Impacto da Internet na Sociedade Moçambicana 

Por: Ildefonso Age Caetano[1] [email protected]

RESUMO

O presente trabalho retrata do Impacto da internet na sociedade moçambicana, trás como problemática o impacto do uso da internet nas sociedades moçambicanas uma vez que o uso da internet está ganhando mais espaço em Moçambique. Com a intenção de chamar atenção a sociedade, este artigo visa apresentar aos usuários e ao público em geral as vantagens resultantes do uso do mesmo bem como as desvantagens.

Palavras-Chave: internet, impacto e sociedade.

Introdução

O trabalho apresenta como objecto de estudo a internet, tem como finalidade de mostrar as vantagens e desvantagens resultantes do uso de internet e apresenta como objectivo analise impacto da internet na sociedade moçambicana. A internet neste trabalho é abordada sob ponto de vista económico, académico e político. A escolha do tema deve-se pelo facto de verificar que hoje em dia a internet faz parte da nossa vida e sem ela a economia do nosso pais para, porque não há transacção bancária, há falta de comunicação e muito mais. Com o tema o autor pretende mostrar as vantagens e desvantagens resultantes desta. Neste trabalho o autor apresenta como hipótese: será que o uso da internet traz trás benefícios a sociedade moçambicana e o método usado para a realização deste trabalho foi hipotético dedutivo porque permitiu sair do geral para o particular.

Internet.

A internet em Moçambique assim como em todo mundo representa como um recurso dinâmico pelo facto de nos proporcionar uma gama de informações de tudo que queremos saber, ela cria um atracão para os usuários, actualizadíssimo de acesso a um número ilimitado de informações, e de entrar em contacto com todas as grandes bibliotecas do mundo, com mais diversos centros de pesquisa.

Segundo LEVINE at oll (2001:10) a”internet também conhecida como net, é a maior rede de computadores do mundo”.

Quando se refere de rede pretende se com isso dizer que é um grupo de computadores ligados entre se para se comunicar. A internet é uma rede de redes, todas elas trocando livremente informações entre sei, estas redes podem ser grandes e formais ou pequenas e informais.

“A internet é uma nova tecnologia de comunicação e esta afectar as nossa vidas tal como o telefone e a televisão já o fizeram no passado”Ibid, 2001.

Para o mesmo autor a internet é o maior grupo de redes de computadores interligados do mundo, coloca a sua disposição um vastíssimo leque de informações. Milhões de computadores ligados a internet trocam informações das mais variadas maneiras. Quando se fala da internet refere-se a todos os serviços que nela fazem parte como por exemplo: Correio electrónico; A wolrd wide web, Serviços de Chat; Mensagem instantânea.

Vantagens do uso da internet na sociedade Moçambicana.

 Aspecto positivo da internet é o facto de ser o que poderia designar se por isenta de estratificação social ibid, 2001.

Isso é no uso da internet não tem nada a ver com a idade e nem com as etnias mas sim basta estar ligado a uma rede da internet, já estas em condições de utiliza-lo.

A internet nos oferece várias vantagens para os usuários em diferentes domínios de conhecimento, como a comodidade do acesso que se faz de casa, dos nossos escritórios, dentro das empresas, em suma em diversos lugares.

Ora vemos alguma vantagem  que a internet oferece a sociedade moçambicana pode se aprender a ler, buscar informações, pesquisar e muitos mais.

