Impacto dos Investimentos Portuários no Manuseamento de Carga Contentorizada (2002 – 2009): O Caso do Corredor de Desenvolvimento da Beira

RESUMO

O estudo tem como objectivo analisar as variações do manuseamento de carga contentorizada decorrentes das variações no investimento, no período de 2002 à 2009.
A pesquisa analisa o impacto dos investimentos no comércio ao longo do corredor de desenvolvimento da Beira, através do melhoramento que as condições das infra-estruturas portuárias proporcionam no aumento do manuseamento de carga contentorizada no porto da Beira. Para efeito, recorreu-se a dados secundários, trimestrais, tanto de investimento realizado no porto da Beira, como dados referentes ao manuseamento de carga contentorizada no porto da Beira.
Estes dados serviram para testar a hipótese de que os corredores de desenvolvimento oferecem a perspectiva de aumento do comércio e aumento de investimento e desenvolvimento económico local, através de um maior dinamismo no manuseamento de carga, tendo se estimado regressões com base no método dos mínimos quadrados ordinários, com recurso ao pacote econométrico EVIEWS.
A análise feita mostra que o corredor de desenvolvimento tem impacto positivo no comércio, visto a partir de facto de que no período em análise o manuseamento de carga ter reagido positivamente ao investimento na infra-estrutura portuária, apesar de esta variação não ter sido na mesma proporção em relação ao investimento feito. A medida que o nível investimento aumentava em 1%, o efeito da variação de manuseamento de carga contentorizada foi de 39,7%.