Introdução

O Município de Anchieta está localizado na região sul no Estado do Espírito Santo, possui população estimada em 23.902 habitantes.
Em seu território possui 09 equipes de Estratégia Saúde da Família, em nove áreas, tendo cobertura de 100 % de seu território.
O Município vem em processo de fortalecimento do controle social desde 2005, tendo realizado todas as recomendações da Auditoria 1530-DENASUS, onde foi constatado irregularidades no Conselho Municipal de Saúde. Havia neste momento enfraquecimento do controle social e da participação popular.Neste processo de fortalecimento do controle social, a participação popular foi sendo resgatada e passou a ter caráter primordial da efetivação do SUS municipal.
No Município de Anchieta já havia a definição como política, em seu plano de governo do atual Prefeito, a inserção dos Conselhos Locais de Saúde. No final de 2009, durante as
09(nove) reuniões públicas, para o Plano Municipal de Saúde, houve solicitações das comunidades para implantação.
Durante um curso de especialização em Atenção primária á Saúde, no módulo controle social, onde a maioria dos profissionais que atuam na atenção básica do Município estavam presentes, foi resolvido que como produto final, seria construído a implantação dos conselhos locais de saúde em toda Estratégia Saúde da Família. Este processo envolveu toda a Secretaria Municipal de Saúde.
Estavam criadas todas as condições e todos os atores estavam envolvidos na implantação de um espaço, para que aconteça a aproximação entre a construção da gestão descentralizada e fortalecimento da participação popular.
Para o Município de Anchieta, Controle Social e Fortalecimento da Participação popular é um objetivo estratégico e está presente em seu Mapa Estratégico.