O presente trabalho foi realizado nos distritos de Lichinga, Muembe e Sanga, na província de Niassa com o objectivo de analisar os impactos sócio-económicos do projecto de fomento de soja introduzido pela empresa Niassa Green Resources,

A recolha de dados para a realização deste trabalho foi feita através do levantamento de dados secundários, entrevistas semi-estruturadas, entrevistas informais e observação directa, em três das áreas abrangidas pelo projecto em cada distrito, nomeadamente Luissa, Chimbonila e Lumbe em Lichinga, Malulu, Licole e Mapudje em Sanga e Namanolo, Luituessei e Chiconono em Muembe. Foram entrevistados, os produtores inseridos no projecto e trabalhadores da empresa. Para a análise e compilação de dados foram usados métodos como a análise estatística qui-quadrado, análise de conteúdo, coincidência padrões, a triangulação metodológica e a confrontação dos resultados obtidos com estudos já feitos.

Os resultados mostram que nos três distritos, os produtores dedicam-se à culturas como o Milho, Feijão Vulgar, Feijão Nhemba, Alho, Cebola, Mandioca, Batata-Doce, Batata-Reno, Cenoura, Alface, Couve, Tomate e Amendoim, para a subsistência, mas sempre que há excedente, este é vendido. Há ocorrência de conflitos entre a empresa e as comunidades, apesar dos intervenientes afirmarem que não existe conflitos. Tais conflitos são devido ao atraso da empresa Niassa Green Resources na realização da lavoura. Outro facto que cria conflitos é o facto de os produtores não aderirem às tecnologias disseminadas pela empresa e não respeitarem as datas de sementeira. Os produtores querem ser informados o preço de venda da soja no inicio da campanha, mas a empresa não o faz pois acha que poderia causar conflitos ainda maiores, pois os preços podem sofrer oscilações dependendo da época.

O projecto gerou impactos, positivos e negativos. Os positivos são a transferência de novas tecnologia, a redução da pobreza e fixação do produtor na área rural devido ao aumento da renda familiar, a redução da exclusão social da mulher e os negativos são o abandono de culturas alimentares e aumento da expectativa económica e frustrações.

Palavras-chave: Beneficio. Comunidade. Conflitos. Produtor. Rendimento.