Resumo

Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos agricultores rurais, tendo como mão de obra a família. Ressalta-se que os países que mais prosperaram em termos de agricultura foram aqueles em que essa atividade está fundada na estrutura familiar, fato que levou a redução da desigualdade social, além de que essa atividade é responsável por aproximadamente 70% dos produtos que abastecem o país. Em vista disso, o objetivo deste artigo é mostrar a importância da agricultura familiar, em especial, a produção da horta familiar, atividade que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores do Assentamento Jaraguá. Tendo como discussão a importância da horta no contexto, sendo desenvolvido através de metodologia qualitativa e os procedimentos de pesquisa se basearam na aplicação de questionários, textos referentes ao tema e entrevistas com pais dos alunos do nono ano e a professora da Escola Agrovila Central.

  1. INTRODUÇÃO

A horta no assentamento Jaraguá é o objeto de estudo desse artigo, pois nos levou a ter clareza de que a melhoria da qualidade de vida dos assentados não basta tão apenas à colaboração dos membros das famílias no processo de produção de hortas, mas também o associativismo e a organização política dos agricultores.

A relação organização política e produção é fundamental para garantir a subsistência, a melhoria da qualidade de vida e a reprodução da identidade cultural do pequeno produtor rural. Por outro lado, é por meio da associação em cooperativas ou em sindicatos que esses trabalhadores tomam consciência de que são os grandes responsáveis por aproximadamente 70% do abastecimento urbano de gêneros alimentícios, assim como de outros produtos.

Nesse processo é importante também considerar o cultivo da horta como sustentabilidade. A palavra sustentável é originada do latim: “sus-tenere” e significa sustentar, suportar ou manter. É utilizada, na língua inglesa, desde o século XIII, mas, somente a partir dos anos 1980, o termo “sustentável” realmente começou a ser utilizado com maior frequência (KAMIYAMA, 2011). Consolida-se o conceito de desenvolvimento sustentável:

“o atendimento das necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades” (PINTO et al., 2011). Uma vez que esse tipo de agricultura se utiliza de pequenos terrenos, fato que garante a preservação de reservas florestais e do meio ambiente. Entender as questões que envolvem a agricultura familiar desencadeadas no Assentamento, assim como em outros, nos levou a refletir sobre os motivos que levam a agricultura familiar tornar-se responsável por uma produtividade tão alta, que abastecem o país e ao mesmo tempo tem pouco investimento ficando em segundo plano.

O município de Água Boa esta situado no Estado de Mato Grosso, na porção leste do estado de Mato Grosso, já o Assentamento Jaraguá esta a Oeste da área correspondente ao município de Água Boa MT. Sendo sua economia a pecuária e agricultura, clima tropical, bioma cerrado.

Em termos de Geografia o Assentamento Jaraguá e, consequentemente, as hortas, mostram a importância do lugar enquanto espaço de moradia, convivência, permanência, identidade e sobrevivência das famílias.  Segundo Castro Giovanni:

A geografia talvez seja a disciplina que mais trabalha com práticas interdisciplinares, percorrendo um leque de possibilidades na área da educação. No mundo globalizado, não há como evitar a recorrência aos conceitos básicos da geografia – lugar, região, paisagem, território, territorialidade – para entender as diferentes concepções de mundo e a transformação das sociedades. (CASTROGIOVANNI, 2007: 44).

Assim, enquanto fragmento do espaço brasileiro, o Assentamento Jaraguá é uma somatória de formas geográficas que se modificam continuamente em função de necessidades econômicas, políticas, sociais e culturais. Para Milton Santos (1997, p. 15) “é no espaço onde ocorrem todas as relações sociais, relações que modelam e/ou transformam as paisagens a fim de atender aos interesses econômico-sociais, com evidências nos arranjos socioespaciais”, mas, isto é, aparecendo nas construções e nos arranjos destinados à pecuária, à agricultura, à cultura entre outros.

Isso implica dizer que os parceleiros do Assentamento Jaraguá ao modificarem o território demarcado pelo INCRA, (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) vão territorializando seus lugares, levando ao aparecimento de várias paisagens. Nesse processo fica evidente que o lugar é uma importante categoria uma vez que os moradores vão construindo suas identidades como “exigência” à permanência no Assentamento, sendo a horta atividade de destaque nesse processo.

Para entender como ocorre esse processo no Assentamento Jaraguá nos utilizamos da metodologia qualitativa e os procedimentos de pesquisa se basearam em leitura de autores que tratam do tema, além da observação in loco e entrevistas sendo escolhidos três produtores que vendem seus produtos na cidade de Água Boa MT, onde fica a feira coberta que comercializa  produtos alimentícios e artesanatos.

