PRAINHA - PARÁ

SANTA MARIA DO URUARÁ – REGIÃO DO URUARÁ

 

 

 

 

 

 

 

 

HOMENAGEM E ENTREGA DE CERTIFICAÇÃO AOS COMUNITÁRIOS: Reconhecimento dos Serviços Prestados à População de Santa Maria do Uruará

SANTA MARIA DO URUARÁ – PRAINHA PARÁ

2013

 

 

IDENTIFICAÇÃO

Evento: 1ª HOMENAGEM E ENTREGA DE CERTIFICAÇÃO AOS COMUNITÁRIOS: Reconhecimento dos Serviços Prestados à População de Santa Maria do Uruará.

Local: Vila de Santa Maria do Uruará – Prainha Pará.

Espaço: Espaço social (sedes de entretenimento) cedida.

Público Alvo: Moradores de Santa Maria do Uruará que se destacaram nos serviços em prol da população, assim como agentes públicos.

Faixa Etária: adulta imputável.

Período de desenvolvimento: ano de 2013.

Carga Horária: 40 h

Início do Projeto: 23 de agosto de 2013.

Período de Vigência: Permanente.

Parcerias: Escola Municipal de Ensino Fundamental “EZILDA ARAGÃO BRASIL”; Associação de Moradores (AMOSAMUR), comunitários da Vila de Santa Maria do Uruará; instituições locais (Igrejas, comerciantes, empresários locais), Câmara Legislativa Municipal, Poder Público Municipal.

INTRODUÇÃO

A busca pelo reconhecimento de seus trabalhos e atividades  sempre foi uma maneira das pessoas e instituições se sentirem realizadas no meio social em que atuam, buscando cada vez mais se aperfeiçoarem, seja estruturalmente, seja melhorando os aspectos de seus produtos oferecidos diariamente à sociedade em que estão inseridas. Logo, esse reconhecimento deve ser feito diante de análises aprofundada, através de estudos ou pesquisas que possibilitem a identificação mais coerente e eficaz de quem realmente está dentro dos requisitos necessários para este reconhecimento e homenagem.

Isto também, somente será possível, quando se estuda os implicadores positivos que contribuem para a vida social de quem realmente recebe estes serviços ou atividades: a população com suas exigências diárias, suas necessidades de cunho comercial, e outras básicas, como alimentação, transporte, educação, saúde, saneamento, infra-estrutura espacial, de mobilidade, de serviços ou mesmo de representações, seja administrativa, de gestão ou social.

Desta forma, entende-se que o reconhecimento busca elevar o caráter de participação do homenageado, onde cada vez mais este, se aperfeiçoará, buscado introduzir e apresentar à sociedade melhorias, as quais possam suprir os desafios diariamente encontradas em sociedades organizadas, as quais almejam progresso e desenvolvimento, em uma síntese justa e democrática.

JUSTIFICATIVA

Na ausência de um evento de caráter social/comunitário que possibilite o reconhecimento de cidadãos que se destacaram na prestação de serviços e outras áreas de atividades em prol da população da Vila de Santa Maria do Uruará, anualmente, propôs-se a elaboração e execução deste projeto, denominado de HOMENAGEM E ENTREGA DE CERTIFICAÇÃO AOS COMUNITÁRIOS: Reconhecimento dos Serviços Prestados à População de Santa Maria do Uruará, o qual tem como finalidade principal, prestigiá-los e homenageá-los e reconhecê-los através da entrega de certificados a estes agentes que possibilitaram à comunidade de Vila de Santa Maria do Uruará o desenvolvimento entre os variados aspectos que perfazem a sociedade local da Vila de Santa Maria do Uruará – Prainha Pará, especialmente àqueles envolvidos com as várias modalidades e atividades sociais, comerciais e representativas, e que alguma forma dar ênfase ao trabalho e desenvolvimento de novas perspectivas condizentes com a realidade dos indivíduos locais. Sendo que, neste Projeto, pode-se mostrar as limitações existentes entre os que serão escolhidos através da pesquisa feita junto a uma parcela ou amostragem da população local, não levando ou considerando a competitividade como  objetivo a ser alcançado, porém, fazendo com que a cada ano as melhorias sejam visíveis, possibilitadas por estes agentes,. No entanto, o respeito, o compartilhamento, integração e a inter-relação social, devem ser os pontos mais coerentes e elevados na realização e execução deste evento, que a cada ano possamos contar com a contribuição de novos parceiros, na só na realização do evento, mas aprofundando cada vez mais a sua contribuição e interação com a comunidade ou comunitários locais, oferecendo um serviço de qualidade, o qual reflita positivamente no progresso, na cidadania, no desenvolvimento e nas virtudes e anseios deste povo.

