INTRODUÇÃO

 

 

O presente trabalho de conclusão de curso apresentará como tema o estudo do Direito Romano, suas histórias mais relevantes, suas peculiaridades e aspectos que influenciaram o direto hoje.

No tocante a relevância do assunto, está assegurada quando se observa as bases do direito contemporâneo que tem muitos princípios e lições de Direito Romano, que merecem ser estudadas, para se entender melhor os caminhos percorridos pelo Direito Romano e sua principal influência.

É necessário para percorrer os caminhos históricos do Direito Romano, a utilização de doutrina histórica, tornando o trabalho multidisciplinar, com a intenção de se ter uma noção de todo o legado deixado.

O problema encontra-se justamente no caminho percorrido e a influênciado Direito Romano através da história, nem sempre podemos constatar evolução jurídica e ainda o que sofreu neste percurso, foram muitase diversas transformações que sãointeressantes para o futuro profissional do direito; Qual a motivação da sociedade em realizar novas leis e códigos para regular a vida social? Existem leis que sobreviveram à passagem do tempo e ainda influenciam o direito atual?

A busca por estas respostas, dentro do tema proposto nos leva a um objetivo geral, que é analisar as mais variadas formas de aplicação do Direito Romano,as relações com o direito codificado, e suas ações jurídicas no sentido de evolução das normas reguladoras de conduta na sociedade, não sendo objetivo do estudo do direito contemporâneo, mas sim o modo que este é utilizado como comparativo para as normas que surgiram para regular a sociedade.

Para elaborar a temática do Trabalho de Conclusão de Curso acima proposta será utilizado o método dedutivo com o intuito de, através dos temas abordados, poder ao final deduzir as respostas ao tema proposto, com informações técnicas mescladas a processos de cognição. A pesquisa realizada foi através de bibliografias, em acervos públicos, da própria universidade e de meios eletrônicos.

Para a compreensão mais aprofundada do tema, o presente trabalho será dividido em três capítulos, seguindo a historia, suas influencias e sua importância.

O primeiro capítulo tratará propriamente da história do direito romano, das aplicações ao longo do tempo.

O segundo capítulo traz as influencias do principal leis formuladas pelas 12 tábuas na vida da sociedade romana.

O terceiro capitulo traz as influências do direito romano e o modo de aplicação das leis na sociedade e no direito de todo mundo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1. O DIREITO ROMANO

 

 

Muito antes de a República Romana foi criada em 509 a.C., os primeiros romanos viveram por leis desenvolvidas através de séculos de costume. Este direito consuetudinário (ius, em latim) foi transmitida através das gerações e foi considerado pelos romanos como um aspecto herdado de sua sociedade, uma vez que tinha evoluído desde os seus primeiros dias. Integral à noção de que este direito consuetudinário era parte do tecido da cultura romana no início foi o fato de que esta lei só se aplica a cidadãos romanos e foi, assim, ius civile ou direito civil.

Os cidadãos de Roma foram divididos em duas classes: patrícios, a classe de elite que governou a sociedade romana, e plebeus, as pessoas comuns. Um elemento de status elite dos patrícios foi que um grupo de homens patrícias chamado pontífices eram os que tomavam decisões e governaram em questões de direito consuetudinário. Com o tempo, plebeus veio ver que, devido à disparidade entre as suas posições, patrícios tendem a ter alguma vantagem nas decisões judiciais feitas pelos pontífices que eram seus iguais em status e poder, e insatisfação cresceu com o que muitos perceberam para ser a arbitrariedade das decisões tomadas. Essa insatisfação surgiu durante um período no início da República de intenso conflito dentro da ordem social, como plebeus agitado para ganhar a igualdade mais política e social e patrícios tentaram manter um porão apertado em seu próprio poder. Os plebeus pressionado para que a lei seja escrita, para que eles possam melhor antecipar as decisões tomadas pelos pontífices patrícias e compreender a sua base na lei estabelecida.

O direito romano é o sistema legal da antiga Roma . O desenvolvimento do Direito Romano abrange mais de mil anos a partir da lei das Doze Tábuas (449 a.C.) de que o Corpus Juris Civilis do imperador Justiniano I. Direito Romano como preservados em códigos de Justiniano se tornou a base da prática jurídica no Império Bizantino e mais tarde, na Europa continental.

Usando o direito romano termo num sentido mais amplo, pode-se dizer que a lei romana não é só o sistema legal da antiga Roma , mas a lei que foi aplicada em quase toda a Europa até o final do século 18. Em alguns países como a Alemanha, a aplicação prática do direito romano durou até mais. Por estas razões, muitos sistemas de direito civil modernos na Europa e em outros lugares são fortemente influenciados pelo direito romano. Isto é especialmente verdade no campo do direito privado. Mesmo a lei Inglês e norte-americano comum deve algum débito com o direito romano , embora o direito romano exerceu muito menos influência sobre o sistema legal Inglês do que os sistemas jurídicos do continente A influência do direito romano é demonstrado pela riqueza da terminologia jurídica , retida pelo todos os sistemas jurídicos , como stare decisis, culpa in contrahendo ou pacta sunt servanda. (GUIMARÃES, 1999, p.43)

 

 

1.1 Desenvolvimento do direito romano na antiguidade

 

 

O Direito Romanos não têm uma tendência para a lei codificada . É por isso que as únicas codificações do direito romano são encontradas no início (Lex Duodecim Tabularum , ou Doze Tábuas) e no final (Codex Theodosianus e de Justiniano Corpus Iuris Civilis) da história jurídica romana.

