HISTÓRIA ELETRIZANTE

 

          - Atenção, muita atenção! Senhores e senhoras!  Hoje, somente  hoje nesta praça, a banha do peixe elétrico. Um complexo poderoso para doenças. Um  composto  que acaba com tudo: sarna,sarampo, coceira, erisipela,furúnculos,reumatismo, ferida, tontura, dor de

cabeça, fraqueza, dor na bexiga, nos rins, no útero, na próstata etc, etc.

          O homem da cobra acabara de chegar. A gurizada toda animada, começou a chegar perto. Eu, como era guri, tinha já marcado o meu lugar de  curioso. Guri  é  assim mesmo,  não compra nada, mas é o primeiro a chegar, marcar o lugar e ficar enchendo o saco.

          - É isso aí mesmo, pessoal- gritava o homem da cobra - vamos se achegando e  marcando o seu lugarzinho. Você vai ver coisas fantásticas, coisas de outro mundo. Coisas de que você jamais viu e vai ver. Um peixe diferente... - Epa! Não é mais cobra? - Pensei  eu. Já virou peixe. E ele continuava: - um peixe diferente dos outros. Um peixe milagroso.

          Eu nunca tinha visto falar em peixe elétrico. Era a  primeira vez que ouvia aquilo  e ele continuava:

          - Basta a senhora passar um pouquinho de banha do peixe elétrico que sua  doença será imediatamente curada.

          Conversa fiada - pensava eu. Há doenças que os médicos passam anos e não conseguem curar, imaginem se curar com uma banha de peixe.

          Procurei muito ver o dito peixe. Estava escondido numa caixa. eu só conseguia ver  frascos de remédios, ou supostos remédios.

          O homem falava, falava, falava, mas não estava conseguindo vender nada.

          - Um custa 3 e dois custam apenas 5 reais -dizia o homem. Comprando 3 a senhora leva um de graça.Se o senhor ou a senhora comprar dois,tem direito a levar um choquinho de graça.

          Só então ele abriu a tampa da caixa de ferro. Era uma caixa cheia de água. Cheguei mais perto e vi um peixinho pequeno como se fosse uma cobra, nadando na água.

          Mentira desgraçada - pensei - um peixinho deste  tamanho vai  dar  choque  em  ninguém. História pra boi dormir. Esses homens da cobra, aliás do peixe, só faltam assaltar  a gente por aí. Um peixinho daquele tamanho! Sou capaz de pegar meia dúzia em cada mão.

         - Olha aí, meus senhores, vamos comprar o remédio milagroso. Tão milagroso como o peixe elétrico. Está barato, muito barato. Quem comprar 2 tem o direito de levar um choquinho, comprando 3 leva dois choquinhos.

          Daí a pouco ele começou a vender os produtos, mas  as  pessoas  meio  ressabiadas compravam somente um. Ou com medo de não curar  nada,  ou  com  medo de gastar o dinheiro à toa.

          Eu, doido pra ver alguém levar um choquinho daquele peixinho  pra  ver se era mesmo de verdade.

          Mais tarde um sujeitão comprou três frasquinhos  e  fazia  questão de  levar os dois choquinhos.

          Fiquei todo curioso, até que enfim eu ia ver o peixinho  elétrico  de  mentira  funcionar. 

         O homem da cobra ajeitou o senhor bem no centro da roda, perto da caixa do peixe, pegou os dois plugues, colocou-os entre os dois braços do sujeito e pediu que  ele  fechas

se os braços.

         Eu não perdia um detalhe do evento, agora eu ia  desmascarar  aquele safado do  homem da cobra. Peixe elétrico...

         O homem ficou com os dois braços fechados e com os fios entre eles. As outras pontas do fio estavam no chão, enquanto o homem fazia sua propaganda.

         - Agora, meus senhores  e  senhoras, vou demonstrar a validade do banha do peixe elétrico. Este senhor comprou três frascos do remédio e merece levar os dois choques. Observem bem, senhores e senhoras, a força deste peixinho.

         Pegou os fios, olhou bem para o homem,olhou para o peixe.

         O comprador olhava o peixe e parecia ter lá suas dúvidas. Estava calmo e parado, esperando o momento de receber o choquinho.

         De repente o homem da cobra ligou os dois fios no peixe.

         Truumm...O homem deu um solavanco, um pulo enorme, esbugalhou  os  olhos, soltou os fios, correu a uns dois metros do peixe, bufava e berrava:

         - Caramba! Isto lá é um choquinho? Isto é uma usina elétrica.

         O homem da cobra não se deu por achado e continuou:

         - A banha do peixe elétrico cura sarna,sarampo, mau olhado etc. Quem comprar três frasquinhos tem direito a levar dois choquinhos do peixe. Aquele senhor ali comprou 3,  já levou um choquinho, tem direito a levar outro de graça. É um brinde da casa.

         - Por favor, senhor, pode se achegar aqui de novo.

         - Se achegar aí?...Lá vou eu levar mais um choque desta bomba atômica nada.

         - O senhor tem o direito de levar outro choquinho de l50 volts,  por favor, moço, venha tomá-lo de graça.

         - Quem vai tomar é a mãe, eu não.

         Saiu dali pisando duro e se mandou.

         Eu fiquei lá mais um pouco vendo se mais alguém iria se danar ali, mas não apareceu mais ninguém disposto.

         E eu, que pegava meia dúzia em cada mão, fui saindo de fininho, sem nem triscar em um peixinho, quanto mais pegar seis.

 

                                             x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x