Problematização.
Há uma identidade territorial dos munícipes do segundo distrito, da cidade de Cabo Frio?.
Justificativa.
Na atualidade emerge um novo discurso na população do segundo distrito buscando a emancipação do distrito que atualmente tem como ´´ cidade mãe `` o município de Cabo Frio. Tendo no âmago da pesquisa não a busca de respostas favoráveis ou desfavoráveis a emancipação, mas sim uma reflexão de qual tipo de identidade territorial que o distrito possui e qual tipo de representação, o mesmo faz de sua realidade como distrito ou como futuro município.
Objetivo Geral.
Buscar a afirmação de identidades e territorialidades do segundo distrito do município de Cabo Frio, analisando os aspectos culturais e históricos que são abarcados pelos habitantes da região mencionada.



Objetivo Específico.

a) Reconhecer atividades tradicionais.
b) Identificar origem ou naturalização dos habitantes do segundo distrito.
c) Analisar a relação Distrito X Município.
d) Identificar as redes de transportes e deslocamento entre o distrito e o município.
e) Reconhecer a relação de interdependência entre município e distrito.
f) Refletir com a população qual o tipo de estrutura ou instalação que se encontra em déficit na localidade.

Fundamentação teórica.

O projeto tem como bibliografia principal o artigo elaborado pelo doutor em geografia, Gilberto de Miranda Rocha, artigo esse que se intitula " Município e território: dividir por quê? As interpretações geográficas sobre a re-divisão político-administrativas no Brasil ``. Onde o autor afirma que as interpretações geográficas sobre a re-divisão político administrativas no Brasil se dividem em quatro grupos:

1) Política e território.
2) Identidade e território.
3) Normas e território.
4) Recursos e território.

Nosso projeto vem discutir a Identidade e território, tentando demonstrar identidades tradicionais, territorialidades antigas, históricas e novas territorialidades do segundo distrito da cidade de Cabo Frio.


População Envolvida.
O projeto tem como colaboradores alunos do 6º e 5º período de geografia da faculdade da região dos lagos (FERLAGOS).

Metodologia.
Nosso trabalho tem como método a pesquisa ação, por se tratar de um método direto e de abordagem simples, tendo como ferramenta aplicação de um questionário com perguntas objetivas nas residências do segundo distrito da cidade de Cabo Frio. O questionário terá dez perguntas que abordarão os objetivos da pesquisa sendo aplicado de forma a abarcar todos os gêneros e faixas etárias da população.

CONCLUSÃO.
? Não há afirmação de identidades tradicionais no 2º distrito de Cabo Frio.
? Portanto suas territorialidades antigas e históricas são pontuais.
? Todavia surgem novas afirmações territoriais e uma nova prática espacial.
? Novos atores sociais.
? Caminhando para um processo de novas identidades socio-espaciais.


Referencias bibliográficas.

ROCHA, G.M. Município e território: dividir por quê? As interpretações geográficas sobre a redivisão político-administrativas no Brasil.
SIMÕES, Manoel Ricardo. A cidade estilhaçada: reestruturação econômica e emancipações municipais na baixada fluminense: Entorno, 2007.