Homossexualidade e dignidade

Partindo do princípio de que homossexualidade é uma característica ou qualidade de um ser humano ou não, que sente atração física, estética ou emocional por outro ser do mesmo sexo ou gênero, cai por terra todos os outros conceitos sobre o assunto.

Diversos outros nomes (rótulos) se dá a esta condição. No entanto, foge-se do conceito real do que vem a ser homossexualidade. Vale lembrar aqui dos conflitos emocionais e sociais que passam os homossexuais no dia a dia. São de todas as esferas e tamanhos, uma vez que o próprio meio familiar, social, afetivo favoreceu. O que se deve estar em questão, não é o fato de ser homossexual, e sim a dignidade com que este ser vive a sua condição. Falar em dignidade é falar de princípios e não de direitos. Direito é algo que pode ser renunciável e a dignidade não pode ser renunciada, pois não pode faltar em qualquer ocasião da vida. Ser homossexual, portanto, implica em ter dignidade e neste contexto esta a moral e os direitos dos outros. O escândalo, a prostituição, a libertinagem, a conduta desonesta, sim, podem ser removidas da vida mesmo em situação de homossexualismo. O ser que se sente atraído por outro ser do mesmo gênero não precisa necessariamente se escandalizar ou utilizar para o seu padrão de vida, textos de linguagem vulgar. O homossexual masculino ou feminino antes de tudo, é um homem e uma mulher, e nada pode mudar isso. Assim, deve se comportar dignamente como tal. A sexualidade, o ato intimo entre os dois, deve ser algo particular, já que se trata de foro íntimo. A ação contrária põe em risco a dignidade da relação entre as duas pessoas. Dizer que o homossexual não deve existir, é negar a própria história da humanidade e até mesmo da natureza, onde também acontece. Rotular como possuídos, herdeiros do inferno, ou coisas do gênero é cair no crime do preconceito e deve ser tratado nos tramites legais. O homossexual está aí, em todos os segmentos da sociedade, vivendo simbioticamente no planeta e sendo fato, nada os impede. Cabe a cada um viver a sua condição, com dignidade, comportando-se como pessoa humana, digna e capaz, sem para isso utilizar de meios escandalosos que somente vem a denegrir a pessoa e consequentemente a classe inteira. Viver com seu parceiro, de forma regular, sem escandalizar-se é possível e é bonito. O amor entre duas pessoas nunca deve ser dito como feio, pois tudo que tem amor é lindo. Não cabe a ninguém, por mais pensador que seja, dizer que não há amor entre dois seres do mesmo gênero, pois o amor é sentido pela pessoa em questão e jamais classificado por terceiro. Se sente amor, é lindo e ponto.

Em suma, ser digno, convivendo na simbiose do planeta é um dever de todos. Heteros ou Homos, respeitando a si mesmo, seu cônjuge, a sociedade em que vive, pagando suas contas e sendo feliz verdadeiramente sem se preocupar com rótulos impostos e especialmente não se autorrotular com atitudes que não são dignas para a vida em comum. Enfim, a homossexualidade e a dignidade, não tem porque caminharem separadas, pois as duas fazem parte do conjunto que forma o ser em questão e quando esta última não é um direito, portanto não pode ser renunciada, pois o ser humano inteligente por natureza, pensa.E se pensa, age de acordo com sua existência.