IFRS E SUAS INFLUÊNCIAS NA CONTABILIDADE E GESTÃO DE EMPRESAS

 

Roseni de Jesus Gonçalves da Silva ¹

 

RESUMO

 O objetivo deste artigo é fazer um paralelo entre a função do profissional de contabilidade após a obrigatoriedade das IFRS (International Financial Reporting Standard) e sua influência  nas grandes  corporações de capital aberto e também Pequenas e Médias Empresas  (PME), durante a  gestão e tomada de decisões. No desenvolver do estudo   o  tema  proposto leva-nos a refletir da importância do profissional contábil, cada vez mais, frente ao desafio e exigência do mercado na harmonização das normas contábeis brasileiras aos padrões internacionais. A metodologia utilizada é pesquisa bibliográfica para analises e considerações finais possuindo dois objetivos. No primeiro objetivo percebe-se que as empresas estão reconhecendo os profissionais  de contabilidade como uma ferramenta estratégica  fundamental para tomada de decisões. Quanto ao segundo objetivo os resultados apontam para a perspectiva de que, em breve, estaremos presenciando contadores do mundo todo com carreiras promissoras no exterior, vindo da qualificação exigida pela padronização IFRS. Finalizando é possível definir que para acontecer toda essa adaptação, é fundamental uma qualificação continua  dos profissionais de contabilidade frente às constantes mudanças, como forma de acompanhar as adequações internacionais, direcionadas tanto as pequenas quanto  grandes organizações mundiais.

 Palavras-chave:  IFRS. Contabilidade.  Profissional. Internacionais.

 _____________

¹  Acadêmico do 4º Período - Curso de Administração de Empresas da Faculdade Tecsoma de  Paracatu- MG.  EMAIL: [email protected]


1 INTRODUÇÃO

 A influência dos Padrões de Relatórios Financeiros Internacionais (IFRS) trouxe modificações na contabilidade brasileira,  antes centrada no cenário brasileiro  e hoje dando lugar ao cenário  mundial.

Hoje muitas empresas já adotaram as normas internacionais e agora, as demonstrações serão mais transparentes, seja qual for o local onde estiver os acionistas ou empresários o ambiente de negócio será o mesmo.

 2 PROFISSIONAL CONTÁBIL E AS IFRS

 A convergência das normas brasileiras de contabilidade aos padrões de Relatórios Financeiros Internacionais – IFRS foi iniciado com aprovação da lei 11.638/07 e devido à exigência de demonstrações contábeis,  adotado “No Brasil [...] em 31 de dezembro de 2010” (BARRETO, 2011).

Segundo Barreto (2011) houve uma valorização e reconhecimento do profissional de contabilidade que “ [...] passou a ser um profissional estratégico para a empresa.”   figurando, como  fiel fonte de informações, dos empresários na tomada das decisões de:

 a)      compras;

b)      investimentos;

c)      negociações;

d)     vendas e outras decisões de grande importância.

 Portanto  com a alteração na rotina das empresas, o profissional de contabilidade se tornou uma pessoa importante nas   tomadas de decisões e gestão  tanto  nas Pequenas e Médias Empresas  (PMEs) quanto nas grandes  corporações de capital aberto.

O resultado foi uma melhora de informação, confiança e transparência das demonstrações contábeis  em qualquer lugar do mundo e nesse contexto não menos importante, se encontra o profissional de contabilidade  reforçando o elo entre a convergência  e a assimetrias dos serviços prestados.

3 INFLUÊNCIAS NAS ORGANIZAÇÕES

 Franco (2009, P.19) mostra a importância da contabilidade ao defini-la como ação controladora, informativa e orientadora e que somente os patrimônios não administrados podem dispensar essa ação.

Ludícibus e Marion (2009, p.132) alega que a análise das demonstrações financeira (que deverão ser Consolidadas, com base nas Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS) é um instrumento utilizando pelos profissionais de contabilidade para aferir a eficiência administrativa e desempenho dos seus concorrentes.

Enquanto Banker (2012)  afirma que a contabilidade é uma carreira promissora:

 Em uma década de informações, de tecnologia e de conhecimentos, o contábil comemora o seu melhor momento. Forçada a incorporar novos padrões internacionais, a atividade dá um salto em seu status e se torna uma das carreiras mais promissoras do País. (Grifo meu).

