ARMSTRONG SANTOS LINHARES














HISTÓRIA EM QUADRINHO






Trabalho apresentado à Tutora Hilda Helena Souza de Almeida, para obtenção de nota no Curso de Mídias / Módulo Mídias Impressas.






















São Luis
2010





INTRODUÇÃO:

A História em Quadrinho ou HQ, durante muito tempo foi considerada apenas um entretenimento infantil. Hoje essa visão sobre as Histórias em Quadrinhos mudou, pois se pode reconhecer as qualidades educacionais que as tornam um ótimo recurso didático. A utilização dos quadrinhos no processo de aprendizagem, por exemplo, é um recurso viável e importante. Podemos perceber cada vez mais a utilização das HQs em livros didáticos em que se utilizam esses recursos para passar conhecimento quebrando a formalidade do livro didático. A união de texto e desenho presente na HQ tornar mais clara a mensagem para a criança, dessa forma, os quadrinhos deixa mais interessante o conteúdo a ser estudado.
O incentivo a leitura é apenas uma das possibilidades de emprego das HQs na sala de aula, pois se trata de um material através do qual se pode trabalhar a reflexão, a pesquisa e principalmente a criatividade, dando à criança a oportunidade de criar desde o enredo, passando pelos personagens, pela distribuição dos espaços, a utilização das onomatopéias entre outros recursos que são próprios do mundo das HQs.

PÚBLICO ALVO:
Alunos do 6º ano (5ª série) do Ensino Fundamental

OBJETIVOS:
 Pesquisar a origem da História em Quadrinho
 Perceber as possibilidades diversas na criação de características físicas e emocionais dos personagens;
 Criar enredos que possam ser contados pela história em quadrinhos;
 Compreender o significado das onomatopéias para o reforço da mensagem visual;
 Explorar os diferentes tipos de balões que dão voz aos personagens das histórias em quadrinhos;

METODOLOGIA:
 No primeiro momento serão levados para a sala diferentes gibis, revistas, jornais, livros ou outros suportes que utilizem os recursos das HQs.
 Os alunos leram as histórias mantendo assim, um primeiro contato mais lúdico para depois ser explicado como será a proposta para a atividade.
 No segundo momento em equipe, se pesquisará a origem da história em quadrinho, apresentando o resultado para a turma.
 A proposta final é a criação de uma revista de história em quadrinho, com narrador, personagens, tempo, espaço e enredo criado pelos alunos. O produto final será socializado entre a turma para troca de leitura.
RECURSOS UTILIZADOS:
Revistas em quadrinhos
Jornais
Revistas
Internet para pesquisas
Papel
Lápis de cor (ou giz de cera)
Régua
Cola (ou grampeador)
AVALIAÇÃO:
Avaliar as criações dos gibis, levando em conta a criatividade, a pesquisa, utilização dos recursos como reforço da mensagem visual.
REFERÊNCIAS:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19085 acessado em 03/10/10 às 22hs
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/suavoz/0116.html acessado em 03/10/10 às 23hs