IMAGEM IDEALIZADA E O SEU ENCATAMENTO NA VISÃO DO AUTOGERENCIAMENTO VIVENCIAL


A mente é que se aprisiona a imagem que ela própria idealiza. E isso além de restringir a nossa visão de mundo, bloqueia a nossa capacidade de autotransformação e também, nos impede de ver ou valorizar as transformações dos outros.Quando vista! É de maneira superficial, interesseira ou passageira. Não leva a sério as transformações dos outros.
Na visão do autogerenciamento vivencial, nenhum ato vivencial ocorre por acaso ou é inconsciente. Temos consciência de nossas próprias atitudes, embora, em alguns momentos, não saibamos como sair de uma determinada situação.
Percebemos claramente quando oprimimos ou quando somos oprimidos. E sempre buscamos, no mundo exterior, justificativas para a imagem que idealizamos de nós mesmos ou de alguém. Nesse caso, o outro passa a ter um grande problema, pois é julgado sempre pelos feitos passados. Nada que faça diferente é capaz de mudar totalmente a imagem que imprimiu em nossas mentes.
A imagem idealizada é um dos meios usados por todos nós, no intuito de transferir para o outro ou mesmo para a vida a responsabilidade de serem os gestores das nossas complicações vivenciais. Assumimos o papel de vítimas e somos extremamente severos, ao criticar o mundo.
Espalhamos aos sete ventos que somos inocentes. Vivemos a ilusão de que procedendo dessa maneira os nossos conflitos vivenciais serão removidos da consciência. Basta somente encontrarmos um culpado, que nunca será nós mesmos, é claro. Triste ilusão!
Procuramos , através da idealização da imagem, construir uma autodefesa. Nunca assumimos os nossos pontos fracos. Atribuímos aos outros as nossas próprias fraquezas; ao mesmo tempo, que nos tornamos exigentes, ou seja, cobramos das outras pessoas qualidades ou formas de agir que são projetadas de nós mesmos.
E criamos um drama em nossas vidas,bloqueamo-nos psicologicamente e isso impede que sejamos pessoas autênticas.
Esquecemo-nos de que o nosso mundo interior pode ser transformado. Para isso, é necessário enriquecer a nossa visão de mundo e de nós mesmos com novas formas de perceber, sentir e raciocinar. Ninguém é obrigado a aceitar como definitiva a imagem que tem de si mesmo. Nossa vida psicológica pode ser mudada, desde que, com o uso da autorreflexão, analisemos a lógica vivencial que norteiam nossas atitudes.
Ignoramos que não podemos ficar restritos ao nosso mundo individual. O mundo social é o nosso grande desafio, onde teremos que engolir sapos sem adoecer, compartilhar pensamentos, idéias, sem impor as nossas.
É necessário aprender a gerenciar o que nos acontece. É a única maneira que temos para nos tornarmos pessoas melhores.
Nas pessoas que estão em busca de crescimento pessoal, as imagens idealizadas não estão muito distantes da realidade. Nas que não estão, ao contrário, são irrealistas e inflexíveis.

Isso conduz ao raciocínio de que a imagem é resultado de uma idealização de nós mesmos ou de alguém. É por meio dela que orientamos o pensamento e o comportamento, selecionando nossas metas. É, em geral, uma tentativa vã de solucionar conflitos internos e externos. Ao ocultar a verdadeira imagem, julgamos que assim somos capazes de impedir que o outro descubra as nossas fraquezas.
A imagem que temos em nossas mentes depende de nossa estrutura psíquica e dos nossos traumas vivenciais envolvidos no processo de idealização. Cada imagem idealizada serve de fachada para ocultar conflitos íntimos e tem como objetivo evitar que sejamos tão evidentes ao olhar dos outros.
Embora tenhamos consciência de que agindo assim não vamos modificar a nossa realidade vivencial, continuamos de forma obsessivo-compulsiva, revalidando tal forma de agir.
Cuidado!!!!!

Precisamos estar atento a nós mesmos pois, para se iniciar um processo de autorreflexão necessitamos de ter dúvida a respeito das nossas atitudes e comportamentos. O autoquestionamento é fundamental na dinâmica desse processo por que nos permite ver a diferença entre imagem real e idealizada.
Quanto mais irrealistas forem as imagens idealizadas, mais vulnerável e maior será a nossa necessidade de afirmação e reconhecimento. À medida que aprofundamos nessa problemática, corremos o risco de incorporarmos essa imagem idealizada, não conseguindo mais reconhecer a nossa real identidade.

Para o autogerenciamento vivencial, ao negarmos a participação na construção das imagens idealizadas, significa que não aceitamos a responsabilidade pelo que somos psicologicamente.Então, buscamos no mundo exterior  motivos e explicações para continuarmos a ser o que pensamos ser.

Enfim!
Eu encantador de mim, busco nos meus devaneios um refúgio, um porto seguro para os meus medos, conflitos e traumas.

A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é; ou, mais corretamente, de ser amado apesar daquilo que você é. (Victor Hugo)

Cuidado Com Você
Titãs
Composição : Marcelo Fromer / Tony Bellotto / Arnaldo Antunes / Paulo Miklos
Estão olhando pra você
Estão falando de você
A chuva é pra molhar você
A guerra é para matar você
A reza é pra salvar você
Cachorros latem pra você
Estão pensando em você
Cuidado com você
Cuidado!
Cuidado!
Com você
Quem tem dinheiro te roubou
Quem tem amante te traiu
Se alguém partiu te abandonou
Se ela é puta, te pariu
Se não tem pai o filho é seu
Se alguém morreu a culpa é sua
O prazer é todo seu
Se você entra a casa é sua
Cuidado!
Cuidado!
Com você!
Olha para os outros e se vê
Todos são espelhos pra você
Só para você a vida corre
Quando você dorme o mundo morre
Até você morrer
Até
Até
Você morrer!
Cuidado!
Cuidado!
Com você!

Drº Cláudio de Oliveira Lima ? psicólogo

email:
[email protected]

hotmail:
[email protected]

blog:
wwwnovaconsciencia.blogspot.com