A humanidade enfrenta momentos importantes de grandes mudanças e transformações sociais que são abençoadas pelos ventos da liberdade, objetivando estabelecer novas regras de convívio harmonioso no planeta terra, regras voltadas ao amor fraterno entre as pessoas e os povos.

A ditadura de uma pessoa ou um grupo de pessoas corrompe a humanidade. Acreditamos que no cenário atual do nosso orbe terreno já não pode prevalecer as condutas patrimonialistas dos homens públicos. O ser humano não foi criado para ser subjugado por forças autoritárias que desejam reduzi-lo à condição análoga a de escravo. Somos seres livres e responsáveis pelas nossas condutas pessoais e agentes modificadores da sociedade. Entretanto, devemos assumir a nossa responsabilidade na estrutura do convívio social.

Quem sou eu? De onde eu vim? Para onde eu vou? São perguntas que nos convidam a perquirir sobre o sentido da vida, a personalidade, o destino, a dor, a luta pela sobrevivência, o sofrimento humano e muito outros temas intrigantes sobre o homo erectus.

"Homem, conheçe-te a ti mesmo". Mas como podemos realizar esta descoberta da nossa individualidade plena? Como podemos adentrar os enigmas da vida humana? Somos o quê, mero corpo material, ou temos uma origem espiritual?

Teixeira de Pascoaes afirmou que "o erro da sociedade " era o de "ser um maquinismo em vez de ser um organismo" 1.

Como organismo, devemos ser vistos como um conjunto em que cada órgão tem igual valor para o todo, que cada órgão ? parte do todo - é cuidado para o seu bom funcionamento e durabilidade do organismo. Nenhum órgão é descartável.

A vida representa uma grande oportunidade para intuirmos a essência humana. Entretanto, para termos êxito, devemos superar a concepção de maquinismo, onde qualquer peça é descartável e substituída por outra, e intensificar a busca pela verdade, como uma meta da razão humana.

Descobrir-se a si mesmo, tal é o grito de desafio a nos afrontar.

O corpo social somente se modificará quando o homo erectus perceber a sua origem espiritual, e reconhecer que a primeira luta será transformar o seu ser, buscando atingir o homem integral que adormece no seu íntimo.
________________________________
1 - *maquinismo ? qualquer peça é descartável e substituída por outra. O próprio maquinismo pode ser rejeitado e substituído por outro mais eficiente, mais produtivo.

* organismo ? conjunto em que cada órgão tem igual valor para o todo, que cada órgão ? parte do todo - é cuidado para o seu bom funcionamento e durabilidade do organismo. Nenhum órgão é descartável.





Fonte: http://www.webartigosos.com/articles/58407/1/Homem-conhece-te-a-ti-mesmo/pagina1.html#ixzz1D5nB9L00