Os produtos que são levados à feira em Água Boa são: alface, quiabo, jiló, abobora, leite, queijo, abacaxi, pepino, tomate, couve, almeirão, Pimenta, batata, mandioca, cheiro verde, laranja, limão, murici, caju, guariroba, frango, carne de porco, banha de porco, pano de prato, chinelo bordado, tapete de barbante e de tecido, rapadura, melado de cana. Sendo estes produtos produzidos dentro do Assentamento Jaraguá que se localiza a cinquenta quilômetros de Água Boa, que tem aproximadamente setecentos e trinta e quatro pessoas residentes neste local.

Vale lembrar que poderia ser maior o número de pessoas morando nesse Assentamento, mas devido às dificuldades de se conseguir recursos financeiros para investir em infraestrutura, maquinários, recursos hídricos entre outros, alguns assentados acabam arrendando suas terras[1] para poderem se manter ou sobreviver no meio urbano. Em decorrência disso, estima-se que uns 30% dos assentados estão residindo em cidade vizinha trabalhando em outros serviços para o sustento da família.

Pelas entrevistas com agricultores do Assentamento Jaraguá, foi possível entender os pontos positivos e negativos que envolvem a agricultura familiar. Todos os entrevistados foram unânimes em dizer, que a feira é um dos lugares onde se tem liberdade para negociar sua mercadoria e assim, obter uma renda familiar, renda esta que é decorrente da venda de vários produtos, alimentícios, naturais e artesanatos entre outros, a feira coberta fica localizada na cidade de Água Boa MT, aproximadamente 50 km do Projeto Assentamento Jaraguá. Segue a imagem do mapa de localização do Município de Água Boa-MT, facilitando assim a compreensão da distancia e localização do município de Água Boa no mapa do Brasil e do estado de Mato Grosso.

Qual é a importância de uma horta família? Segundo a senhora CAS, a horta familiar é muito importante, porque produz as verduras para consumi-las e ainda gerar novas rendas. De acordo com os entrevistados é a fonte de renda dos assentados. Como é a rotina de uma família de agricultor familiar?  A senhora CAS, durante a semana produz os produtos para leva-los à feira nos dias de domingo. “A dinâmica de um agricultor familiar não é fácil, mas vale a pena”, disse a senhora. Acrescentou “existe alguma dificuldade para se produzir hortaliças no assentamento, que é a água, transporte e recurso é o que dificulta o trabalho com hortaliças”. Horta como meio Sustentável é rentável? Segundo a senhora FF, “se for bem organizada é sim”. A horta familiar é a única fonte de renda da família? Para ela “sim é a renda de duas famílias que é a dela e a do pai”. Quais as outras fontes de renda você tem como alternativa? Conforme disse a senhora CNS, “ela ainda conta com a renda da filha que trabalha na escola e o gado”. Respondendo as três ultimas perguntas disseram que, sem dúvida nenhuma, quase todos os assentados tem como renda a horta e criação de pequenos animais, e artesanato como forma de sustentabilidade.

Uns vendem apenas na feira, outros entregam também em escolas para merenda e em mercados. Quando perguntados a respeito dos pontos negativos da agricultura familiar, citaram que é muita, entre eles a dificuldade de recursos hídricos, pois temos escassez de água em alguns sítios no Assentamento, o que dificulta o uso da irrigação. Outro ponto negativo é à distância visto que nem todos os produtores possuem veículos para o transporte dos produtos até a cidade, às vezes precisam da ajuda de outros parceleiros.

Os entrevistados também disseram que quanto maior o número de produtores a tendência é de baratear os custos e ainda facilitar o transporte, a comercialização. Outra dificuldade enfrentada pelos agricultores familiares diz respeito ao armazenamento dos produtos perecíveis que sobram da venda na feira, sem condições de armazená-los resta à perda desses produtos.

Metodologia  na primeira etapa, foi feito a escola da turma em que ia desenvolver o projeto, então decidi que seria melhor a turma do nono ano por ser maior, seria mais fácil para desenvolver, juntos escolhemos quantos e quais são as pessoas que seriam entrevistadas, então começamos a fazer o estudo biográfico do assentamento, fomos atrás das pessoas pioneiras do assentamento, onde foi feito a entrevista, de como foi feito o assentamento, os conflitos, as dificuldades. Foi relatado como o progresso veio e como hoje já tem muito que vive da renda da agricultura familiar.

Logo após foi feito o encerramento do projeto, fazendo um seminário com os alunos do nono ano para toda a escola, onde despertou a curiosidade de muito, alunos pelo a história do assentamento Jaraguá.

[...]