Felipe A. Jacob

Suelen B. Andolfato

Resumo

O presente artigo apresenta informações sobre hotelaria sustentável, tendo como objetivo analisar e observar a pousada Fim da Trilha na região de Encantadas Ilha do Mel Paraná. Hotelaria sustentável é uma tendência que vêm crescendo muito nos últimos anos em todo mundo, diminuir os impactos na natureza e fundamental para os meios de hospedagem. A analise baseia-se em referencias bibliográfica através de livros, reportagem, artigos e dados que são muito importante para tese, pesquisa de observação um estudo analítico sobre a pousada.

Palavra Chave: Sustentabilidade, pousada, Ilha do Mel

SUSTENTABILIDADE

A importância dos conceitos sustentáveis se da pelo fato de que se encontra o planeta, devem-se respeitar os princípios básicos de conservação para uma tentativa de reverter a situação atual, segundo o Dicionário Aurélio da língua portuguesa (   ) “sustentável é aquilo que se pode sustentar, capaz de se manter constante, ou estável, por um longo período”, ou seja, um modelo de sistema que tem condições de se manter utilizável ao longo das gerações, pois não havendo uma atitude de proteção em todos os sentidos, considera-se que os recursos estejamfadados a desaparecer pelo próprio esgotamento dos atrativos, considerando o fato de que com a degradação do meio ambiente, o ser humano encurta seu tempo de vida. Segundo BELL e MORSE (2003, P.2).

Desenvolvimento sustentável pode ser entendido como os esforços despendidos para assistir as necessidades de todos os seres humanos do mundo, sem comprometer a capacidade que as futuras gerações terão para atender suas próprias carências.

Envolvendo, entre outros, a condição social, condição econômica emeio ambiente. Considerados os tópicos mais importantes lançados no relatório.É preciso responsabilidade nas políticas sustentáveis e concretizar a importância de olhar o planeta por uma perspectiva a longo prazo, enquadrando a responsabilidade social no que diz respeito à atuação das empresas nas comunidadesonde se esta inserida, utilizando a comunidade de forma saudável, beneficiando e fortalecendo economicamente o local, gerando empregos com condições monetárias justas ao nativo. É necessário de certa forma ajustar-se a paisagem, as instalações devem ser feitas utilizando materiais locais, seguir critérios de construção da população nativa e não se localizar em lugares que atrapalhem a visão da paisagem natural.

Sustentabilidade é nada mais do que usufruir das coisas de uma forma onde a próxima geração poderá usufruir da mesma maneira, segundo John Swarbrooke (2000, p.03) “desenvolvimento que satisfaz nossas necessidades hoje, sem comprometer a capacidade das pessoas satisfazerem as suas no futuro”.A implantação da sustentabilidade nas construções é totalmente possível e viável, como por exemplo, implantar sistemas de geração de energia renovável, utilizar equipamentos elétricos e hidráulicos de baixo consumo, aproveitar ao máximo a luz solar e o vento natural do local, entre outras ações e soluções, e isso que se vê, não é uma ideia apenas a ser seguida e sim uma necessidade que precisa com urgência virar realidade.

Percebe-se o fato que, com o aumento do conglomerado nos grandes centros, juntamente com o desenvolvimento econômico nos países emergentes, pessoas tem procurado áreas verdes como refugio físico e psicológico e são esses que se tornam turistas em potencial, com isso houve um aumento significativo no fluxo, porem essa massificação pode trazer danos ao meio natural receptivo, tornando-se de extrema importância um planejamento, Ruschmann (1997,p 9)afirma em seu livro “ Turismo e planejamento sustentável” que:

  

A finalidade do planejamento turístico consiste em ordenar as ações do homem sobre o território e ocupa-se em direcionar a construção de equipamentos e facilidades de forma adequada evitando, dessa forma, os efeitos negativos nos recursos, que os destroem ou reduzem sua atratividade.

Sendo assim, é preciso encontrar um equilíbrio entre as partes envolvidas, o interesse econômicos que é voraz por resultados rápidos, sem saber que a degradação tem resultados a longo prazo, muitas vezes irreversíveis, tendo em vista a preservação ambiental.

