Deve ser de ciência de todos que o Brasil possui mais de um fuso-horário e o que é considerado como o oficial do país é exatamente o horário de brasília.

Caso você decida viajar para outros estados brasileiros, principalmente na região norte do país, poderá encontrar diferença entre a hora de brasília e o horário daquela região. Para saber diferenciar o fuso horário de cada região, existe uma sigla chamada UTC (Universal Time Coordinated ) que traduzido significa Tempo Universal Coordenado, e serve justamente para medir o tempo através de coordenadas pelo mundo.

 

No fuso horário de brasília se aplica o UTC-3, isso quer dizer que, a hora é medida em -3 em relação ao Tempo Universal Coordenado. Sendo assim, durante o meses do horário de verão, a medida muda para -2, já os estados que não aplicam-se o horário de verão possui outros UTC's diferentes.

  • UTC -2: Este fuso horário abrange os estados de São Paulo, Fernando de Noronha, Trindade, Atol das Rocas e Martim Vaz. No perídodo de horário de verão, ele passa a ser usado também em Brasília, Goiás, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo.
  • UTC -3: Este fuso horário é aplicado no Distrito Federal, e também nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste como um todo. Goiás, Tocantins, Amapá e Pará também usam essa medição de horário.
  • UTC -4: Este fuso horário se aplica em Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Amazonas.
  • UTC -5: Este abrange apenas alguns municípios do Amazonas e do Acre.

Aproveite para ler também sobre: