (tato); ao final disso, o ouvido acusará se o movimento feito foi o correto (audição). Além disso, os instrumentistas apresentam muito mais coordenação na mão não dominante do que pessoas comuns. [...] o efeito do treinamento musical no cérebro é semelhante ao da prática de um esporte nos músculos. [...] Ao mesmo tempo que a música possibilita essa diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, a aprendizagem (NOGUEIRA, 2003, p. única). São muitos os benefícios que o ensino musical pode proporcionar para quem dele compartilha, a música em sua essência possui o dom de tirar de nossa mente, tudo aquilo que possa nos afligir.
De acordo com STEFANI (1987), a música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se música, muitas vezes sem se dar conta disso. A música é ouvida e
13
tocada porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sensações, pode-se dizer que tais sensações de alegria, melancolia, calma, são experiências da vida que constituem um fator importantíssimo na formação do caráter do indivíduo. E esse é o papel da filarmônica por meio de uma cultura rica e pouco valorizada, ainda resiste à modernidade dos vários estilos musicais, mas enquanto estiver acessa a chama de uma sociedade baseada na solidariedade os dobrados e valsas soaram por muito tempo Assim, com base nas considerações dos teóricos e estudiosos citados, o trabalho da Associação Musical Lira Carlos Gomes está pautado em experiências educativas musicais, que leva o indivíduo a interagir culturalmente com sua realidade. Contextualizando com o universo musical vivenciado ao seu cotidiano, trazendo práticas musicais que retratem experiências e que possam ser somadas ao seu processo educativo. No qual o mesmo possa proporcionar uma ampla visão, que permita ao sujeito o conhecimento de valores culturais, musicais, sociais e educacionais.
14
4 CONCLUSÃO Com base nas discussões apresentadas nesse estudo, conclui-se que a relação educacional, social e musical é estabelecida pelas próprias relações do homem com a música. Esse é o papel que a associação Musical Lira Carlos Gomes desenvolve junto aos seus músicos. Um ensino de música pensado a partir dos significados estabelecidos e de acordo com a sociedade, proporcionando contato com aspectos de outros contextos culturais, desta forma, trazendo inúmeras contribuições para o processo educacional e para a formação cidadã dos seus músicos. A parte musical é inquestionável, pois são 135 anos de atividades ininterruptas levando seus dobrados e hinos para os quatro cantos de Sergipe e além fronteiras. O trabalho desta entidade está além do espaço físico da sua sede, algo que é bastante representativo para o sucesso da Lira Carlos Gomes, está representatividade reflete no cotidiano da filarmônica e dos seus músicos, na qual a sede da banda e toda sua atividade se tornam uma extensão da família. Desta forma, a ligação entre família e entidade musical só tem colhidos bons frutos, está ramificação veio a fortalecer o aspecto social e educacional, desta maneira, todos que fazem parte desse ponto de encontro são diretamente influenciados em sua formação cidadã. A música alegra a alma e sensibiliza o coração, faz com que as pessoas sintam algo diferente, esse tipo de experiência consegue nortear o caráter do indivíduo ajudando-o na sua formação, em virtude disso, a Associação Musical Lira Carlos Gomes com sua musicalidade vem se destacando, transformando vidas, capacitando profissionais, proporcionando bem estar para seus músicos e familiares, mas, antes de tudo sua principal meta é formar pessoas sensíveis, humanizadas, e compromissadas com um futuro educacional e social. Desta maneira, percebe-se a importância desta entidade, a qual deveria ser olhada com mais carinho pela sociedade em geral e pelo poder público.
15
REFERÊNCIAS ABRIC, J.C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A.S.P.; OLIVEIRA, D.C. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-46. BIZZOCCHI, Aldo. Anatomia da cultura. São Paulo: Palas Athena, 2003. GAINZA, V. Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo: Summus, 1988. Holt, F. (2007). Genre in popular music. Chicago: University of Chicago Press. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 17a ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. MERRIAM, Alan P. The anthropology of music. Evanston: Northwester University Press, 1964. NOGUEIRA, Monique Andries, 2003. A música e o desenvolvimento da criança. Disponível em: < http://www.proec.ufg.br/revista_ufg/infancia/G_musica.html >. Acesso em: 20 set. 2014. ONGARO, Carina de Faveri, SILVA, Cristiane de Souza e RICCI, Sandra Mara. A importância da música na aprendizagem. Disponível em: < http://www.alexandracaracol.com/Ficheiros/music.pdf. > Acesso em: 10 set. 2014. STEFANI, Gino. Para entender a música. Rio de Janeiro: Globo, 1987. WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. WISNICK, J.M. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Cia das Letras; Círculo do Livro, 1989.