Desde os anos 60, quando surgiu um fenômeno chamado turismo de massa e um principio de desenvolvimento econômico, que alguns autores vêm alertando as sociedades sobre a necessidade de atenção para os potenciais impactos negativos das atividades. Em 1972, é publicado o primeiro relatório de impacto econômico no futuro mundial, equipes se preparam para mostrar ao mundo, através de simulações em computadores, a quantidade de poluição criada pelo crescimento econômico (SWARBROOKE, 2000).

Na década de 80 é publicado um dos primeiros artigos que fala abertamente sobre o conceito de desenvolvimento sustentável. Em 1982, Mathieson e Wall: detalharam os impactos mundiais do turismo e a partir disso, juntamente com essas publicações foram surgindo o reconhecimento dos potenciaisimpactos na explosão do turismo de massa, tendo a ampliação do conceito de gestão de turistas.O aparecimento do conceito de turismo verde e a ampliação do conceito de turismo sustentável que vem até nos dias atuais (SWARBROOKE, 2000).

Porém, esse tema teve grande repercussão a partir dos anos 90, detectado pela necessidade urgente de cuidar do ecossistema global, surge o primeiro debate sobre o desenvolvimento sustentável, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), também conhecida como comissão de Brundtland e ECO-92, que reuniu chefes de Estado para buscar a conservação ambiental, sendo definidos três princípios básicos a serem cumpridos:desenvolvimento econômico, proteção ambiental e equidade social. porém teve pouco impacto na sociedade. Em consequência disso, surgem outros debates sobre sustentabilidade e de certa forma começam a interferir diretamente na qualidade de vida de todos, com isso, varias ações relacionadas à sustentabilidade tomaram grandes proporções, abrangendo vários setores, o social, econômico, meio ambiente entre outros. Segundo Eliane Ferreti (2002, p.109) “A sustentabilidade envolve o ambiente natural e suas inter-relações desenvolvidas entre elementos que o compõem e, também, com o meio”. É valido lembrar que entre a idealização de um planejamento sustentável e sua realização, há um longo caminho a ser percorrido, envolto de regras, responsabilidade social e objetivos impostos a serem cumpridos.

Em 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), na cidade do Rio de Janeiro, reuniu pessoas cuja o objetivo era  discutir e renovar o desenvolvimento sustentável, surgindo a RIO+20. Durante os debates a CNUDS analisou os aspectos relacionados a sociedade e a economia. A Conferência das Nações Unidas (ONU) na RIO+20 verificou que   sustentabilidade pode ser dividida em três dimensões: social, econômico e ambiental.  Que somando são os principais pontos do Desenvolvimento Sustentável como ilustra a figura1:

Figura 1: Sustentabilidade

     Fonte:www.consultoriaambiental.com.br

                                                                                                  

Com tudo, considera-se de extrema importância a intensificação dos recursos, em um determinado caminho, para gerar projetos e políticas publicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável. Com indicadores que possam proporcionar acesso a compreensão da situação atual e, consequentemente, permitir julgamento sobre qual, considerando os pilares do desenvolvimento. De acordo com Silva e Lima (2010, p.105).

Esses indicadores conceituam o desenvolvimento sustentável como um processo de transformação, no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender as necessidades e as aspirações próximas.

Sendo assim, pode-se preservar os recursos naturais de forma geral, sempre priorizando o bem estar humano, tendo em vista toda sua dimensão, segundo Silva e Lima (2010, p.99).

O capital natural inclui os recursos tradicionais, como reserva florestais, água, energia e reservas de mineral, os que não são facilmente avaliados de forma monetária, como a biodiversidade, as espécies em extinção em uma região e os ecossistemas naturais que executam serviços ecológicos, e os componentes da natureza que podem estar associados, direta ou indiretamente, ao bem – estar humano, como as áreas verdes, os mananciais de água nas cidades, a fertilidade do solo e a qualidade do ar.

 TURISMO E SUSTENTABILIDADE

 

 

Uma definição que engloba tanto a biosfera como meio ambiente, ou seja, os artifícios naturais do ecossistema, como também os recursos construídos pelo homem. Segundo Ruschmann (1997, p. 19).

A inter-relação entre o turismo e o meio ambiente é incontestável, uma vez que este ultimo constitui a “matéria-prima” da atividade. A deterioração das condições de vida nos grandes conglomerados urbanos faz com que um número cada vez maior de pessoas procure, nas férias e nos fins semana, as regiões com belezas naturais. O contato a natureza constitui, atualmente, uma das maiores motivação das viagens de lazer e as consequências do fluxo em massa de turistas para esses locais extremamente sensíveis, tais como as praias e as montanhas, devem necessariamente ser avaliadas e seus efeitos negativos, evitados, antes que esse valioso patrimônio da humanidade se degrade irremediavelmente.

