Humanização da Assistência: O Grau de Conhecimento dos Graduandos de Enfermagem Sobre o Parto Humanizado

 

Autor: Roberto Martins de Souza - Professor Doutor – Universidade Camilo Castelo Branco – Campus I - Assessor Técnico Secretaria Municipal de Saúde.

 

Há alguns anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) vem observando a necessidade de priorizar a assistência ao parto humanizado, portanto estabeleceu-se um conjunto de recomendações tais como: o incentivo ao parto vaginal ou chamado também de natural ou normal; o aleitamento materno; alojamento conjunto; presença de um acompanhante de preferência familiar; estímulo às técnicas mecânicas de alívio a dor; uso cauteloso de indução intravenosa; abolição da prática de enemas (lavagem intestinal) e tricotomia.

 Portanto, é papel da enfermagem e de toda a equipe de saúde proporcionar um ambiente favorável ao bem estar da gestante, reduzindo os riscos para a mãe e o bebê, ao mesmo tempo em que proporcione segurança para o acompanhante. Para isso, se faz necessário que os profissionais da saúde tenham uma base teórico-prática. A disciplina saúde da mulher fundamenta essa prática no período da graduação e para avaliar se os futuros enfermeiros estão saindo preparados para prestar esse tipo de assistência, se faz necessário analisar o conhecimento dos alunos sobre o parto humanizado sendo esta a questão norteadora desta pesquisa. Foram entrevistados 100 alunos cursando o 7º e 8° semestre do curso de graduação em Enfermagem, em uma universidade localizada na zona sul da cidade de São Paulo, o questionário continha 20 questões fechadas, analisadas por agrupamento de categorias, conferindo assim caráter qualitativo à pesquisa.

  De acordo com os resultados da pesquisa concluímos que os alunos possuem uma base de conhecimento satisfatória sobre o assunto, pois em todas as questões os entrevistados tiveram a satisfação de mais de 70%, evidenciando ainda, que todos os entrevistados entendem que a humanização é a melhor maneira de se criar um vínculo com a gestante e sua família e  garantir uma melhor assistência.

Referências Bibliográficas

 

1- Patrício ZM, Reis AE. Aplicação das ações preconizadas pelo ministério da saúde para o parto humanizado em um hospital de Santa Catarina. Ciênc. Saúde Coletiva Vol.10 suppl. Rio de Janeiro Sept/Dec.2005.

2- Prado C, Santos SN. Reflexões sobre o processo de humanização da equipe de enfermagem. Revista Nursing 2008; 11 (119): 189-194.