Histórico das Políticas Públicas de Saúde no Brasil
 
Histórico das Políticas Públicas de Saúde no Brasil
 


INSTITUTO PARAIBANDO DE ENSINO RENOVADO ? INPER
CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR
DISCIPLINA: AUDITORIA PARA EMPREENDIMENTOS DE SAÚDE
ALUNO: DAVID ROBERTO PEREIRA







RELATÓRIO SOBRE OS ACONTECIMENTOS QUE LEVARAM A CRIAÇÃO DO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO














JOÃO PESSOA ? 2011


INTRODUÇÃO

Neste curto e interpretativo relatório iremos adentrar um pouco no contexto histórico do surgimento das políticas públicas de saúde no Brasil. Como a população se comportava diante de suas necessidades, como passaram a lutar pelos seus direitos, passando por diversos governantes até os mais recentes acontecimentos a cerca do maior e mais importante programa de assistencia a saúde no nosso país, o SUS, que por sua vez, teria sido criado para ampliar os trabalhos em saúde, unificando o sistema.


DESENVOLVIMENTO

Com a chegada do século xx o cidadão brasileiro enchia-se de esperança por mudanças positivas no que dizia respeito a sua saúde. Esperavam ter a devida e tão sonhada assistencia, más a população apenas dispunha de atendimento filantrópico. A saúde pública, naquela época, não oferecia assistencia a população doente. Mais a frente, em 1930, o então presidente Getulio Vargas lançou um decreto que centralizava e uniformizava a saúde, porém, apenas pessoas que pagavam a presidencia tinhan direito a assistencia e aposentadoria. No ano de 1953, ainda sobre o governo de Getulio Vargas, foi criado o Ministerio da saúde com o objetivo de fortalecer o sistema e oferece-lo a todos. Logo em seguida a população acusava o então presidente de sucatear a saúde pública do país. Mais tarde, exatamente no ano de 1966, foi criado o Instituto Nacional de Previdencia Social, o INPS. E, mais uma vez a população acusava o governo da época de desviar dinheiro da previdencia para obras paralelas, como pontes, rodovias, portos, enfim. No ano de 1985 outra triste constatação, existiam menos contribuintes e mais necessitados, o que levou a população, no ano de seguinte, a exigir a criação de um sistema de saúde unificado. Em 1988 foi criado o SUS, o sistema unico de saúde tendo como objeto unificar e descentralizar o sistema de saúde brasileiro. Depois disso, novos modelos de politicas públicas surgiram, a exemplo do programa de saúde da familia, lançado no ano de 1994 pelo então presidente Fernando Henrique. Um pouco mais a frente outra situação ganharia destaque, seria a participação da iniciativa privada junto ao SUS, terceirizando serviços e assistencia a saúde da população.



CONCLUSÃO

Toda grande conquista é feita de grandes batalhas até que possamos alcançar o objetivo final, se é que podemos dizer que existe um objetivo final a ser alcançado quando se trata de melhorias no sistema de saúde, na verdade não existe. Todo esforço positivo é bem vindo na tentativa de ampliar um sistema ainda fragil, pouco administrado por pessoas capacitadas, com visão de futuro, assim como os nossos ilustres ex-presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique, que somaram forças e fizeram acontecer ao longo de suas administrações programas de impacto nacional que vieram a melhorar a vida dos cidadãos brasileiros. A historia das politicas públicas no Brasil foi constituída por grandes acontecimentos, altos e baixos, más, podemos dizer que valeu a pena a luta de pessoas que talvez nem estejam mais entre nós, porem, deixaram a marca de suas batalhas vencidas para os dias atuais.

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de David Roberto
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou estudante de Nutrição e Tecnologia em Gestão Hospitalar, e busco um espaço para expor meus conhecimentos tecnicos com base nas disciplinas do curso e também com experiencias nas diversas instituições prestadoras de serviços de saúde que tenho estudado.
Membro desde dezembro de 2010
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: