Hospedagem de site: Conceito, tipos, vantagens e desvantagens.

Hospedagem de Sites é um serviço que possibilita pessoas ou empresas guardar suas informações, imagens, vídeos ou qualquer conteúdo através de sistemas online estando acessíveis pela Web.
Os Provedores de Hospedagem de Sites tipicamente são empresas que fornecem um espaço para armazenar esse conteúdo em seus servidores e conexão à internet a estes dados aos seus clientes.
 
TIPOS DE HOSPEDAGENS
 
# Hospedagem Compartilhada
Neste tipo de serviço, o servidor é compartilhado entre várias empresas que contratam o serviço de hospedagem, ou seja, é a divisão dos recursos de um servidor entre vários clientes.
 Cada um tem seu próprio  espaço em disco e largura de banda individual, de acordo com o plano de hospedagem contratado. O valor depende do espaço a ser utilizado, dos recursos disponibilizados, do tráfego do site, entre outras características.
É o plano recomendado para quem não tem muito tráfego ou está iniciando um site. Neste tipo de hospedagem os principais atrativos são o preço, a simplicidade de uso e sua manutenção, sendo um dos mais utilizados por pequenas empresas.
 
Recomendada: Pequenos sites, com volume baixo de acessos.

Vantagens:
1 - Baixo Custo: o preço menor é uma das principais vantagens da hospedagem compartilhada.
2 - Facilidade de uso: simplicidade para instalar e manter o site através de um sistema “clique e arraste” de fácil montagem.
3 - Suporte técnico:  é garantido pela maioria das empresas que oferecem o serviço de hospedagem de site, auxiliando nas dúvidas e resolução de problemas com o site, servidor e requisitos de configuração.
4 - Recursos: uma série de recursos que podem aumentar conforme as demandas do site. 
 
Desvantagens:
1 - Costumam surgir quando o site apresenta aumento considerável no volume de tráfego, devido a disputa de recursos do servidor com outros clientes da empresa que disponibiliza o serviço.
2- Impossibilidade de personalizar o serviço de hospedagem.
3 - É possível que o servidor fique sobrecarregado em alguns momentos, o que pode tirar o site do ar.
4- Sites com altos requisitos de segurança, como e-commerce com armazenamento de cartões de crédito em base própria, por exemplo, o sistema não é indicado.
 
# Hospegadem VPS (Servidor PrivadoVirtual)
Um servidor virtual privado ou VPS é uma tecnologia que está crescendo rapidamente na indústria de hospedagem web.
Um VPS é criado através de um software que particiona/divide um servidor físico para criar vários servidores virtuais dentro dele, num processo chamado de Virtualização de servidores. 
 
Recomendado: Sites médios, com volume de acessos entre médio e alto.

Vantagens:
1 - Melhor desempenho e segurança que uma hospedagem compartilhada.
2 - Custo x benefício, pois pode dispensar infraestrutura própria, aproveitamento de espaço físico.
3 - Redução no custo de aquisição e manutenção de equipamentos.
 
Desvantagem:
1 - Cliente é responsável por toda instalação, manutenção e segurança do VPS.
2 - Caso o cliente não tenha experiência no assunto, pode-se contratar a gestão por parte do fornecedor.
 
# Hospedagem Dedicada
Neste tipo de hospedagem, em vez de compartilhar o servidor com outros clientes, o hardware é dedicado exclusivamente às necessidades do cliente contratante.
O cliente não é obrigado a partilhar os recursos, fornecendo um nível superior de controle, flexibilidade e desempenho. É possível escolher o seu próprio sistema operacional, instalar os próprios aplicativos e incorporar os mecanismos de segurança que você melhor para seu ambiente.
 Apesar disso, trata-se de um cenário que exige que você tenha uma certa habilidade para administrar e manter um servidor. Ao contrário da hospedagem compartilhada, a hospedagem dedicada não é recomendada para usuários inexperientes.
 
Recomendado: Grandes empresas, com altíssimo volume de acessos, banco de dados denso e aplicações diversas.

Vantagens:
1 - Risco zero de ser prejudicado por outros sites e
2 - Total autonomia sobre o ambiente da hospedagem.
 
Desvantagem:
1 - Alto custo para uma empresa pequena.
2 - Exige certa habilidade para administrar e manter um servidor.