O ensino médio como quaisquer níveis de ensino tem a sua fundamental importância na vida do cidadão, seja socialmente, profissionalmente e educacionalmente; pois sendo um dos aspectos inerentes a relação do indivíduo com a sociedade, nada mais pensar o Ensino Médio como fator de condução nas inter-relações do sujeito com os diversos campos do conhecimento e da informação.

Desta forma, e graças as relações, incentivos e dedicação em prol da Educação, foi implantando o Ensino Médio na Vila de Santa Maria do Uruará, permitido pelo prefeito em exercício Raimundo Nonato Pereira Malato, o qual “fez que este sonho se tornasse realidade” (Carvalho, 2012), onde isto já era realidade na sede do município quando em 1995, através da Portaria de Nº 572/95 de 26 de maio de 1995 – GS, na modalidade SOME – Sistema de organização Modular de Ensino. No entanto o Ensino Médio foi autorizado através da Resolução de Nº 084/2000. Ressaltando que no ano de 2000, os alunos do Ensino Médio participaram juntamente com os alunos do Ensino Fundamental da Escola Ezilda Aragão Brasil pela primeira vez, sendo uma constante tradicional tanto na vida cultural da escola, como da própria nuance (objeto de mudança) educacional. Que por longos anos se viram parte do educandário onde anteriormente funcionava, passando a ser disperso devido ao crescimento desta demanda; que possibilitou dois momentos: a desvinculação dos alunos do SOME da comunidade de Igarapé Açu, e também o funcionamento do Ensino Médio em outros ambientes.

Ressaltando que, no que concerne a tornar o Ensino Médio regular, a partir de seu funcionamento como Modular, teve este o papel de inúmeros agentes, como prefeitos, secretários de educação, da própria AMOSAMUR, e de pessoas ligadas à educação.

A professora Isaura Maria Fernandes e Silva, teve um papel de grande relevância, quando dedicou uma parte da sua vida como profissional da educação à coordenação do Médio, que por muitos anos abraçou tanta a causa da administração deste como também pela possibilidade de regularizá-lo. Juntamente com outros personagens como Rosivaldo Carvalho, Raimundo Malato, professora Lourdes, Jander Clei, Paulo Santa Brigida, Mauro Nascimento, Iane de Nazaré.

Atualmente o ensino Médio conta com aproximadamente 400 alunos constituindo assim 12 turmas com as da Vila de Igarapé Açu; funcionando atualmente no prédio da Escola Joaquim Pereira mendes e ambiente anexo, sob a coordenação da professora Rosângela Pereira, que desde o ano de 2013, coordenava o Ensino na Modalidade Modular. Hoje no Regular, professores como Isoneide Pinto, Claudineia Moraes, Mauro Nascimento e outros.

Tendo como secretária deste ensino a Sra. Aucely dos Santos Guedes, que trata da parte burocrática com muita responsabilidade, dedicação e compromisso.  Não deixando que os trabalhos se acumulem, possibilitando assim uma integração mais eficiente entre os alunos, a coordenação local a direção do Ensino Médio no município de Prainha.

Após a tornar-se regular o ensino Médio na Vila de santa Maria do Uruará e Região, tornou-se um marco na história e na educação aos comunitários, aos cidadãos e ao município de Prainha Pará, fortalecendo e engradecendo as relações da educação com a Sociedade a qual clama por uma educação de qualidade, dentro das perspectivas de justiça, igualitariedade e democrática.

Por Sydney Pinto dos Santos