A homossexualidade está presente desde os tempos mais antigos, vide por exemplo os homens em Esparta, que tinham livremente relações sexuais com companheiro do mesmo sexo, e de forma que era aceita pela sociedade, por fazer parte da cultura espartana, embasados no sistema de que a mulher foi feita para procriar e o homem para amar. Outros exemplos de homossexualismo encontraremos ao estudar tribos africanas, indígenas e etc...
Na sociedade moderna, o homossexualismo é altamente reprimido, por não fazer parte da nossa cultura, a relação homossexual foge aos padrões "normais" estipulados pela sociedade, apesar de ultimamente a população gay, estar crescendo aceleradamente, esses padrões conservadores ainda são mantidos pela maioria hetero.
Os homofóbicos atacam, por não ter em si implantado a idéia de liberdade individual, que se formos analisar é muito mais importante e significativa do que os padrões de normalidade da sociedade. Eles ainda se apóiam na religião, na própria natureza, querendo dar a entender que o homossexualismo é algo bizarro e coisas do tipo. Porém se formos analisar as justificativas, primeiro a de se apoiar nos fatos naturais, a espécie humana é a única a não integrar a homossexualidade em sua sociedade de forma pacífica, em varias pesquisas são demonstrados exemplos de homossexualismo em varias espécies de animais, e agora se formos rever os conceitos religiosos, e julgar o homossexualismo de acordo com o escrito na bíblia, devemos julgar de tal forma todo o comportamento humanos que foge a esses padrões, e excluir da sociedade tal erro, e punir os " infratores" assim como fazem os homofóbicos.
Independentemente de cada escolha sexual, deve-se ter respeito ao próximo, até porque todos nós temos direitos iguais e assegurados pela constituição.