Histórico, Político e Geográfico, Município de Seringueiras - RO
 
Histórico, Político e Geográfico, Município de Seringueiras - RO
 


O início do povoamento deu-se através do P.A. (Projeto de Assentamento) Bom Principio, criado em 03 de agosto de 1983, através da Resolução de nº 013/83, no Distrito Federal de Brasília.

Localizado na BR 429, km 170, a 581 km distante da Capital., 42 de São Miguel do Guaporé, 110 km de Alvorada do Oeste e 92 de Nova Brasilândia do Oeste. com área de 3.660,60 Km².Desmembrado dos municípios de São Miguel do Guaporé e Costa Marques, tendo como limites: começa no cruzamento dos paralelos 12°00'00" com o rio Cautarinho e sobe este rio Cautarinho até o igarapé São Pedro; subindo por este igarapé até suas nascentes na serra dos Uopianês e daí, por uma reta, até alcançar a nascente do igarapé, afluente do rio Cautário, que deságua logo abaixo da foz do igarapé Esperança; descendo esse igarapé até o rio Cautário, sobe por este rio até o igarapé Esperança, subindo por este igarapé até suas nascentes na serra dos Uopianês; segue o divisor de águas dos rios São Miguel/São Francisco e Bananeira até as nascentes do igarapé Jurupari e desce este igarapé até o rio São Miguel; desce este rio até o rio São Francisco; sobe por este rio até o paralelo 12°00'00"e segue por este paralelo 12°00'00"até o rio Cautarinho, ponto de partida. Pertencente a Microrregião V - Alvorada do Oeste: Seringueiras, Nova Brasilândia D'Oeste, São Miguel do Guaporé, Alvorada do Oeste.Tem seus Limites: ao Norte, São Miguel do Guaporé; ao Sul, São Francisco do Guaporé; a Leste, São Miguel do Guaporé; a Oeste, Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

Seu nome é uma homenagem a Hévea Brasiliense cuja exploração consolidou a posse da Amazônia e sua integração ao Território Nacional. E sendo a bacia do rio São Miguel no espaço geográfico do município uma área rica em seringueiras explorada desde o século XIX, nada mais justa a homenagem prestada.

Em Setembro de 1983, inicia-se a demarcação das áreas urbanas do P.A Bom Principio. Em Agosto de 1984, deu-se inicio o Assentamento dos Agricultores. Nessas datas não existia o Município de São Miguel, nem Seringueiras e muito menos são Francisco, eram todospertencentes ao Município e Comarca de Costa Marques. Sendo que o Distrito de São Miguel era administrado por Costa Marques através do Sr. JOSE DA SILVA. Em 1987, teve o Plebiscito para a criação do Município de são Miguel do Guaporé, pelo voto Plebiscitário SIM ou NÃO, no qual obteve resultado positivo "SIM". Sendo assim, o Prefeito do Município de Costa Marques Sr. Rui de Almeida colocou um prefeito TAMPÃO no Município de São Miguel, Sr. SENOR ANTONIO DA SILVA, ficando Bom Principio Distrito de São Miguel do Guaporé. Em 15 de Novembro de 1988 foram eleitos Prefeito e Vereadores no Município de São Miguel, sendo eles:

  • Prefeito ­- Dr. PAULO NÓBREGA DE ALMEIDA
  • Vice-Prefeito  NELSON SOARES (Nelsinho)
  • Vereadores:
  • JOAB NOGUEIRA DA SILVA
  • BENTO ALVES DE LIMA
  • MAURO ROIESKI
  • ROGERIO FERNANDES
  • REBENALDO GONZAGA
  • ADEMIR BALEM
  • ALCENIR GOMES DA SILVA
  • JAIME PUPPER
  • VALDEMAR GOES

Sendo o Presidente da Câmara na Primeira e Segunda Sessão Legislativa o Vereador ADEMIR BALEM e na Terceira e Quarta Sessão Legislativa o Vereador JAIME PUPPER.

E com a posse dos Eleitos, o Srº. SENOR ANTONIO DA SILVA veio ser administrador do Distrito de Bom Principio.