  • Sem margem de divida todos sabemos que com a internet estamos perante um grande recurso de aprendizagem múltipla porque com este recurso;
  • Para obter informações a de um determinado assunto basta aceder a websites, entrar em ferramentas especiais conhecidas como motores de pesquisa, directórios e índices ajuda-nos a encontrar tudo aquilo que procura, ela disponibiliza informações gratuitas desde noticiários, desporto, documentos, catálogos de bibliotecas ate textos de livros e artigos, filmes digitalizados, enormes variedades de software e muitos mais. Sem ter que sair fora de Moçambique para poder obter. E isso facilita duma maneira muito positivo no desenvolvimento do nosso Pais.
  • Com o serviço de internet ajuda-nos a reencontrar amigos que não nos comunicamos a longa data, através de pesquisa de lista telefónicas.
  • Encontrar empresas, produtos e serviços os novos serviços de pesquisa das paginas amarelas permiti lhes fazer a pesquisa pelo tipo de empresas que procuramos por exemplo hoje é fácil fazer uma reserva nas LAM sem ter que se deslocar do lugar onde estamos assim como fazer o pagamento do mesmo
  • Educação com a internet muitos professores das escolas e universidades podem coordenar projectos em tempo real entre as turmas espalhadas pelo pais como por exemplo a Centro de Ensino a Distancia da Universidade Católica tem feito com os seus colaboradores espalhados pelo todo pais. Mesmo na educação muitos alunos usam a internet para pesquisar temas relacionados com os conteúdos das suas aulas.
  • Viagem, hoje em dia as cidades capitais estão a usar Web para promover negócios e turismo e alguns eventos como festival do Tofo e Zalala e as belas praias de Wimbe. Com este serviço muita gente acaba sabendo de um determinado evento a acontecer em Moçambique e isso é uma vantagem da internet na sociedade moçambicana.

Consequências resultantes do uso da internet na sociedade Moçambicana.

Hoje é evidente que a internet tornou se um canal, cada vez mais importante para os serviços de comunicação existentes incluindo serviços de telecomunicações convencionais.

Segundo SCHILLER (1999:45) “alguns especialistas previram que o crescimento irreversível da internet poderia levar a um desmoronamento de proporções dantasca do sistema”.

Na óptica deste autor apesar de internet trazer muitas vantagens ela também cria desvantagens por parte dos usuários e que se manifesta em vários sentidos. Ora vejamos estas desvantagens resultantes da internet para a sociedade moçambicana:

Em Moçambique encontramos certas empresas dependentes da internet para o seu funcionamento como: as Telecomunicações de Mocambique, Mocambique Celular, Bancos Comerciais só alguns para mencionar. Quando há uma simples falha na linha de rede influencia directamente a internet, fazendo com que provoque falha em cadeia dos sistemas electrónicos de computação. Isso tem um impacto directo para as sociedades moçambicanas porque:

  • Nas telecomunicações de Mocambique a diversidade de aplacações da internet colocou esta empresa em risco como por exemplo significativo a usurpação do Serviço de fax na internet.
  • Para Mocambique Celular quando isso acontece não existe comunicação eficiente, fazendo com que em certos momentos as pessoas deixem de se comunicar com as outras.

“Os serviços telefónicos através da internet representam um perigo bem maior. Iden

  • Para os Bancos quando se verifica este erro de sistema automaticamente todos os serviços param, e como consequência não há transacções de dinheiro e isso tem um impacto directo na economia do nosso Pais.

Conclusão

Com este tema conclui-se que a internet é um meio de comunicação muito importante para o desenvolvimento de Moçambique, porque permite a troca de informações entres as pessoas, permite a boa comunicação através de serviço de voz, transacções bancárias, pesquisar etc, e apesar da sua importância ela apresenta algumas desvantagens porque na internet todas as informações nelas contidas não são controladas fazendo com que as pessoas possam encontrar imagens imorais, cria dependência nas crianças que estão permanentemente a usar, na ausência deste serviço, não há comunicação e muitas empresas deixam de funcionar.

REFERÊNCIAS

LEVINE, John, BAROUD, Carol, LEVINE, Margareth. Internet para Totós, Porto Editora, 2001.

SCHILLER, Dan, A Globalização e as Novas Tecnologias, Editora Presença, Portugal, 1999. 



[1] Licenciado em ensino de geografia e Docente da Universidade Pedagógica-Quelimane