Certa vez procurei por um servidor que pudesse me oferecer uma conta grátis com SMTP, nenhuma propaganda enorme que ficasse no cabeçalho do meu site ocupando 30% do espaço, uma boa quantidade de espaço de armazenamento em disco, e outros recursos como o PHP e FTP.

O resultado? Não encontrei nenhum...

Então resolvi criar um!
Fiquei me perguntando se valeria a pena, quer dizer, é de graça, isso pode atrapalhar porque também há planos pagos também, daí me vieram lembranças de perguntas que fiz a mim mesmo, 3 ou 4 anos atrás "Onde encontrar hospedagem grátis para sites, sem aquelas propagandas que eles colocam no seu site?", "Wow, 150 MB de espaço, totalmente grátis, sem propaganda! Mas por que eu não posso usar o SMTP?", "O plano gratuito desse site possui todos os recursos, mesmo que (É lógico) em menor quantidade, se comparado aos planos pagos, mas eles colocam uma propaganda enorme no cabeçalho, com uma animação que é de cegar qualquer olho humano, por que eu deveria usar isso?".

O principal motivo de ter criado essa conta grátis foi o fato de que, quando eu fazia curso de Webdesign, eu tinha todos esses problemas citados anteriormente, eu precisava estudar, mas nunca achava um Free Webhost que me ajudasse com isso, quer dizer, se eu quisesse testar algo que exigisse SMTP, não daria pra testar, se eu precisasse usar PHP, também não haveria como, o que fazer? E então, lá veio outro Flashback: É o ano de 2006, o melhor e mais barato Webhost custa 25 Reais mensais, e só tem 1GB de armazenamento, eu sou estudante, só tenho 16 anos de idade, nem emprego eu tenho, a minha vida é dedicada a matemática, história, português, física, química, etc. Quando eu vou tirar tempo pra estudar as matérias do ensino médio, as matérias do curso de Webdesign e ter de trabalhar ao mesmo tempo (pra poder ter dinheiro pra pagar a hospedagem)? Se fosse pra fazer as duas primeiras opções, seria fácil, mas além de estudar o dia inteiro, ainda ter de trabalhar?
Eu não vou pedir dinheiro aos meus pais, afinal de contas eles já estão pagando meu colégio (Ensino médio) e meu curso (O Webdesign), e eu não ganho mesada, o que fazer?

A solução foi terminar o curso, e depois arranjar um "trampo".

Por outro lado, voltando à 2010, eu também tive de me decidir com relação aos prejuízos que teria com isso, se eu oferecesse um plano grátis, os clientes poderiam desconsiderar os planos pagos, por que o gratuito já teria tudo, foi então que eu resolvi calcular o tamanho da instalação sistema JOOMLA 1.5, se não me engano, havia dado 30 MB (estou arredondando), e pensei "Que tal 50 MB de espaço? Dessa forma o usuário ainda teria 20 MB pra utilizar, caso ele instalasse o JOOMLA, se ele não instalasse, melhor ainda, ele teria 50 MB para utilizar com os estudos, ou com um site simples".

Foi a alternativa que encontrei, não poderia ter pensando em algo melhor, ah, e já ia me esquecendo de falar, caro leitor, os recursos, não abri mão de nenhum, estão todos lá, o SMTP, as Mail Lists, o Fantástico, o PHP, o FTP, os Domínios, etc. Coloquei 3 de cada, e no tráfego mensal coloquei 100MB. Dessa forma, ninguém sairia perdendo, nem o cliente, nem a empresa.

Propaganda?

"Subdomínios existem pra isso!" vocês podem me imaginar com uma risada sutil após escrever isso, suponhamos que você assinasse uma hospedagem num site desses (Os que colocam propaganda no cabeçalho), você acharia isso agradável? Seus visitantes, usuários, ou clientes também achariam? Quem clicaria nessas propagandas? Sim, talvez as pessoas que estivessem interessadas em assinar os serviços que estavam sendo exibidos em tais propagandas, mas, se você parar para pensar, mesmo que essas pessoas clicassem nesses banners, ainda haveria outra dúvida, o dito cujo que clicou pensaria da seguinte forma "Se eu assinar esse plano eles vão fazer o mesmo comigo!", entendeu? E tem mais! O plano gratuito não basta! Muitas empresas colocam essas propagandas nos sites de seus clientes mesmo sendo planos pagos!

Onde está, no meu caso, no caso do autor do artigo, a minha divulgação?

Tah dah! Eu não sou Mister M, mas lá vai o segredo, segredo esse que é algo bem simples, e que aposto que você já sabe disso, ou acaba de descobrir:

Suspense...

Mais suspense...

Música de programa de tarde de domingo, quando está fazendo suspense...

Está bem, chega de suspense, o segredo é o domínio, sitedocliente. sistedaempresa.com.br, e, a forma de propaganda, na minha opinião, mais importande de todas, é a propaganda boca-a-boca, isso mesmo, ofereça algo de graça, ajude alguém que não possa pagar, ou a alguém que está querendo testar antes de comprar, e coloquem uma propaganda discreta e ao mesmo tempo, extravagante, nesse caso, o domínio do site em forma de subdomínio, algo para o qual as pessoas irão olhar e se perguntar "por quê depois da parte ?seusite? não tem ?.com", e sim ?sitedaempresa?, e então, o ?.com?? Melhor eu analisar isso de perto!". Faça isso, ao fazer isso, você vai demonstrar que realmente se preocupa com o cliente, ao invés de se preocupar apenas com você.

Nesse artigo foram enfatizadas três coisas:

Onde achar a hospedagem Gratuita que vai lhe ajudar,
Como ajudar as pessoas, e também, a você mesmo, fornecendo seus serviços e
Como iniciar um Webhost da melhor forma possível

Se você está procurando por um plano grátis de hospedagem de sites, o link do site está no final deste artigo, se você estiver pensando em iniciar seu próprio Webhost, lembre-se de que, em qualquer coisa na vida, é bom quando você faz o que é melhor para você, mas é melhor ainda quando você beneficia ao próximo, mesmo que isso não lhe faça ficar mais rico, mesmo que isso não lhe dê a oportunidade de passar as férias no Caribe, contanto que você esteja ajudando alguém, as suas bênçãos virão multiplicadas por 70 x 7, elevado ao quadrado, multiplicado por 30 mil.

http://mghospedagem.com