Trabalho Interdiciplinar realizado pelos discentes da Universidade Católica de Minas Gerais do curso de Ciências Contábeis.

Cássia Camila Espírito Santo Silva

Débora Maria dos Santos  

Thamires Oliveira Jerônimo  

Tiago Souto de Oliveira  

Introdução 

A gestão de estoque é um grande desafio para pequenas, médias e grandes empresas, sendo que a aplicação de uma gestão eficiente no setor de estoque é indispensável para a redução dos custos de uma organização. Sabe-se que os estoques não são bons investimentos, pois existem muitos custos para manter um estoque. Custo de pedido, custo de falta de estoque e custo de manutenção, custo de oportunidade devido ao espaço físico, sistemas de armazenagem, pessoal envolvido no processo ou tecnologias apropriadas. Diante de tanto custo algumas empresas decidiram em adotar métodos de trabalho que dispensam uso de materiais estocados. Essas empresas na maioria das vezes são do ramo automobilístico e optarão pelo método Just in Time, onde a matéria prima entra na linha de produção, ocorre à transformação e rapidamente é encaminhada ao seu destino nem necessidade de estocagem. Porem essa não é a realidade do segmento analisado neste trabalho. A pesquisa será feita em um hospital de belo horizonte que depende de seu estoque para prestação de serviço e que conta com a gestão de estoque para alcançar seus resultados. Uma gestão ineficiente do estoque pode levar a empresa a acumular prejuízos no resultado, pois passa a arcar com custos desnecessários e também perda do vigor em competitividade no mercado. As empresas como um todo tentam usar a boa gestão de estoque como diferencial de competitividade, o segmento hospitalar principalmente a rede privada tem adotado métodos que a tornam um diferencial diante as outras organizações, notado a necessidade de adequação e profissionalização de seus processos, as instituições hospitalares abandonaram a figura de “casa de caridade” e assumindo a postura de empresas geradoras de lucro com foco continuo no cliente. Para se adequarem a nova realidade, as instituições hospitalares têm mudado sua forma de gestão, trabalhando com visão na excelência em atendimento e acima de tudo com foco em resultados, porém, pelo fato das instituições hospitalares representarem um segmento com particularidades que tornam os processos mais complexos, a adaptação à nova realidade tem se tornado tarefa bastante difícil. Um dos processos onde são percebíveis essas dificuldades é na gestão de estoque. Este muitas das vezes está ligado às principais áreas de operações da empresa, sendo o principal item para produção e consequentemente para geração de receitas, porém demonstram
 constantes problemas de administração, contabilização, avaliação e controle. Por se tratar de um ativo importante do capital circulante, a deficiência em sua gestão ocasiona prejuízos financeiros para a instituição. Este tema é discutido nas instituições hospitalares, mas pouco se tem feito para a solução dos problemas abordados. Este trabalho tem o objetivo de apontar os impactos da não observância das normas contábeis na gestão de estoque.