PRATICA OU AVALIAÇÃO CONTINUADA

Titulo da aula: “Imperialismo”

Tempo necessário: 2 horas

Desenvolvido para alunos do 1ª ano do ensino médio

Objetivo:

-  Estudar e investigar a respeito imperialismo reconhecendo as diferenças e semelhanças da época em que ocorreu o imperialismo com os dias de hoje.

-  Destacar os países europeus que eram grandes potenciam industriais e que exerceram atitudes imperialistas.

-  Analisar de maneira mais concreta o motivo que levou os países como a frança, Bélgica, Alemanha a exercerem atitudes imperialistas.

 

Conteúdo:

O Imperialismo é uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma noção sobre outra ou sobre varias regiões geográficas. O imperialismo pode ser também denominado de “neocolonialismo”, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX, como exemplo dos primeiros países que tiveram o imperialismo como política temos: Egito antigo, ( estado de Itita),  Macedônia,Grécia, e o Império Romano.

 

Estratégia de ensino ou procedimento didático:

Durante a aula propor aos alunos para que leiam o texto no livro didático, após a leitura fazer um circulo com suas mesas e cadeiras deixando o meio vago, para que o professor possa ficar no centro, e comecem a debater a respeito do tema.

 

Recursos materiais:

Livro didático (História) do 1ª ano do ensino médio.

 

Sugestão de trabalhos interdisciplinar.

O Tema da aula Imperialismo é um ótimo tema, pois com ele os alunos poderão conhecer como foi esse regime e podem comparar com a política da atualidade. A estratégia de ensino (Debate) pode ser utilizada em outras disciplinas como História, Geografia, sociologia, sociologia, filosofia e outras mais. Além de contribuir para a aprendizagem é uma aula diferenciada e divertida.

 

Avaliação

A avaliação será feita de acordo com a participação e interação de todos. Avaliar a interação dos alunos com seus colegas e com o professor.

  

 

Referencias:

Material de apoio

HTTPS://pt.Wikipédia.org/wik/imperialismo

Webartigos.com/imperialismo