E ao decorrer do tempo foi mudado o Administrador, ficando como Administrador NELSON SOARES  Vice Prefeito de São Miguel e residente no Distrito Bom Principio. Mas , por motivo de muitos trabalhos, o Srº. Vice Prefeito deixou de ser o Administrador de Bom Principio. Sendo assim, o Srº. Prefeito tomou a atitude de fazer uma Administração transparente a pedido de um simples Eleitor, que foi cabo eleitoral do Prefeito atual na época, o qual tanto o defendeu sendo o Srº. JURANDIR SILVÉRIO DOS REIS, foi onde que o mesmo pediu ao Prefeito que viesse no Distrito de Bom Principio para fazer uma Eleição Secreta com os interessado a serem Administrador do Distrito Bom Principio e assim houve uma reunião às 16:00 horas, na dependência do C.T.A, onde hoje funciona a Prefeitura Municipal, com as Lideranças e Autoridades presentes. Ocasião em que 05 (cinco) pessoas, moradores do Distrito Bom Principio colocaram seus nomes a disposição para serem votados, sendo eles os Senhores

01-José Pereira Sobrinho, 02- Otacílio Francisco Crestani, 03- Armando Aziama de Carvalho, 04- Valdomiro de Bonfim e 05- Gaúcho (Administrador de uma Fazenda), sendo que os mesmos obtiveram os seguintes votos:

01-Valdomiro de Bonfim= 21

02-Armando Asiama de Carvalho = 17

03-Otacílio Francisco Crestani = 13

04-José pereira Sobrinho = 0

05-Gaúcho (Administrador de uma Fazenda) = 0

Mas, como a política tem altos e baixos, os Vereadores da época juntamente com Prefeito deram posse ao Srº. Otacílio Francisco Crestani, O qual assumindo a administração até 13 de Fevereiro de 1992. Em março de 1990, houve a eleição plebecitaria e aprovado pela lei 370/92 o Distrito Bom Principio passou para categoria de Município com o nome de Seringueiras, Foram escrutinadores dos votos Plebecitaria SIM ou NÃO, os Senhores:Jurandir Silvério dos Reis, Danilo Ferreira de Araújo, e Alcides Linhares, todos foram convocados pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Costa Marques. Mas devido às eleições para governador, Deputados Federal e Estadual e Senadores, optaram para que a posse fosse realizada somente em 13 de Fevereiro de 1992. Sendo assim, foram relatores da Emancipação de Seringueiras o Ex- Deputado Estadual REDITÁRIO CASSOL, juntamente com o Ex - Deputado DARCI KECHINER.e também houve um pedido da Assembléia legislativa solicitando que fossem indicados 03 (três) nomes para a Lista Trepeis, para que os Deputados escolhessem quem seria o Prefeito Tampão.

Sendo assim foram apresentadas as três pessoas indicadas que tinham conhecimento, e queriam dar o direito de administrar o Município a uma só pessoa, a qual tivesse conhecimento com o Governador, sendo indicado os Senhores: Laurentino Luiz Caragnatto, Jurandir Silvério dos Reis e Jonas..., sendo assim, foi escolhido o Srº. LAURENTINO LUIZ CARAGNATTO como Prefeito Tampão

No dia 13 de Fevereiro de 1992, foi convidada a população geral do Município, para a posse do Prefeito tampão, onde estava presente o Governador Osvaldo Piana e Vice Governador Assis Canutto, Prefeito Paulo Nóbrega de Almeida juntamente com várias outras autoridades, sendo assim empossado o Srº. Laurentino Luiz Caragnatto. O qual administrou como Prefeito Tampão até 31 de Dezembro de 1992. Em 03 de Outubro de 1992, houve a eleição para Prefeito e Vereadores, sendo que tiveram 03 (três) candidatos a Prefeito e quase 100 (cem) candidatos a Vereadores, sendo candidato a Prefeito os Senhores:

·Joab Nogueira da Silva  Pelo Partido PL nº 22;

Vice-Prefeito José Inácio dos Anjos  pelo partido PFL, Nº 25;

·Hélio Profilho Guimarães  pelo partido PRN Nº 28

Vice-Prefeito Sady Sergio Stroher  pelo partido PST nº 11

·Jurandir Silvério dos Reis  Pelo partido PDT nº 12

Vice-Prefeito Eraldo da Silva Santos  pelo partido PT nº 13

Foi eleito Prefeito o Srº. JOAB NOGUEIRA DA SILVA e seu Vice José Inácio dos Anjos. E os Senhores Vereadores:

·Anésio Pereira Leite

·Aprígio Honorato da Silva Filho

·Auri Jose Lise

·Augusto Povodeniak

·Danilo Ferreira de Araújo

·Dilmair dos Santos Rodrigues

·Juvercino Covre

·Lucas Soares de Oliveira

·Waldivino Dias Bailão

Sendo o Presidente da Câmara na Primeira e Segunda Sessão Legislativa o Vereador Anésio Pereira Leite, e na Quarta Sessão Legislativa foram Presidente da Câmara o Vereador Waldivino Dias Bailão e Auri Jose Lise.

Em Outubro de 1995 o Vereador Lucas Soares de Oliveira foi afastado do cargo de Vereador, assumindo em 23 de Outubro 1995 o Suplente a Vereador Sr. SEBASTIÃO EMILIANO.

Em 11 de Novembro de 1995, em razão do afastamento para fins de assumir Secretaria de Saúde do Vereador Aprígio Honorato assumiu ao cargo de Vereador o suplente ANIVALDO TEIXEIRA DOS SANTOS.

Na mesma data 11 de Novembro o Vereador Augusto Povodeniak foi afastado, assumindo a suplente Srª DULCILENE LOPES DOS SANTOS SIQUEIRA.

Em 24 de Novembro de 1995, o Prefeito Srº. Joab Nogueira foi afastado e no mesmo dia assumiu a Prefeitura seu Vice o Srº. JOSE INÁCIO DOS ANJOS.

Em 02 de Agosto de 1996, assumiu também ao cargo de Vereadora a Srº. SUELI ZORTÉIA em razão do afastamento (renúncia) do DANILO FERREIRA DE ARAÚJO.

Em 02 de Setembro de 1996, o então Prefeito Sr.ºJOSE INÁCIO DOS ANJOS foi afastado do cargo, assumindo a Prefeitura o Presidente da Câmara Srº. WALDIVINO DIAS BAILÃO.

Em 13 de Setembro de 1996, em razão do Presidente da Câmara Srº Waldivino Dias Bailão ter assumido a Prefeitura, passou assumir o cargo de Vereador o Suplente Sr.º MAURO ROIOESKI.

Em 06 de Novembro de 1996 por decisão de uma Liminar expedida pelo Juiz da Comarca de Alvorada do Oeste, retorna a assumir a Prefeitura o Vice-prefeito Srº. JOSE INÁCIO DOS ANJOS, ficando o Vereador Auri José Lise na Presidência da Câmara Municipal.

Em 1996, houve a eleição para Prefeito e Vereadores , onde teve 04 (quatro) candidatos a Prefeito, sendo eles os Senhores:

·Joaquim Domingos Boaria  Partido PSDB nº 45

·Vice Prefeito  Vidomar Saar  Partido PDT nº 12

·Celson Luiz Garda  Partido PSC nº 20

·Vice-Prefeito Srº. Custódio Evangelista de Oliveira nº 20

·João José Marques  Partido PMDB nº 15

·Vice-Prefeito Cláudio Lopes de Lima  Partido PMDB nº 15

·Nestor Reis Apolo  Partido PT nº 13

·Vice-Prefeito Augusto Gomes Ferreira  Partido PT nº 13

Sendo Eleito com a maioria dos votos o Srº. JOAQUIM DOMINGOS BOARIA e seu Vice VIDOMAR SAAR.

Vereadores Eleitos:

·Anivaldo Teixeira dos Santos  PMDB

·Clóvis Gomes da Silva  PDT

·Dilmair dos Santos Rodrigues  PFL

·Evandro Cancian  PDT

·José Batista de Sousa  PPB

·José Carreiro de Melo  PMDB

·Jurandir Silvério dos Reis  PDT

·Laurentino Luiz Caragnatto  PPB

·Leonice dos Santos Silva  PMDB

Sendo que o Presidente da Câmara durante a Primeira e Segunda Sessão Legislativa foi o Srº. JURANDIR SILVÉRIO DOS REIS e na Terceira e Quarta Sessão Legislativa, também foi eleito a Presidência o Vereador Jurandir Silvério dos Reis.

