Mais uma vez, a Apple desbanca os concorrentes. Dessa vez, a atingida por suas inovações foi a Amazon.

Antecipando-se à Amazon, a Apple assinou com editoras brasileiras no dia de hoje, após criar a sua iBookStore na América Latina, o que permitirá aos usuários brasileiros comprar os livros disponíveis para ler nos seus iPads, iMacs ou MacBooks.

Os produtos, com preços em dólar, estarão disponíveis para venda até o fim do ano, prazo máximo em que a iBookStore entrará no ar, e as compras poderão ser feitas por cartão de crédito.

As editoras com contrato assinado com a Apple são as seguintes:

  • Sextante;
  • Intrínseca;
  • Objetiva;
  • Rocco;
  • Record.

Essas são algumas das maiores editoras do país, isso quer dizer que bons títulos podem ser esperados pelos usuários. Essas editoras possuem seu logo em obras de autores consagrados mundialmente, como Gabriel García Márquez, Albert Camus e Bernard Cornwell, além de obras nacionais de autores como Clarice Lispector, Lya Luft, Graciliano Ramos e Fernando Sabino.

O lançamento da loja virtual de livros da Apple havia sido anunciado em abril, porém, assim como a Amazon, esbarrou nas burocracias brasileiras, como também na alta carga tributária do país.

Não sendo possível comprar em reais, no entanto, a notícia não afetará muito os apaixonados por eBook: a compra com cartão de crédito, no exterior, é tarifada, o que encarece ainda mais os preços.

A esperança está em um projeto de lei que, se aprovado, garante aos eBooks a mesma isenção de impostos dos livros em papel, e no qual estariam inclusos os suportes para a leitura, ou seja, os kindles poderiam se tornar mais acessíveis.

Resta ao usuário esperar a confirmação das novidades!