Isso se pelo fato, que o relacionamento do turismo com o meio ambiente é um tanto quanto complexo com varias situações de conflito, pois se trata de um meio natural frágil e qualquer tipo de movimentação pode gerar um efeito perverso e descontrolado. É necessário de fato um equilíbrio no desenvolvimento da atividade.

Com as informações em ascensão a respeito de sustentabilidade, na década de 90surge o termo turismo sustentávelque se agregou as três dimensões do turismo, este termo já era utilizado anteriormente, porém teve-se poder nos anos 90. Buscava conscientizar a conservação ambiental no lazer dos turistas, quando havia um clima propício para se discutir as alternativas ambientais.

Figura 3: O desenvolvimento cronológico do conceito de turismo sustentável

Fonte: Swarbrooke, 2000 p.11

Ao analisar a figura acima, constata-se que o debate sobre turismo sustentável surge na década de 60 com os impactos visíveis do turista para com a natureza, porém, teve-se um conceito e uma aceitação maior na década de 90 onde o mundo começou a conhecer sobre o desenvolvimento sustentável.

Segundo Goeldner, McIntosh e Ritchie (2002, p.361):“Do ponto de vista do turismo, as discussões sobre sustentabilidade podem dizer a respeito do meio ambiente, à identidade cultural, ao bem-estar econômico ou à estabilidade social.”Analisando esta informação, verifica-se que o turismo está totalmente ligado a sustentabilidade, pois se encaixa nas três dimensões do desenvolvimento sustentável preservando para as gerações futuras.

De acordo com Swarbrooke (2000, p14-15) a uma lista de benefícios do turismo sustentável:

O turismo estimula uma compreensão dos impactos do turismo nos ambientes natural, cultural e humanos; O turismo sustentável assegura uma distribuição justa de benefícios e custos; O turismo gera empregos locais, tanto diretos quanto indiretos em outros setores de suporte e de gestão de recursos; O turismo estimula indústrias domésticas lucrativas – hotéis e outros tipos de alojamento, restaurantes e outros serviços de alimentação, sistemas de transporte, artesanato e serviços de guias locais;

Verifica-se que o turismo colabora com as comunidades, utiliza-se do desenvolvimento sustentável social onde a comunidade está totalmente ligada as ações do turismo, gerando empregos e utilizando produtos típicos da região. Continua-se a análise na lista de benefícios do turismo sustentável:

O turismo gera entrada de divisas para o país e injeta capital e dinheiro novo na economia local; O turismo diversifica a economia local, principalmente em áreas rurais onde o emprego agrícola pode ser esporádico ou insuficiente; O turismo sustentável procura tomar decisões em todos os segmentos da sociedade, inclusive populações laçais, de forma que o turismo e outros usuários dos recursos possam coexistir. Ele incorpora planejamento e zoneamento assegurando o desenvolvimento do turismo adequado à capacidade de carga do ecossistema; O turismo estimula o desenvolvimento do transporte local, das comunicações e de outras infra-estruturas básicas da comunidade; O turismo cria facilidade de recreação que podem ser usadas pelas comunidades locais, e não só por turistas domésticos ou internacionais. Ele também estimula e auxilia a cobrir gastos com preservação de sítios arqueológicos, construções e locais históricos;

Nesta citação, pode-se analisar o desenvolvimento do turismo sustentável econômico, onde o turismo gera economia para o mesmo. Auxilia na infraestrutura básica da cidade e colabora para o desenvolvimento da cidade. Volta-se a analisar a lista de benefícios do turismo sustentável.

O turismo natural encoraja o uso produtivo de terras que são consideradas marginais para a agricultura, permitindo que vastas regiões permaneçam cobertas por vegetação natural; O turismo cultural intensifica auto-estima da comunidade local e oferece a oportunidade de uma maior compreensão e comunicação entre os povos de formação diversas; O turismo sustentável do ponto de vista do meio ambiente demonstra a importância dos recursos naturais e culturais para a economia de uma comunidade e seu bem-estar social, e pode ajudar a preservá-los; O turismo sustentável monitora, assessora e administra os impactos do turismo, desenvolve métodos confiáveis de obtenção de respostas e opõe-se a qualquer efeito negativo.

