Proposta da Atividade Pedagógica de Complementação Curricular

Título da Atividade: Horta na Escola

Nome do Profissional que desenvolverá a Atividade: Paulo Roberto Frick

Números de Participantes: 20 alunos

Justificativa Pedagógica:

O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência. No entanto para muitos seres humanos esta relação está perdida, para muitos o "solo" de onde o seu alimento é tirado é apenas "terra", pois, atualmente na sua rotina não há mais tempo para tal relação.

Hoje as crianças e adolescentes das cidades no ambiente externo a escola normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores, não tendo mais o contato com o meio ambiente. Desta forma se faz necessário que os professores resgatem este contato, permitindo este relacionamento, é desta forma que as hortas nas escolas possuem um papel importantíssimo. Além de permitir a discussão sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Através do presente projeto os alunos terão a oportunidade de conciliar teoria à prática, aplicando o que se aprende na sala de aula. Desta forma levarão uma experiência valiosa para vida, já que a saúde do homem está ligada a uma alimentação saudável e rica em vegetais.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Francisco Antônio Câncio Matos, o organismo humano necessita de uma variedade muito grande de alimentos que contenham substâncias capazes de: promover o crescimento; fornecer energia para o trabalho; regular e manter o bom funcionamento dos órgãos; aumentar a resistência contra as doenças. As hortaliças constituem um grupo de plantas alimentares que se caracterizam pelo alto teor nutritivo, principalmente por conterem vitaminas e minerais e pelo seu delicado sabor (www.sigma.g12.br).

Um aspecto importante é o uso destas hortaliças para a merenda escolar, reduzindo o custo para a escola e oferecendo a todos os alunos uma alimentação mais adequada. Além de toda questão nutritiva, sabe-se ainda que as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza.

a)Objetivos:

Geral:

Permitir a relação entre a teoria da sala de aula com a prática sobre a importância do relacionamento entre homem-natureza. Incentivar os alunos a terem uma visão crítica sobre a importância do alimento saudável cultivado em um ambiente natural.

Específicos:

·Relacionar o conteúdo visto em sala com aplicações práticas;

·Conscientizar sobre a importância das hortaliças e seu valor nutritivo;

·Perceber o desenvolvimento dos vegetais ligados à fertilização de solo;

·Preparar pulverizadores naturais para o controle de pragas;

·Extrair da horta um complemento para a alimentação da escola como um todo.

  • Conhecer e divulgar a cultura de produção orgânica.

b)Pressupostos Teóricos:

A alimentação desempenha um papel primordial durante todo o ciclo de vida dos seres vivos. Entre as distintas fases da vida pode-se destacar a idade escolar, que se caracteriza por um período em que a criança apresenta um metabolismo muito mais intenso quando comparado ao do adulto (DANELON et al., 2006).

A Segurança Alimentar é compreendida como o acesso de todos os indivíduos, em todos os momentos e lugares, a alimentos necessários para uma vida saudável e digna, como expressa a FAO – Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Para que o estado de Segurança Alimentar seja alcançado, se faz necessária a implementação articulada de ações pelo poder público e pela sociedade civil que combatam a pobreza e garantam a disponibilidade de alimentos de valor nutritivo reconhecido, em quantidade recomendada, e adequados ao estado de nutrição de toda a população. No que se relaciona à Segurança Alimentar foram apontadas quatro áreas estratégicas para a ação local: Produção de Alimentos; Abastecimento, Comercialização e Acesso aos Alimentos; Consumo e Educação Alimentar; Programas e Projetos Especiais (SEPLAN BAHIA, 2008).

Dentre estas quatros áreas destaca-se a de Consumo e Educação Alimentar no ambiente escolar o qual através dos programas "merenda escola", "implantação de hortas comunitárias e escolares" e "educação alimentar e nutricional nas escolas" procuram fazer com que a escola tenha uma contribuição na formação de bons hábitos alimentares (SEPLAN BAHIA, 2008).Isto é muito fundamental já que é importantíssima uma boa alimentação na fase escolar, sendo a fase de desenvolvimento físico e intelectual da criança.

O programa de implantação de hortas escolares e nas comunidades pode representar uma estratégia de organização comunitária, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e promoção de hábitos saudáveis pelo consumo dos produtos cultivados. Nas escolas, as atividades envolvidas na horta permitem trabalhar os conteúdos de alimentação, nutrição e ecologia em diversas disciplinas (matemática, ciências, geografia, etc). A horta, além de contribuir para a merenda escolar, proporciona a aquisição de bons hábitos alimentares, estímulo ao consumo de hortaliças e frutas, bem como resgate de hábitos regionais e locais (SEPLAN BAHIA, 2008).

O hábito do consumo de hortaliças pode ser desenvolvido na escola com a participação dos alunos. Além da satisfação de poder aproveitar na alimentação escolar as hortaliças que ajudou a cultivar, o aluno aprende o seu valor nutritivo, bem como seus benefícios para a sua saúde. Para Bianco citado por Kurek e Butzke (2006), uma horta bem organizada e planejada oferece muitas vantagens, tais como: • fornece hortaliças que têm vitaminas e minerais essenciais para a saúde; • possibilita uma alimentação de qualidade, saudável e variada; • diminui os gastos com a alimentação; • permite a colaboração dos educandos, enriquecendo seus conhecimentos e aprimorando experiências; • é fonte de renda familiar quando a produção é maior que o consumo; • melhora a aparência e o valor nutritivo das refeições; e • permite produção em curto espaço de tempo.

c)Resultados que se espera:

·Maior integração do corpo docente com atividades interdisciplinares;

·Melhora no nível de socialização do aluno;

·Habituar a um nível permanente de higiene no ambiente escolar;

·Conscientização da necessidade de conservação dos recursos naturais, permitindo o relacionamento entre homem-natureza;

·Conscientização sobre uma alimentação saudável.

i)Encaminhamentos Metodológicos:

Este projeto será aplicado aos alunos do ensino fundamental de 5ª a 8ª série do Colégio Algacyr Munhoz Maeder, localizado no Bairro Alto em Curitiba.