Em 07 de Fevereiro de 1997, por motivo de assassinato do Vereador LAURENTINO LUIZ CARAGNATTO, assumiu o suplente o Vereador Srº. OSMAR OBUGALSKI, partido PSDB.

Em 28 de março de 2000, por motivo de falecimento do Vereador JOSE CARREIRO DE MELO, assumiu aos 04 de abril de 2000 o suplente de Vereador MAURI DE OLIVEIRA, partido PMDB.

E assim foi concluído o quadro de Vereadores a saber:

Presidente  JURANDIR SILVÉRIO DOS REIS PDT

Vice-Presidente  CLÓVIS GOMES DA SILVA PL

1º Secretario  OSMAR OBUGALSKI  PSDB

2º Secretário  LEONICE DOS SANTOS SILVA  PDT

Vereador  ANIVALDO TEIXEIRA DOS SANTOS  PDT

Vereador  EVANDRO CANCIAN  PDT

Vereador  JOSE BATISTA DE SOUZA  PPB

Vereador  DILMAIR DOS SANTOS RODRIGUES PFL

Vereador  MAURI DE OLIVEIRA  PMDB.

Em 30 de Junho do ano de 2000 foram aprovados em convenção Municipal e Homologado pelo Juiz Eleitoral da Comarca de Alvorada do Oeste, os Seguintes nomes para concorrerem à eleição de 03 de Outubro de 2000:

oO Sr.º Joaquim Domingos Boaria candidato a Prefeito pelo partido PMDB Nº 15 e Jurandir Silvério dos Reis candidato a Vice Prefeito pelo partido PDT;

oCelso Luiz Garda candidato a Prefeito pelo Partido PL e Rui Vieira dos Santos candidato a Vice Prefeito pelo Partido PSL;

oAdemir Aderval da Cruz candidato a Prefeito pelo partido PFL e Carlos Elias Rodrigues Candidato a Vice Prefeito pelo Partido PTB;

oAugusto Gomes Ferreira candidato pelo partido PT e Orlando Erlich candidato a Vice Prefeito pelo partido PT;

oE vários Candidatos a Vereadores:

E foram eleitos os seguintes candidatos:

·Joaquim Domingos Boaria - prefeito reeleito PMDB

·Jurandir Silvério dos Reis - Vice Prefeito PDT

·Loridane Aparecida Gomes Vicense Delisa - Vereadora PDT

·Evandro Cancian - Vereador PDT

·Adeilton Antonio Bonato - Vereador PDT

·José Batista de Souza - Vereador PPB

·Valtair Pinheiro de Lacerda - Vereador PTB

·Laércio Daniel da Silva - Vereador PFL

·Clovis Gomes da Silva - Vereador PL

·Eraldo da Silva Santos - Vereador PT

·João José Marques - Vereador PFL

E ficando como presidente da Câmara Municipal o Vereador Valtair Pinheiro de Lacerda na 1ª e 2ª sessão Legislativa e na 3ª 4ª sessão legislativa ficou eleito como presidente o vereador Adeilton Antonio Bonatto.

E em 02/01/2002 por motivo do afastamento da Vereadora Loridane Aparecida Gomes Deliza Vicenzi para ocupar o cargo de Secretária Municipal de Educação assumiu o 1º suplente Mauri de Oliveira.

E no dia 11/04/2003 foi assassinado o Vereador Laércio Daniel da Silva, assumindo o cargo o 1º Suplente de Vereador Elianir Neves de Souza e assim estamos concluindo o mandato:

·Prefeito  JOAQUIM DOMINGOS BOARIA - PP

·Vice Prefeito  JURANDIR SILVÉRIO DOS REIS - PDT

·Presidente da Câmara  Adeilton Antonio Bonatto - PDT

·Vice Presidente  Valtair Pinheiro de Lacerda - PTB

·Segundo Vice Presidente  Evandro Cancian - PDT

·Primeiro Secretário  João José marques - PP

·Segundo Secretário  Clovis Gomes da Silva - PL

·José Batista de Souza - PSL

·Eraldo da Silva Santos - PT

·Elianir Neves de Souza - PRP

·Mauri de Oliveira - PMDB

Faça o download do artigo completo para continuar lendo.
 
Avalie este artigo:
1 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Wolney Blosfeld
Talvez você goste destes artigos também