O carnaval é uma festa bastante antiga que surgiu em meados de 600 a 520 a.C, na Grécia originalmente e através destas festas é que os gregos faziam seus cultos agradecendo aos deuses pela fertilidade do solo e também pela produção. Os gregos e romanos após algum tempo inseriram nas festas bebidas e práticas sexuais ao vivo nas festas se tornando aos olhos da igreja algo intolerável. E com o passar do tempo o carnaval foi uma festa adotada pela igreja Católica o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.

E a partir do momento que a igreja passou a aderir o carnaval e festa começa a ser comemorada através de cultos oficiais banindo os atos pecaminosos e as modificações foram bastante espantosas aos olhos do povo pois fugia das origens da festa como o festejo pelas conquistas e pelas alegrias.

A partir de 1545 foi durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, sobre uma forte influência europeia o carnaval chega ao Brasil. Onde eram realizados desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas e apenas após o século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

Esta festa foi adotada de forma unânime para a população brasileira tornando o carnaval uma das maiores comemorações do país, e as famosas marchinhas carnavalescas começaram então a ser criadas onde a festa cresceu tanto em quantidade de participantes como também em qualidade.

A festa depois disso foi adotada de forma bastante massiva pela população brasileira o que tornou assim o carnaval uma das maiores comemorações do país e as famosas marchas que surgiram a partir de 1890 a 1920 faziam grandes sucessos nos blocos de rua que originalmente aconteciam somente nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo trazendo a alegria e toda a comemoração a todas as classes sociais pois era onde as pessoas se misturavam para somente curtir toda a alegria. Enquanto o carnaval 2013 não chega, é muito importante conhecer suas histórias e origens.