Quais são os gastos com documentação e tributos na compra de um imóvel?

De modo geral, os gastos com documentação e tributos ficam na casa de 5% do valor do imóvel. Portanto, se o valor do imóvel adquirido for de mais ou menos 100 mil reais, o comprador desembolsará algo em torno de 5 mil reais.

Muitos são os documentos que perfazem esse valor. No entanto, três deles são os principais responsáveis por tornar a operação de compra de um imóvel tão salgada: a Escritura, o Registro do Imóvel e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, também conhecido como ITBI.

A Escritura tem o seu valor condicionado ao valor do imóvel e é regulada por uma tabela definida pelo Colégio Notarial Brasileiro. Em geral, fica na casa de 2% do valor do imóvel.

O ITBI, por sua vez, é disciplinado pelo município no qual se localiza o imóvel. Por isso, pode variar de um local para outro. De modo geral, fica entre 2% e 3% do valor do imóvel.

Para saber mais sobre os gastos com a documentação de um imóvel, visite o link Escritura Pública, Registro de Imóveis e Imposto Sobre a Transferência de Bens Imóveis (ITBI).

Autor: BLOG IMÓVEIS DA CAIXA | LEILÕES DE IMÓVEIS E INVESTIMENTOS