No entanto, acreditamos no sucesso deste projeto só será viável, se existirem parcerias que vejam com credibilidade este reconhecimento feitos aos colaboradores da população: como entidades representativas, escolas, gestores educacionais, associações, Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, que tanto quanto tem a responsabilidade e dever de permitir ao cidadão um olhar mais profundo sobre seus valores como sujeito ativo dentro de uma sociedade sonhada e construída democraticamente.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Promover um evento de entrega de certificados em reconhecimentos às parcerias anuais à população da Vila de Santa Maria do Uruará.

Objetivos específicos:

  • Reconhecer as parcerias sociais que trabalharam em prol da população local;
  • Entregar documentos reconhecidos por instituições representativas locais;
  • Mostrar a importância do trabalho de interação entre as várias instituições, a população e as empresas locais;
  • Promover a socialização entres agentes contemplados através do estudo realizado.

METODOLOGIA

Estratégias de Execução: (Processos Metodológicos):

Etapa Nº 01: Estudo da situação/desafio na comunidade.

Etapa de Nº 02 - Elaboração de questionário direcionado à pesquisa de campo ;

Etapa de Nº 03 - Execução da Pesquisa através de uma amostragem da população de Santa Maria do Uruará.

Etapa de Nº 04 - Coleta dos dados entre os agentes entrevistados na pesquisa.

Etapa de Nº 05 – Elaboração da relação dos contemplados e entrega dos convites aos contemplados.

Etapa de Nº 06 - Solicitação do espaço, equipamentos e divulgação do local e data de entrega da Certificação.

Etapa de Nº 07 - Realização da Entrega dos Certificados aos homenageados do ano.

Etapa de Nº 08 - Avaliação do processo e análise dos resultados.

RECURSOS:

Recursos Humanos: Profissionais da Educação, comunitários, certificandos.

Recursos Materiais: papel Chamex, pautado, papel fotográfico, cartolina, impressora, computadores, cadeira, materiais de expediente, microfone, caixa, amplificada, data show, tela de retroprojeção, pen-driver, canetas, entre outros.

CRONOGRAMA

           Dia/Mês/Ano

Atividade

 

Agosto de 2013

Setemb./Out. de

2013

Novembro de 2013

Dezembro de 2013

Estudo da situação/desafio na comunidade.

 

X

 

 

 

Elaboração de questionário direcionado à pesquisa de campo.

 

X

 

 

 

 

 

Execução da Pesquisa através de uma amostragem da população de Santa Maria do Uruará.

 

 

X

 

 

 

 

 

 

Coleta dos dados entre os agentes entrevistados na pesquisa.

 

 

X

 

 

 

Elaboração da relação dos contemplados para o recebimento da Certificação.

 

 

 

X

 

Elaboração e entrega dos convites aos contemplados.

 

 

 

X

 

Solicitação do espaço, equipamentos e divulgação do local e data de entrega da Certificação.

 

 

 

 

X

 

 

 

Realização da Entrega dos Certificados aos homenageados do ano.

 

 

 

 

X

Avaliação do processo e análise dos resultados.

 

 

 

 

X

 

 

AVALIAÇÃO

O Processo avaliativo será processual, analisando os pontos positivos e negativos, durante todo o processo, desde o seu estudo até a análise dos resultados projeto. Possibilitando novas metas, estratégias e metodologias a serem seguidas e implantadas, no sentido de melhorar o interesse, a socialização e inovação das características do projeto.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal Brasileira. Brasília, 1988.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas Transversais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

 

Data: 23/08/2013

Ass. Proponentes: ________________________________________________.

                                                  SYDNEY PINTO DOS SANTOS