Por: João Samuel 

Docente da Universidade Pedagógica de Mocambique-Delegacão de Quelimane, mestrando em Educação/Ensino do Português 

Impacto da Língua Escrita na Sociedade Moçambicana

Nota introdutória                    

O presente artigo tem como tema “Impacto da Língua Escrita na Sociedade Moçambicana”, cujo objectivo é descrever os efeitos positivos e negativos da implementação da língua escrita na sociedade moçambicana. 

Uma reflexão acerca da trajectória dos estudos sobre a língua escrita possibilita observar que são muitas as perspectivas que já foram adoptadas. No entanto, a limitação dos estudos somente a esse campo impedia o acesso a outras especificidades da escrita e, por esse motivo, as investigações passaram a abordar aspectos cognitivos e sociais envolvidos na produção dessa modalidade linguística.

Por assim dizer, este tema revela-se de grande importância, pois sabe-se que novas formas de observação da sociedade resultaram em diferentes visões sobre a língua escrita, seja como instrumento de comunicação e como forma de inclusão ou exclusão social.

Para alcançar o objectivo acima descrito, usou-se como metodologia a conversa com alguns membros da sociedade moçambicana e também a consulta bibliográfica com os aportes teóricos ligados à escrita de AZEVEDO (2000), PINTO e NASCIMENTO (2006), CINTRA e CUNHA (1999), CAMPS e COLOMER (2002), FISCHER (2009), FROMKIN e RODMAN, e Internet.