HISTÓRIA EM QUADRINHOS (HQs)- COISA DE CRIANÇA?

BREVE HISTÓRICO

As Histórias em Quadrinhos surgiram por volta de 1500, destinadas inicialmente a difundir as histórias de santos e mártires da igreja cristã.
Os rudimentos das HQs em nada lembram as da atualidade, pois quando foram impressas as primeiras, a estrutura contava basicamente com umas imagens que eram traduzidas por legendas logo abaixo e, eram compostas apenas por uma página. O alvo principal dessas HQs eram leitores que mal sabiam ler ou, leitores iniciantes. Durante muito tempo foi apenas essa a utilidade das HQs.
Porém, um dia, os ingleses perceberam que as HQs com sua estrutura de pouco texto e imagens que facilitavam o entendimento, poderiam agradar e ensinar às crianças. Assim, começaram a divulgar HQs com imagens grandes e textos curtos, em seus jornais de maior circulação, a fim de despertar os pais para a utilidade das mesmas.
Muito tempo passou e muita coisa aconteceu, para que as HQs, tal como as conhecemos hoje, atingissem o status de "Arte Sequencial", onde também se inclui o cinema.
E hoje como estamos?
Bem, o formato que temos hoje das HQs surgiu por volta de 1933. Nesse período elas já eram um tipo de livro com uma encadernação barata, presa por grampos e, no começo era distribuída como brinde; só depois passou a ser vendida como é até os nossos dias.

VENCENDO PRECONCEITOS

Gostaria agora de destacar o grande poder de sedução que têm as HQs. Mesmo sendo criticadas, rotuladas como leitura desqualificada, coisa sem importância, perda de tempo, entre outras coisas; as HQs se firmaram fazendo o mundo inteiro se render as suas inúmeras qualidades. Conheço histórias de pessoas que liam HQs escondidas, por medo de serem taxadas de imaturas, desprovidas de inteligência ou coisas do tipo, tendo assim um prazer cerceado por pura ignorância, traduzida em preconceito social.
Era bem comum há algum tempo ouvir adultos dizendo- "Para de ler porcaria e vai ler alguma coisa que preste como um livro" - coitados, não os critiquemos, a eles foi negado esse prazer. Mas, mesmo com todo esse vento contrário, as HQs alçaram vôo. Atingiram patamares jamais pensados e hoje estão causando inveja a muitos clássicos consagrados.

A QUE SE DEVE ESSA FORÇA?

A receita é simples! Para começar, sua essência cômica, pois se existe algo que ensina e diverte ao mesmo tempo, é isso que todos buscam. Junto com sua versatilidade, que a faz circular em todas as esferas sociais, é uma combinação implacável que a transforma em um coringa.
Também hoje, percebemos que grandes empresas, órgãos públicos, sistemas de saúde, entre outros, têm utilizado de forma bastante inteligente as HQs com a finalidade de difundir ideias, vender produtos, educar para a cidadania e tantas outras coisas, o que lhe agrega valor cultural.

CONCLUSÃO

Diante de tudo isso, só me resta concluir que: HQs é coisa para gente grande, com coração de criança, que não tem medo de ousar.