HISTÓRICO DA ESCOLA MUNICIPAL VOVÓ JÚLIA

 A Escola Municipal Vovó Júlia, localizada no bairro Caimbé, na Av: Mário Homem de Melo, nº 4665, nesta cidade, foi criada sob o Decreto Estadual de nº 043 de 01 de abril de 1991. Sendo municipalizada sob o Decreto Municipal de nº112/E de 26 de junho de 2009.

Júlia Barbosa de Melo, mais conhecida como Vovó Júlia, nasceu em 6 de março de 1895 no Município de Bananeiras no Estado da Paraíba. Casada, mãe de 13 filhos, criou mais de 6 filhos de seu marido e 6 adotivos. Veio para Boa Vista em 1916 e foi morar na localidade denominada Passarão. Dedicou-se a cuidar de crianças carentes e doentes depois da doença de seu filho Joãozinho Melo e através dos livros de remédios homeopáticos aprendeu mais sobre o assunto ajudando salvar muitas crianças de várias doenças. Em seu vocabulário não existia a palavra “NÃO”, atendia todos da melhor forma possível.                     

Vovó Júlia como era conhecida faleceu em 1990 e deixou muitas saudades ao povo Roraimense. A Escola recebeu o nome em sua homenagem por ser uma guerreira, onde transmitia sua expressão de paz, amor, ternura, humildade, generosidade e acima de tudo muita fé.

A 1ª gestora da escola foi à professora Maria do Perpétuo Socorro Dias Mota, seguida pela professora Maria José Sampaio Probo, Professora Bibiana Araújo Pereira Bulcão entre outras que desempenharam relevantes trabalhos.

Atualmente a Escola está sob a gestão da professora Inalda Vicente da Silva, vice-diretora Darci dos Santos Brasil secretaria Hildomar Oliveira Cabral e na coordenação pedagógica Andréa Maria dos Santos Arruda. Ambas desenvolvem suas atividades administrativas e pedagógicas numa prática democrática e interacionista onde os envolvidos possam construir seu senso de consciência crítica, para atuar e compreender os seus múltiplos aspectos, políticos, social, econômico e cultural.

A Escola Vovó Júlia durante muitos anos atendeu no nível de Educação Infantil (1º e 2º período) e iniciando o atendimento com Ensino Fundamental no ano de 2008, o que ampliou e agradou a comunidade.

Com essa proposta a história da Escola Municipal Vovó Júlia foi e está sendo construída com muito amor, dedicação, participação e profissionalismo por seus gestores.