Com está citação, verifica-se que o turismo está totalmente ligado ao meio ambiente e encoraja a sociedade a preservá-la, mostrando às pessoas sua extrema importância. 

O turismo sustentável se torna importante para a cidade, pois ajuda na economia e na preservação ambiental ali presentes. Emprega pessoas da comunidade dando-lhe cursos e valorizando o seu serviço e sua cultura.

É importante que o turismo não cause tanto impacto negativo ao meio ambiente, segundo Dias (2008, p.21) “o impacto do turismo sobre o meio ambiente é inevitável. O que se pretende é mantê-lo dentro de limites aceitáveis, para que não provoque modificações ambientais irreversíveis e não prejudique o prazer do visitante ao usufruir o lugar”.

Desta forma, o turismo sustentável vem para proteger o meio ambiente projetando informações e passeios aos turistas de formas menos agressiva para natureza. Assim se compromete a preservar o meio ambiente para as gerações futuras possam usufruir dos mesmos benefícios que se tem nos dias atuais.

ANALISE DOS DADOS COLETADOS

A pousada fim da trilha localizada na ilha do mel, no Paraná e sul do Brasil, tem em sua proposta principal a política de sustentabilidade. Segundo estudos no local com coleta de informações, foi visto que o empreendimento é participante do programa do turismo sustentável junto ao ministério do turismo, instituto de hospitalidade e SEBRAE, tudo no intuito de praticar e divulgar suas ações sustentáveis.Sua política é embasada em cima de ações socioambientais seguindo de acordo com um check-list de política ambiental e social, divulgada no portal da eco-hospedagem, um portal onde se divulga os empreendimentos hoteleiros com propostas sustentáveis e justamente em cima desse check-listfoi feita a pesquisa na pousada através de uma entrevista, seguido de uma analise de observação onde foram vistos e discutidos todos os pontos sócio ambientais do empreendimento.

Segundo informações adquiridas com Guilherme e em folhetos explicativos. Na década de 80, Margareth Furtado e seu esposo compram uma casinha simples de madeira, na Ilha do Mel na praia de encantadas, e assim todas as férias sua família se reunia lá para descansar. Seu esposo sendo um espanhol amante da cozinha, sempre preparava sua parrilla e convidavam os amigos e vizinhos para ir a sua residência saborear sua refeição feita com muito carinho, já que sua famosa parrilla foi passada de geração a geração, os vizinhos e amigos começaram a gostar de sua saborosa refeição e queriam compra-la e servir a outros amigos e parentes, mais sempre se recusando a vender. Depois de algum tempo, recebem em sua casa um correspondência, com as seguintes informações que deixaram surpresos, tornando a parrilla, a numero um da Ilha do Mel. Depois de receberem essa correspondência, começaram a pensar em tornar isso um meio de ganhar dinheiro, investiu em construir uma casa melhor com dormitórios, tornando assim a casa, em uma pousada, com seu próprio restaurante. Esse restaurante ganhou pela 12ª vez do guia quatro rodas de melhor restaurante da Ilha do Mel. 

A pousada preza em seu institucional a conscientização em relação a sustentabilidade no local, dando informações referente ao uso consciente de água, luz, toalhas e acessórios em geral dentro do mesmo, otimizando também a reduçãode geração de resíduos e outras ações em pró da preservação do meio ambiente, e assim mantendo a hospedagem do turista mais agradável possível sem danificar o meio natural de forma contundente. Assim como é visto nos portais no qual a pousada é cadastrada e no seu próprio site, onde é divulgada sua política de sustentabilidade ambiental e social.

Foi observado de forma positiva que a pousada Fim da Trilha divulga em seus meios institucionais e dentro do próprio estabelecimento, ações socioambientais realizadas pelo empreendimento, sendo detalhada de tal maneira onde todos possam ter acesso. Ao chegar ao apartamento da pousada, o hospede tem acesso a um folheto desejando boas vindas aos clientes e um breve comunicado em relação a atividade sustentável e orientando a utilização racional de água e luz. Existem placas ao longo da pousada indicando os lugares das ações ambientais, como o tratamento de efluentes e o setor de compostagem orgânica, que é uma ação importante para um empreendimento que queira seguir políticas sócio ambientais, sendo que o primeiro passo é divulgar suas ações ao cliente e ao publico em geral.

Dentro da política social existe um código de conduta contra a exploração sexual de menores de idade, onde os empreendimentos engajados nesse foco sustentável têm que apresentar no local, placas indicativas e advertências em relação ao assunto, orientando os usuários, pautado em leis rigorosas, a proibição de atividades dessa natureza e repudiando algo do gênero. Segundo Guilherme,“já tivemos algumas propostas para hospedar menores aqui, porem foi expressamente proibida, mas explicando de uma forma educada que poderia trazer complicações ao estabelecimento e inclusive para o próprio hospede”.

No entanto, foi verificado na pousada que não existem placas informativas em relação a esse assunto, “temos sim o pensamento de incluir na proposta da pousada essa questão”, até porque está divulgado no portal da eco-hospedagem, onde a mesma é cadastrada, está atribuição. Pode não ser o assunto mais abordado no tópico sustentável, porem é algo que deve ser levado em consideração e pode-se considerar como um modo de proteção ao próprio empreendimento, pois a aceitação desse tipo de atividade nos estabelecimentos é considerado infração grave com penas altas aos envolvidos, podendo resultar em apreensões no local.    

Conforme estudo de observação, em relação aos equipamentos hidráulicos e elétricos de baixo consumo, o local possui e atende algumas especificações de acordo com o check- list, porem não todas, como descrito no órgão em que se encontra registrado, entre seus equipamentos redutores e economizadores, estão os arejadores de torneiras que de acordo com o site www.dracoeletronica.com.br

O arejador une economia e conforto. Com um mínimo fluxo de água (1,8 litro/minuto), espalha a água de maneira de maneira a dar cobertura completa durante a lavagem das mãos e com simples substituição do arejador de sua torneira, obtenha uma redução do consumo de 70% do consumo de água.

Possui também lâmpadas econômicas, mas faltam alguns itens para se tornar realmente completa dentro desse tópico como as descargas de dois acionamentos e sensores de presença, que ajudaria mais ainda nessa proposta de economia e consequentemente beneficiando o empreendimento.

Segundo a pesquisa efetuada, outro fator satisfatório na pousada é o programa de reuso de toalhas e roupa da cama, é um item importante dentro do check-list, pois trástraz economia considerável ao local em relação a água utilizada e outros utensílios de limpeza, ainda mas mais se tratando da ilha do mel, pois não há lavanderia no local, onde poderia tercerizar terceirizar o serviço, com isso os acessórios são levados ao continente da ilha para serem lavados, aumentando o custo do procedimento, assim como os produtos que vem para o local, por isso é importante para a pousada essa consciência de reutilização, para não haver esses gastos citados e é disponibilizado em seus apartamentos um informativo alertando sobre a reutilização dos utensílios. Um item relacionado a economia inexistente na pousada são os sistemas de controle de energia por chave-cartão, que esta sendo muito utilizado na hotelaria em geral e trazendo resultados satisfatórios. Algo que beneficia, contudo, o meio ambiente trazendo redução considerável ao local. Segundo Guilherme: “há uma ideia sim, de implantar o sistema, porem não existe nenhum projeto em andamento referente a isso, até porque ha uma certa burocracia em relação aos órgãos ambientais, para a implantação de sistemas e alterações estruturais nas pousadas da ilha”

A pousada realiza a separação de lixo em ambientes separados e levam a reciclagem através de terceiros, porem um ponto verificado é em relação ao destino final, pois não é realizado o policiamento em relação ao destino final dos resíduos, o que torna invalido o esforço inicial, pois não adianta fazer a separação correta, sendo que após isso a ação seja finalizada de maneira inadequada e incorreta, o fato é explicado da seguinte maneira:

Estive inclusive, conversando com empresas de engenharia no segmento sustentável, onde nos foi alertado sobre a destinação final dos lixos recicláveis, e a importância de realizar a verificação da destinação final, nos foi recomendado e iremos e iremos trabalhar nisso.

Com isso, atualmente se faz necessário para que o esforço inicial não seja invalidado e com isso, não trazendo os benefícios propostos e tendo em vista que o trabalho da reciclagem possa ser otimizado realizando o trabalho completo, acompanhando o procedimento do inicio ao fim, esta é a maneira correta de realizar o desenvolvimento sustentável. Em relação aos resíduos orgânicos é de grande importância, assim como na reciclagem, realizar a compostagem dos resíduos orgânicos, assim como realizar o tratamento natural de efluentes no próprio local e se faz totalmente necessário em um empreendimento autodenominado sustentável.

No empreendimento turístico analisado nesta pesquisa de campo, é trabalhado de forma positiva esse quadro citado acima, a compostagem é feita na área demarcada e própria para isso, porem o restaurante da pousada gera poucos resíduos orgânicos, pois é trabalhado com pratos individuais no sistema al a carte,tendo medidas mais precisas, e o resultados é a menor geração de lixo. “nosso cardápioal a carte,feito na medida considerável para cada cliente, nos proporciona poucas sobras e que são destinadas a compostagem orgânica, procedimento altamente rico para o solo”. No tratamento de efluentes, é realizado em cima de um mecanismo natural e interessante, após seu ponto inicial é feito a separação do solidoem um sistema auto-funcional de pás, o restante liquido segue o caminho e a partir disso os resíduos vão em direção a quatro barris sequenciais plenos de pedaços de madeira, que possuem bactérias em alta escala e essas se alimentam da sujeira e restos orgânicos que ali passam, servindo como um filtro natural para o liquidoe assim a água despejada em um ambientena terra reservado justamente para esse fim. A água termina o processo em estado inodoro em virtude do processo natural de limpeza e pode ser utilizado em alguns fins, porem depara-se com o mesmo quadro apresentado na questão da reciclagem, destino final. O destino final dos resíduos e lixos em geral é de suma importância no contexto sustentável, para a não poluição do ambiente, no entanto pode-se ir mais alem, pode-se ter o reaproveitamento dessa água filtrada na limpeza do empreendimento, como lavar o chão, assim como outros utensílios como cadeiras e mesas do estabelecimento, utilizando nas plantas do complexo, e assim estaria sendo feito o ciclo completo nas ações sustentáveis do local.

Entre outras ações que também inserem o empreendimento nesse contexto, “temos um lixo separado para a coleta de pilhas e baterias para a destinação corretas das mesmas, assim como meios para receber sugestões e reclamações de hospedes”.

Foi questionada na entrevista, a questão da existência de um sistema para captação de água da chuva, pois foi observado há não existência. “realmente não temos esse sistema, até por se tratar de um sistema de alto valor, necessitando de um grande investimento”. Por se tratar de uma reserva ambiental, os empreendimentos nela instaladas não são de alto padrão, sendo assim altos investimentos ficam um pouco fora dos padrões, porem não podemos descartar que hoje é um sistema totalmente viável e que de médio a longo prazo, isso trará benefícios em forma de economia para a mesma e se estendendo a natureza ali composta, pois estaria reutilizando a água natural da chuva através de um mecanismo.

Em relação ao restaurante da pousada, tem um grande peso, pois a anos sustenta o primeiro lugar da culinária na ilha, conforme o guia Quatro Rodas, que posiciona e qualifica restaurantes nacionais. Possuem um cardápioal a carteonde é encontrado uma vasta variação de pratos, com uma boa parcela da culinária local, que no caso especifico trata-se de peixes, camarões e frutos do mar em geral, uma gama de alimentos realmente saborosos que atrai uma grande parcela de turistas hospedados na ilha, um atendimento muito bom em um ambiente propicio para uma refeição saudável e agradável. O restaurante assim como a pousada de forma geral é decorada com artigos recicláveis e que poderiam ir para o lixo, e artesanatos locais feitos pelos nativos, deixando um ambiente rústico e caracterizado, de acordo com o próprio local, tornando-se bem atrativo.

Conforme esta na cartilha da sustentabilidade, atingindo o quesito social do empreendimento.

“sempre que possível, realizamos a captação de eventos e atividades sociais para a ilha, juntamente com outras pousadas e assessorados pelo SEBRAE, assim trabalhamos a sociabilidade dos nativos junto aos visitantes, e com atrações para crianças sempre pensando no desenvolvimento e rentabilidade local, resaltando e evidenciando a cultura local”.

A realização sempre tem que ser em pro da preservação e desenvolvimento local, o assunto deve ser relevante no ambiente natural e tudo tem que ser objetivado neste foco.

A pousada condiz de forma satisfatória nesse quesito e de uma forma geral também, faltando apenas a delegação de alguns itens, como das destinações finais e alguns sistemas economizadores, assim como sinalizações de alguns tópicos, para estar completa, porem é questão de aprimorar as ações.