As organizações contemporâneas formulam e implementam estratégias com o objetivo de atingir melhores resultados e de se manter no mercado, sendo a diferenciação pela qualidade, uma destas estratégias. Laboratórios de análises clínicas acompanham este movimento, utilizando a acreditação como uma iniciativa de qualidade.

Este trabalho analisa a estratégia de acreditação e certificação em laboratórios de análises clínicas. Aborda padrões pré-estabelecidos que expressem as boas práticas nesta área, como a aplicação de ferramentas de planejamento, pesquisa, técnicas, normas do processo e auditoria, ações fundamentais e que fazem parte do modelo proposto de instituições acreditadoras credenciadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

A metodologia empregada foi um levantamento bibliográfico, leitura de artigos e estudo de casos múltiplos, de caráter exploratório. Acervo que elucidará a importância que a acreditação provoca de forma progressiva e contínua nos padrões de assistência aos clientes externos e, contribui para o aprimoramento e estabelece critérios de segurança para a execução das atividades do cliente interno.

Destaca-se também as principais vantagens competitivas associadas à acreditação, que incluem a qualificação dos profissionais, eficiência, desempenho e reconhecimento da organização, notoriedade, acesso e ampliação do mercado, atendimento do paciente e segurança da estrutura física.