 Compactuando com Banker (2012) o próprio, Hans Hoogervorst,  presidente do IASB, em entrevista a RBC- (SANTOS, 2012. p. 07) afirmou que a  contabilidade esta prestes a se tornar à primeira profissão global do mundo.

As informações globais exigidas são de caráter socioeconômico e as empresas, sem o profissional de contabilidade, não dispõe dessas informações (exigidas no cenário mundial ) e utilizadas  para a tomada de decisões. Neste contexto de aperfeiçoamento “A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a  tomar decisões”. (MARION e LUDÍCIBUS, 2009. p.01).

Houve uma concordância entre o livro de Marion ( 2007, p.29)  e o livro de Marion e Ludícibus (2009, p.01) quando em 2007 o autor declara que o contador é a pessoa que mais conhece a empresa e no ano de 2009 afirma que a contabilidade é o grande instrumento na tomada de decisão. Motivo da inserção  de sua promissora carreira ao mercado mundial.

Portanto, fica evidente que a participação  do profissional de contabilidade como agente de mudanças influência no resultado final das organizações, conforme exigências das IFRS.

Pode-se fazer uma alusão da importância da contabilidade, no contexto atual, evidenciando o profissional contábil como provedor de todos os recursos  necessários para gestão empresarial.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS.

 Com o Padrão Internacional de Relatórios Financeiros (IFRS) aumentou a exigência nas prestações de serviços e houve, obviamente, um crescimento da necessidade do profissional de contabilidade que passou  da simples figura contábil para uma promissora carreira de oportunidades no cenário  mundial.

Contudo o profissional de contabilidade teve que aperfeiçoar qualificar e manter em sintonia com as mudanças emergente de um mercado competitivo passando de  um simples prestador de informações ao fisco e se tornando uma ferramenta de influência na gestão das organizações.

Nesta caminhada rumo ao sucesso internacional houve o reconhecimento da importância dos profissionais tendo como vantagem a ascensão da carreira e desvantagem à fuga de cérebros.

Assim, para que tudo isso acontecesse foi preciso qualificação dos profissionais  e adaptação  rápida as adequações internacionais direcionadas as organizações mundiais.

Trabalhos posteriores poderão ser desenvolvidos, como forma de mensurar, os impactos  causados na carreira,  após  a fuga de cérebros.

 ABSTRACT

 The purpose of this article is to draw a parallel between the role of the professional accounting after the mandatory IFRS ( International Financial Reporting Standard ) and its influence   on large   publicly owned corporations and also Small and Medium Enterprises   (SMEs), while   management and decision decision. The methodology is bibliographic research and analysis for final consideration and the conduct of the study   found that the theme   proposed leads us to reflect the importance of professional accounting, increasingly face the challenge and demand of the market in the standardization of accounting standards Brazilian international standards. At first goal realizes that companies are recognizing the professional   accountant as a strategic tool   for fundamental decisions on new investments. The second objective, the results point to the prospect that soon we will be witnessing counters worldwide with promising careers abroad, coming from the qualification requirement and standardization required by IFRS. Finally, you can define what happens to all this change, it is still essential qualification   of accounting professionals in the face of rapidly changing and demanding international adaptations directed both the small as large global organizations.

 Keywords:  IFRS. Accounting.  professionals. International.

 

REFERÊNCIAS

BARRETO, Manual do contador. O IFRS é o mesmo que, contabilidade moderna e de qualidade. Postagem em 28 Nov. 2011. Disponível em: <http://www.manualdocontador.com.br/Conteudo/3665/4328__O_IFRS_____Contabilidade_Moderna.html >>. Acesso em 25 set. 2012.

 BANKER, Silvania. A era da nova contabilidade. Conselho Federal de Contabilidade. noticias 20 set 2012. <http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=67&codConteudo=6679> Acesso em 25 set 2012.

 FRANCO, Hilário – Contabilidade Geral. 23ª ed. São Paulo: Editora, Atlas. 2009.502 p.

 IUDÍCIBUS, Sérgio de.; MARION, José Carlos. Curso de Contabilidade: para não contadores. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 274 p.

 MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 13ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. 502 p.

 SANTOS, Fabrício. Entrevista: Hans Hoogervorst, Presidente do IASB. RBC - REVISTA BRASILEIRA DE CONTABILIDADE. Brasília: CFC, v.61, n.193, 2012. p 07.

 SZUSTER, Natan. et al. Contabilidade Geral: Introdução à Contabilidade Societária. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.503 p.