Horror

"7 aquilo que se mostra desagradável ou extremamente aborrecido" ? Dicionário Eletrônico Hauaiss.

Nesta semana, a mídia se fartou de comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal, que contrariando a previsão constitucional, aprovou a união entre pessoas do mesmo sexo.

Decisão histórica, a qual segundo alguns analistas nos coloca em igualdade de condições a algumas nações desenvolvidas que há muito tempo já aceitam essa união. Segundo os jornais, radio e a televisão, a rejeição homofóbica se dá por preconceito e atraso de nosso povo. Ser evoluído, portanto, é aceitar os direitos das minorias, porque isso agora é moda.

Já no segundo dia após a aprovação, se vê estampado nos jornais a sena de dois "homens" se beijando em praça publica e outros aos abraços em comemoração à vitória da liberalidade. E já é reivindicando a criminalização daqueles que que sejam contra a promiscuidade pública, nesses relacionamentos. Essa polêmica e a forma de tratar o assunto de modo espetacular, constituem um verdadeiro horror.

Sem afetação, é preciso separar o direito do cidadão a exercer a sua opção sexual com liberdade e o direito do publico em geral não ser agredido por atos libidinosos públicos, praticados por gay ou não. Acredito que o atentado ao pudor não tenha sido revogado, ainda. Não devemos esquecer que o fato de haver um casamento civil autorizado implique, necessariamente, em comportamento antiético publico praticado por quem quer que seja. Não se confunda, portanto, alhos com bugalhos. Acredito que educação e respeito não tenham sido revogados, ou foram?

Neste momento, causa-me horror incontido, ser testemunha ocular de ver o STF, por unanimidade, aprovar um novo valor ? para uma minoria barulhenta com o apoio irrestrito da mídia ? porque, para ela, isso vende anúncios, o que é bem diferente de normatização social - em detrimento dos direitos da maioria dos cidadãos trabalhadores que saem de suas casas altas madrugadas e não tem se quer o direito a um transporte público digno, isso eu conheço na prática a mais de cinquenta anos.

Por que esses senhores nunca se pronunciaram a respeito dos milhões de pessoas que dependem, diariamente, de ônibus, trens e barcas ? que por anos a fio maltratam, espezinham todos os seus usuários, com serviços caros, precários e sub-humanos? Por que não se compara esse tratamento às nações mais evoluídas? Será que nesses países o transporte público é comparável ao nosso?

O serviço público de transporte para o cidadão também está previsto como direito do cidadão, aliais como saneamento básico, educação e moradia, então por que razão os Ministros, guardiãos da constituição, não priorizam a discussão desses direitos, pensando, discutindo e assegurando a uma maioria avassaladora, o direito de ir e vir sem ser tratado como "sardinhas em lata" - ou, ser assegurado um mínimo de respeito aos seus direitos. Por que não se prioriza a discussão de todos os direitos constitucionais negados à maioria?.Por que Deus?, por quê?, que horror.

Apolinario de Araujo Albuquerque Rio, 07 maio 2011.