Aulas teóricas e as práticas estarão sempre sendo conciliadas para que os alunos possam ter base teórica para as aplicações práticas. Para a preparação do espaço e execução do projeto, serão seguidos os seguintes procedimentos:

1.Escolher local adequado (próximo a uma fonte de água e com incidência de luz solar na maior parte do dia);

2.Delimitar a área para o plantio;

3.Carpinar o mato e revolver a terra;

4.Delimitar os canteiros (1m por 5m);

5.Adubar o solo com esterco e restos orgânicos;

6.Nivelar o canteiro e colocar garrafas ao redor;

7.Fazer o plantio na sementeira;

8.Regar duas vezes ao dia;

9.Preparar pulverizadores ecológicos para o controle de pragas;

10.Processo de conscientização quanto à higiene necessária para a manipulação de alimentos e quanto à importância da horta escolar, feito pelos próprios alunos envolvidos no projeto através de palestras.

j) Recursos Materiais e Humanos necessários:

Materiais:

·Terra;

·Adubos;

·Sementes;

·Mudas;

·Ferramentas para horticultura;

·Restos de alimentos;

Humanos:

·Professores;

·Alunos responsáveis: por carpinar e por revolver a terra, por delimitar os canteiros, pelo preparo do solo, pelo plantio, por regar, pela pulverização e por acompanhar o desenvolvimento da planta sobre o solo;

·Funcionários que preparam a merenda escolar

k)Identificação e descrição do espaço onde será desenvolvida:

O espaço escolhido para a elaboração na horta, será o espaço vazio localizado entre a sala dos professores e a cozinha o que facilita a sua retirada para aproveitamento na merenda escolar. Além, de se encontrar isolado das demais dependências do colégio, o que dificulta qualquer tipo de degradação. O espaço é ideal para a construção de uma horta permitindo a formação de ........ canteiros

l) Cronograma de Atividade:

O projeto terá início no primeiro bimestre, porém se caracteriza por ser uma atividade continuada, portanto, não tem hora ou tempo de duração que possa ser preestabelecido. Afinal, uma vez montada a horta é possível imaginar, que a cada ano, novas turmas darão continuidade ao projeto.

A conscientização quanto a higiene para a manipulação de alimentos e a conscientização sobre a horta e sua importância envolverá toda a comunidade escolar, sendo que os alunos estarão colocando em prática os conceitos aprendidos por meio de palestras para os demais alunos e funcionários da escola.

ATIVIDADES

1º BIMESTRE

2º BIMESTRE

3º BIMESTRE

4º BIMESTRE

Delimitar a área para plantio

x

 

 

 

Carpinar o mato e revolver a terra

x

 

 

 

Delimitar os canteiros

x

 

 

 

Adubar o solo

 

x

 

 

Fazer o plantio

 

x

 

 

Palestras para conscientização

 

 

x

x

 

m) Critérios, estratégias e instrumentos para avaliar, periodicamente o desenvolvimento da atividade:

A avaliação será feita no decorrer do projeto de forma diagnóstica, observando os aspectos do desenvolvimento afetivo e cognitivo do aluno. Será também observado se houve mudança no comportamento em relação aos cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Também serão observados a fim de serem cotados como nota parcial, enfocando o comprometimento do aluno como agente social de transformação em seu meio. As palestras servirão para avaliação sobre todo o aprendizado no projeto.

Referências Bibliográficas:

ASSOCIAÇÃO ITUANA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL. Disponível em: <http://www. www.aipa.org.br>. Acesso em: 23 out. 2008.

DANELON, M. A. S.; DANELON, M. S.; SILVA, M. V. Serviços de alimentação destinados ao público escolar: análise da convivência do Programa de Alimentação Escolar e das cantinas. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas, 13(1): 85-94, 2006.

KUREK, M.; BUTZKE, C. M. F. Alimentação escolar saudável para educandos da educação infantil e ensino fundamental. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG. Vol. 3 n. 9 - jul.-dez./2006, p. 139-144.

LERIPIO, Alexandre. Desenvolvimento Sustentável. A Notícia, 13 de setembro de 2000.

MARTINS, Maria Helena Lopes. FELÍCIO, Rita. Construindo o conhecimento. Ed: FTD – São Paulo, 2000.

MATOS, F. A. C. Disponível em: <http://www.sigma.g12.br/projetos/projeto.aspx>. Acesso em: 20 out. 2008.

PINTO, Geruza Rodrigues. LIMA, Regina Celia Villaça. Dia –A – Dia do Professor. Ed: FAPI LTDA – Belo Horizonte.

SEPLAN (SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DA BAHIA). Disponível em: <http://www.seplan.ba.gov.br/publicacoes/6estrategias/Estrategia3.pdf>. Acesso em: 01 set. 2008.