Considerando as preferências de pessoas que procuram imóveis de alto padrão, especialistas afirmam que o inquilino, enquanto escolhe um imóvel, geralmente pensa em mudar-se imediatamente. Às vezes até a necessidade de pintura no imóvel pode ser um ponto crítico para sua ocupação. Este perfil de inquilino prefere não ter que realizar melhorias ou reformas no local, mesmo descontando o valor do aluguel. Por isso, é importante conhecer o comportamento do consumidor e manter o imóvel em condições atrativas aos visitantes, cada vez mais exigentes.

Como os futuros inquilinos analisam os imóveis
Pessoas que estão em busca de uma casa ou apartamento para alugar e/ou comprar procuram visitar o local mais de uma vez, para identificar possíveis problemas no imóvel, condomínio e região. Na primeira visita é comum serem mais breves, pensando se consideram o imóvel como opção preliminar. Em outras visitas, estarão atentos aos detalhes, portanto, a manutenção constante é essencial.
As questões mais importantes para os visitantes ao avaliarem o imóvel que pretendem alugar são as condições de reboco e pintura, azulejos, piso (se há carpete, perde-se muitos pontos), infiltrações, rachaduras, qualidade das aberturas, forro e telhado. Caso encontrem algum defeito, certamente questionarão aos corretores e se o proprietário se dispor a resolver o problema, pode aliviar a má impressão.

Otimização: investimentos e resultados
Profissionais da área imobiliária alertam que um apartamento de padrão médio, com um dormitório em boas condições seria alugado em no máximo 15 dias, porém, estando mal conservado levaria meses ou nem seria alugado. Por isso, a sugestão é que se o bem estiver em más condições, realizar pequenas adequações no imóvel, possibilitando sua ocupação imediata.

No apartamento em questão, levaria-se em média 3 semanas para concluir as benfeitorias, tempo no qual já se pode ir realizando a divulgação do imóvel e procedimentos burocráticos. Segundo corretores, é comum haver um inquilino aguardando a reforma ser concluída para realizar a mudança. A reforma causa uma boa impressão ao futuro inquilino, pois demonstra que o proprietário preocupa-se com a situação do imóvel e se dispôs a deixá-lo em melhores condições a quem for ocupá-lo.

O investimento financeiro, nesse caso, é de cerca de 10 mil reais, valor que pode ser recuperado em poucos meses de aluguel. Além da rápida procura, outra grande vantagem é a valorização do imóvel, pois com  limpeza, pintura e piso adequados, valoriza-se o valor do aluguel e do valor total do imóvel. A otimização do imóvel atrai interessados, valoriza o bem e ainda recupera-se o valor do investimento a médio prazo.

Algumas imobiliárias já oferecem consultoria para auxiliar o proprietário a pensar a renovação do espaço. Devido à influência da condição do imóvel na garantia de negócios, arquitetos têm trabalhado junto com corretores indicando procedimentos básicos e que fazem diferença aos olhos do futuro inquilino. As preocupações mais comuns acompanham as inquietações dos inquilinos, como a pintura das paredes (preferencialmente com cores claras), uma limpeza geral (especialmente nos azulejos) piso em madeira nos quartos e na sala, além de spots ou outras peças simples (e baratas), que deixam a moradia esteticamente agradável, sem precisar de requintes.