Assim diz o Senhor...:Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus...O carpinteiro...corta para si cedros...Então, serve ao homem para queimar...Então do resto faz um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, e se inclina, e roga-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.  Isaías 44:6,13-17

 

Deus expõe o desvario do homem ao fazer um ídolo de material comum, para em seguida dirigir-lhe oração, pedindo ajuda.

 

Ainda hoje, muita gente faz estátuas e ídolos, e se curva diante deles em oração e adoração, esperançosos que o espírito representado pelo ídolo os ajude e proteja.

 

Nesta passagem Isaías descreve como as pessoas constroem os seus próprios deuses. Que absurdo fabricar um deus da mesma árvore que dá a lenha para o fogo! Quais são os deuses que fabricamos – dinheiro, fama, poder? Enganamos a nós mesmos se esperamos que contribuam para o bem de nossa vida.

 

A Bíblia testifica que o Todo-poderoso Deus é invisível aos seres humanos. Em 1 Timóteo 6:15-16 é dito acerca dEle: “Aquele  que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver”. O contato com Deus acontece exclusivamente mediante a fé, pois “é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” Hebreus 11:6

 

Os incrédulos em geral falam: “Acredito no que posso ver”, embora saibam perfeitamente que existem coisas invisíveis que não podem negar, como os sentimentos, virtudes, vícios, vento, frio, etc.

 

Até mesmo a vida e a morte somente podem ser reconhecidas por seus efeitos.

 

Portanto, o profeta Isaías critica severamente a loucura de se fazer uma imagem, seja de pau, pedra ou qualquer material e dizer: “Esse é o meu deus”. No entanto, Satanás, o enganador dos homens, é mestre em substituir o Deus invisível por imagens visível, e nisso ele tem obtido grande sucesso. “Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós”, foi o clamor do povo de Israel logo após terem sido libertados da escravidão no Egito.

 

Esse pedido foi feito milhares de anos atrás, mas, infelizmente, nos dias atuais vemos pessoas caminhando e carregando  estátuas e o povão seguindo.

 

Se a sua resposta para qualquer das perguntas seguintes for algo ou alguém que não seja Deus, você precisa verificar a quem ou o que está adorando.

 

  • Quem me criou?
  • Em quem confio em última instância?
  • De quem espero a verdade final?
  • Em quem busco a segurança e a felicidade?
  • Quem é o responsável pelo meu futuro?

 

Quem fabrica ídolos quer obter alguma vantagem. E quem se submete a eles são pessoas alienadas: não percebem o quanto é absurdo e degradante absolutizar aquilo que é produto de mãos humanas

 

Que o Senhor nos guarde da idolatria, pois é abominação para Ele.

 

Que nosso coração seja marcado para sempre com as seguintes palavras: “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador” Isaías 43:11

 

Fonte:

Boa Semente

Bíblia Sagrada Cpad

Bíblia Sagrada Paulus

 

João Placoná - Presbítero - Professor de Teologia - Palestrante Evangélico - Articulista