HOMOSSEXUALIDADE ADOLESCENTE

O tema mais complexo da diversidade é a sexualidade, longe de classificações e de enquadramentos baseados em padrões culturais, legais e religiosos. As forças da natureza e da individualidade, reprimidas por esses padrões, têm sido inesgotável fonte de sofrimento e conflito.

Como a sexualidade, não se revela apenas na idade adulta e acompanha toda a vida do ser humano, precisa ser respeitada em suas delicadas e variada manifestações, sem prejuízo da orientação ética da família e educadores e não reprimida e recalcada a extremos inadmissíveis.

Somente em casos de expressões patológicas da sexualidade devem receber acompanhamento profissional adequado

Em se tratando de homens e mulheres maiores e capazes de exprimir livremente sua vontade e seus desejos, sem agredir direito alheio, a regra deve ser a tolerância.

Homossexuais, bissexuais, transgêneros, travestis devem ser respeitados na realidade de sua condição. Essas orientações sexuais não estão associadas ao caráter, à decência nem à ética, qualidades que podem existir tanto naqueles cidadãos quanto nos heterossexuais.

A homofobia (a aversão aos homossexuais) é inaceitável em uma sociedade solidária, que deve acolher e proteger todos os seus membros, independentemente de orientação sexual.


? A questão da homossexualidade não é nova, mas foi principalmente na última década que se verificou um crescente interesse no seu estudo e análise.

? O surgir da discussão sobre os direitos individuais, o maior respeito pelas determinações e orientações de cada um, a introdução da questão "HIV", bem como os dados científicos baseados na evidência, permitem debater este assunto sem tantos preconceitos

COMO DEFINIR A HOMOSSEXUALIDADE?

Pode-se designar homossexualidade como a atração sexual, emocional e afetiva de pessoas de um gênero por pessoas do mesmo gênero. E aqui convém dizer que falamos de "gênero" e não de "sexo", que são coisas ligeiramente diferentes

HOMOSSEXUALIDADE ADOLESCENTE
? A questão da homossexualidade não é nova, mas foi principalmente na última década que se verificou um crescente interesse no seu estudo e análise.
? O surgir da discussão sobre os direitos individuais, o maior respeito pela determinação e orientação de cada um, a introdução da questão "HIV", bem como os dados científicos baseados na evidência, permitem debater este assunto sem tantos preconceitos
A HOMOSSEXUALIDADE NÃO É UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

? Não se escolhe ser homo, hetero, trans ou bissexual;
? A opção pessoal é a forma de comportamento e os estilos de vida que as pessoas, homossexuais (ou não) adotam
? As experiências homossexuais, durante a adolescência, não são um fator decisivo da sua orientação futura.
? Os adolescentes homossexuais partilham os mesmos padrões de desenvolvimento dos seus congêneres heterossexuais;
Os riscos que correm, relativamente às doenças de transmissão sexual, como a infecção a HIV ou outras, exigem as mesmas estratégias de educação para a saúde

Sendo uma minoria social os homossexuais estão sujeitos a uma pressão social e levados para a clandestinidade, que pode trazer um menor acesso aos serviços, um maior desconhecimento de informação e, também, um aumento dos problemas psicológicos e sociais, numa adolescência já pontuada por dúvidas, angústias e "duelos" entre modelos de vida, de comportamentos, de relações e de concepções de sociedade.

PROBLEMAS A VÁRIOS NÍVEIS

 PSICOSSOCIAIS DERIVAM FUNDAMENTALMENTE DO FENÓMENO DE EXCLUSÃO;

 SOCIEDADES ONDE OS CONCEITOS RELIGIOSOS, MESMO NOS NÃO PRATICANTES E NÃO CRENTES, TEM UM PESO EM PEQUENAS COISAS DO DIA-A-DIA;

 ESTIGMATIZAÇÃO SOCIAL E A HOSTILIDADE.

 O RISCO DE SUICÍDIO;
 SITUAÇÕES DEPRESSIVAS;
 USO DE DROGAS;
 ABANDONO DOS ESTUDOS;
 COMPORTAMENTO EXIBICIONISTA, ASSOCIADO A UMA VONTADE DE AUTO-AFIRMAÇÃO EXACERBADA.
A FAMÍLIA E A SOCIEDADE

 Não é apenas em nível da sociedade que um adolescente homossexual encontra problemas, pelo contrário. No nível da família e do grupo de amigos as atitudes hostis e de incompreensão, ou de humilhação e até agressividade podem ser a regra.


 O desprezo a que podem ser votados leva, muitas vezes, a sofrerem assédios, ataques e outros tipos de situações, desde "partidinhas dos colegas" e brincadeiras de mau gosto até violência inter-pares;

 Por outro lado, a estigmatização e os preconceitos podem impedir uma socialização completa, com repercussões no desenvolvimento a todos os níveis, a escolaridade, sucesso educativo e na integração laboral, conduzindo à exclusão.

TEMOS QUE EVOLUÍR PARA UMA CIDADANIA PLENA

 É NORMAL NA ADOLESCÊNCIA HAVER CERTA "AMBIGÜIDADE" QUANTO À ORIENTAÇÃO SEXUAL, RESULTANTE NÃO APENAS DA NECESSIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO E DE CONDUTAS DE ENSAIO, COMO DAS VÁRIAS HIPÓTESES AFETIVAS QUE SE COLOCAM A QUALQUER JOVEM.
 A AMIZADE, POR EXEMPLO, PODE SER CONFUNDIDA PELO PRÓPRIO COM AMOR, SOBRETUDO, PARA QUEM NUNCA EXPERIMENTOU CERTAS SENSAÇÕES E SENTIMENTOS.
 O QUE É IMPORTANTE É QUE OS JOVENS NÃO SE SINTAM CULPABILIZADOS OU PRESSIONADOS, E QUE TENHAM ACESSO ÀS FONTES DE INFORMAÇÃO SOBRE SEXUALIDADE, RELAÇÕES SEXUAIS.


Qual a causa da homossexualidade?
 Estudos sugerem que a homossexualidade tem origem biológica. Em 1991, o neurocientista anglo-americano Simon LeVay, examinando o hipotálamo, zona chave da sexualidade no cérebro, descobriu que a região INAH-3 era duas e três vezes menor nos homossexuais.

 Outros dois estudiosos, Bailey e Pillard, provam a existência de um componente genético para a homossexualidade, deixando claro que apenas 40% da orientação sexual viriam dos genes, outra causa seria o desenvolvimento biológico do feto ainda no útero e os hormônios pré-natais.

 A psiquiatra Carmita Abdo, fala que a homossexualidade é o resultado da interação dos fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Viver numa sociedade que aceita a diferença é uma forma de promover a cidadania e os direitos individuais e coletivos.



O UNIVERSO DO GENÊRO

"Eu nasci homem mais sou mulher
Ou nasci mulher mais sou homem
Não sou homem nem sou mulher
Mais "posso ficar no meio também"
Francisca Elizabeth (Beth Souza)


Cnsultas
http://ateusbr.blogspot.com/2007/05/j-se-nasce-homossexual.html