Hotspot biogeoquímico?

 A palavra “hotspot” vem do inglês e pode ser desmembrada em “hot” que significa quente e “spot” que significa lugar, área ou local.

A palavra quente (hot) nesse contexto não significa necessariamente uma temperatura alta como intuitivamente pensamos. Na verdade, o termo “hot” designa que há a ocorrência de algo em grande quantidade. No caso de hotspots biogeoquímicos, significa que em uma dada área ou local (spot), há altas taxas de um processo biogeoquímico em relação às áreas ao redor. Por exemplo,  as áreas encharcadas que beiram os rios são, muitas vezes, consideradas hotspots de desnitrificação. Em outras palavras, nestes locais há altas taxas de desnitrificação comparado a áreas relativamente próximas. Por isso, essa área é um “ponto quente” de desnitrificação.

Outro exemplo de ocorrência de hotspots biogeoquímicos ocorre na confluência de rio Solimões com o rio Negro (juntos formam o rio Amazonas). O rio Solimões é rico em sedimentos em suspensão e pobre em matéria orgânica dissolvida. Por outro lado, o rio Negro é rico em matéria orgânica dissolvida (que lhe dá a cor negra que lhe confere o nome) e é pobre sedimentos em suspensão. Ao se misturarem formando o Amazonas, a região de mistura dessas diferentes água forma-se um hotspot biogeoquímico de adsorção da matéria orgânica do rio Negro aos sedimentos do rio Solimões (Figura 1).

amazon

Figura 1. Encontro das águas do rio Negro (à esquerda) com o Solimôes (à direita). O local de mistura dessas águas pe considerado um hotspot biogeoquímico.

Esses são apenas dois exemplos de vários tipos de processos biogeoquímicos que podem ocorrer em certos lugares em altas taxas. Com isso, espera-se que o conceito de hotspot possa ser compreendido.

Preparado  a partir de:

McClain et al. 2003. Biogeochemical hot spots and hot moments at the interface of  terrestrial and aquatic ecosystems. Ecosystems, v.6, p.301-312.