IMPACTOS DO DESMATAMENTO NA BORDA DA RESERVA EXTRATIVISTA CHICO MENDES ? ACRE ? BRASIL

Alexsande de Oliveira Franco*

Os problemas ambientais contemporâneos vêm causando muita preocupação para cientistas, pesquisadores, lideranças civis organizadas, gestores e a população em geral e a níveis globais. Dentre os problemas ambientais que preocupam o mundo podemos citar o aquecimento do Planeta e as mudanças climáticas globais. Os respectivos problemas citados decorrem da ação antropica do homem causada em grande medida pela destruição das florestas tropicais e em especial a Amazônia. O desflorestamento em si causa problemas e a queima torna caótico, pois polui alem do ambiente local polui também o ambiente macro.
O desmatamento em grande escala da floresta Amazônia pode agravar ainda outros problemas de caráter local (pontual) como expropriação de terras, miséria, conflitos e perda da qualidade de vida da população.
Com a evidente emergência da questão ambiental, a região amazônica adquiriu relevância internacional, tanto pela sua biodiversidade, quanto pelo modelo de ocupação implantado na região nos últimos 35 anos, colocando em evidência a oposição entre destruição e conservação.
Para o bom andamento, planejamento e ação das Reservas Extrativistas - RESEX e áreas de uso direto em geral são necessárias que haja áreas de amortecimento ou tampão no entorno impedindo que impactos ambientais penetrem para o interior dessas Unidades de Conservação - UC As áreas de amortecimento servem para compatibilizar as atividades de uso do solo de acordo com objetivos e finalidades do interior. A área de amortecimento da Reserva Extrativista Chico Mendes ? RECM compreende os 10 km circundantes à sua área. É importante nesta perspectiva caracterizar ambientalmente o entorno da RECM, bem como os usos do solo. As atividades do entorno na área de amortecimento da RECM não está sendo compatível com as atividades no seu interior e que desta forma a legislação não esta sendo respeitada. Dessa forma o estudo do entorno da RECM ganha relevância, pois o sucesso das RESEX e em particular da RECM depende em grande parte do sucesso da conservação dessas áreas de amortecimento ou tampão.
Palavras Chave: Unidades de Conservação, Reservas Extrativistas.

*Mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais;