É praticamente impossível não se encantar imediatamente com o colorido azul e verde das águas do litoral da capital alagoana. São mais de 40km de praias de água cristalina acompanhadas por coqueiros em toda a orla e piscinas naturais de beleza surreal, bem perto dos hotéis em Maceió. As praias da cidade são divididas em três blocos, as praias mais afastadas e paradisíacas dos litorais Norte e Sul, e as praias urbanas da região do Centro da cidade e suas redondezas, que é onde está a maior concentração de pessoas e também dos melhores hotéis de Maceió.

As praias urbanas são bastante procuradas por famílias com crianças por suas águas calmas e mornas. Uma das mais famosas é a praia de Pajuçara, equipada com vários chuveiros em sua extensão, ciclovia e pista de cooper. Porém, a maior atração da praia fica por conta das jangadas que levam os turistas para conhecer as piscinas naturais a 2km da costa. Essas piscinas são formações rochosas no meio do mar que se tornam aquários naturais quando a maré está baixa, abrigando dezenas de espécies de peixes coloridos. Além do visual incrível e da oportunidade de mergulhar com esses peixes, também há jangadas-restaurante, nas quais são servidas lagostas, camarões e bebidas aos visitantes, na companhia de cantores e sanfoneiros que promovem ainda mais entretenimento ao pessoal.

Outra praia urbana muito procurada é a praia de Ponta Verde, basta ver uma foto aérea do lugar que o nome faz todo o sentido do mundo, pois o mar verde-água é de arregalar os olhos. O bairro é um dos mais nobres da capital, está repleto de ótimos restaurantes e possui uma das maiores concentrações de hotéis a beira-mar em Maceió. Ponta Verde é o lugar pra quem quer um pouco mais de agitação para as férias, os quiosques e bares da orla estão entre os mais badalados da cidade. Um deles, o Lopana, se destaca por ser uma barraca de praia com luxo e requinte, com suas mesas de madeira e seus guarda-sóis azuis, o lugar tem capacidade de receber até 300 pessoas, oferecendo um cardápio gourmet e serviços de altíssima qualidade que o distanciam da visão geral de uma barraca de praia.

Ao contrário do que possa parecer, nem só de praia, quiosque e hotel com piscina vive Maceió. A cidade também é riquíssima em cultura em suas regiões mais centrais, exibindo construções datadas do século XIX como Museu Théo Brandão, e igrejas como a Igreja de Bom Jesus do Martírio e a Catedral Metropolitana. Um dos pontos fortes da cultura maceioense é o artesanato, ele está presente em diversos lugares da capital como o Mercado do Artesanato e a Feira do Artesanato de Pajuçara, onde são vendidas diversas peças dos mais variados tipos feitos com matérias-primas locais como cascas de cocos, palhas, couro e barro. O maior atrativo artesanal da região, porém, não é feito com nenhum destes materiais, e sim com algodão. Tratam-se de técnicas de rendas e bordados que são tradições de família passadas de geração em geração. Toalhas de mesa, cortinas e outros vários trabalhos rendados para decoração podem ser encontrados principalmente no bairro de Pontal da Barra, onde fica a conhecida Rua das Rendeiras.

Aos felizardos que escolherem as praias alagoanas da bela cidade como destino turístico, resta apenas procurar por hotéis baratos em Maceió, pois há muito mais com que gastar para aproveitar os infinitos atrativos do lugar.