A redução da Mortalidade Infantil no Brasil é ainda um desafio para os serviços de saúde, em nosso município isto não é diferente.
Segundo os dados obtidos pelo setor de Vigilância epidemiológica, a taxa de mortalidade infantil em nosso município, vem a anos superior ao esperado pelo Ministério da Saúde, o qual estabelece metas aos municípios, fornecendo um numero estimado de óbitos ocorridos anualmente.
Em 2010 com o intuito de diminuir esta taxa, foram realizados investigações de todos os óbitos infantis ocorridos no ano. Com as informações colhidas e os estudos dos prontuários, foi possível concluirmos que a principal causa de óbito infantil em 2010 foi a infecção urinaria de repetição (varias vezes) durante o período gestacional. Estas infecções podem causar interrupção da gestação, infecções perinatais, prematuridade extrema do recém nascido, entre outros.
Para que essa situação fosse modificada, foi preciso realizar algumas melhoras no sistema de saúde municipal. Hoje o município dispõe de medicamentos gratuitos e mais resolutivos as gestantes com infecções urinarias, é solicitado quando necessário exames mais específicos (urocultura), acompanhamento nutricional, atendimento ginecológico em todos os postos de saúde da zona rural, além de contar com uma maternidade equipada e com bons profissionais.
É muito importante que as gestantes estejam atentas as alterações ocorridas neste período, principalmente aos sinais e sintomas de infecções urinarias, que geralmente são dor e/ou ardência ao urinar, caso isso ocorra a gestante deve procurar por assistência médica. É importante também um acompanhamento regular do pré ? natal, realizar todos os exames solicitados, conversar com seu médico e/ou enfermeira sobre as duvidas que surgem durante o período gestacional e esclarece ?las.
Outra dica é estar sempre com o cartão do pré ? natal na bolsa, pois caso ocorra algum imprevisto, a gestante poderá dar entrada na maternidade com os resultados dos exames realizados no pré ? natal.
Com a qualidade no atendimento, e a conscientização das gestantes, conseguiremos baixar esta taxa de mortalidade infantil que persiste por tantos anos.



Enfermeira e Diretora da Vigilância Epidemiológica de Ibiúna ? Priscilla Carneiro