 

 

1.2 Período Arcaico

 

 

O direito privado desta época ( 754-201 a.C.) foi o direito civil romano antigo (ius civile Quiritium), aplicável apenas aos cidadãos romanos. Ele estava intimamente ligada à religião e era pouco desenvolvido com atributos de formalismo estrito, simbolismo e conservadorismo.

É impossível dar uma data exata para o início do desenvolvimento do direito romano. O primeiro texto legal cujo conteúdo é conhecido por nós em algum detalhe é a lei das Doze Tábuas . Ele foi elaborado por uma comissão de dez homens (Decemviri Legibus scribundis ) no ano de 449 a.C. Os fragmentos que foram preservados mostram que ele não era um código de leis , no sentido moderno . Não têm como objectivo proporcionar um sistema completo e coerente de todas as regras aplicáveis ​​ou para dar soluções jurídicas para todos os casos possíveis. Em vez disso, os doze tabelas contêm uma série de disposições específicas destinadas a mudar a lei consuetudinária já existentes no momento da promulgação . As disposições referem-se a todas as áreas do direito . No entanto , a maior parte parece ter sido dedicado ao direito privado e processo civil.

As fontes de direito importantes deste momento são resultados da luta de classes entre patrícios e plebeus . Como o resultado desta luta "Lei de doze tabelas " foi feita. Outras leis incluem Lex Canuleia - 445 a.C. (que permitiu o casamento - ius connubii - entre patrícios e plebeus) , Leges Licinae Sextiae - 367 a.C. (feito restrições à posse de terras públicas - ager publicus - , e também a certeza de que um dos cônsules é plebeu) , Lex Ogulnia - 300 a.C. (plebeus receberam acesso aos postos sacerdote) e Lex Hortensia - 287 a.C. (veredictos de plebeu assembleias - plebiscita - agora se ligam todas as pessoas).

Outra lei importante da era republicana é a lex Aquilia de 286 a.C. , o que pode ser considerado como a raiz do direito penal moderno. No entanto, a contribuição mais importante de Roma à cultura jurídica europeia não foi a promulgação de leis bem redigidas , mas o surgimento de uma classe de juristas profissionais e de uma ciência jurídica. Isto foi conseguido em um processo gradual de aplicação dos métodos científicos da filosofia grega para o sujeito de direito , um assunto que os próprios gregos nunca tratado como uma ciência.

Tradicionalmente, as origens da ciência jurídica romana estão ligados a Gnaeus Flavius​​: Flávio disse ter publicado por volta do ano 300 a.C., os formulários contendo as palavras que deveriam ser ditas em tribunal , a fim de iniciar uma ação legal. Antes da época de Flávio, estes formulários são ditos ter sido secreta e conhecida apenas para os sacerdotes . Sua publicação tornou possível para os não- sacerdotes para explorar o significado desses textos legais. Seja ou não essa história é credível , os juristas eram ativos e tratados jurídicos foram escritos em números maiores do 2 º século a.C. Entre os famosos juristas do período republicano são Quintus Mucius Scaevola que escreveu um tratado volumoso sobre todos os aspectos da lei, o que foi muito influente nos últimos tempos , e Sérvio Sulpício Rufo um amigo de Marcus Tullius Cicero . Assim, Roma tinha desenvolvido um sistema jurídico muito sofisticado e uma cultura jurídica refinado quando a república romana foi substituída pelo sistema monárquico do principado em 27 a.C. (LUIZ, 1999, p.143)

 

 

1.3. Período pré -clássico

 

 

No período entre cerca de 201-27 a.C. , podemos ver a evolução do direito mais flexível para atender às necessidades da época. Além do antigo ius civile e formal de uma nova classe jurídica é criada : os honorários ius (assim chamados porque pretores foram fundamentais para a criação deste novo órgão da lei e porque o pretor era um serviço honorário) . Com esta nova lei o velho formalismo está sendo abandonado e novos princípios mais flexíveis de ius gentium são usados.

A adaptação da legislação às novas necessidades foi entregue para a prática jurídica, aos magistrados , e, especialmente, para os pretores . A pretor não era um legislador e não tecnicamente criar nova lei , quando ele emitiu seus editais (magistratuum edicta) . De fato , no entanto, os resultados de suas decisões usufruir da proteção legal (actionem desafio) e estavam em vigor muitas vezes a fonte de novas regras legais. Sucessor de um pretor não estava vinculado pelos decretos de seu antecessor , no entanto, ele fez tomar regras de editais de seu antecessor , que tinha provado ser útil . Desta forma, um conteúdo constante foi criado a partir de decreto que procedeu ao edital (edictum traslatitium) .

Assim, ao longo do tempo , em paralelo com o direito civil e completando e corrigindo-o , um novo conjunto de leis praetoric emergiu. Na verdade , a lei praetoric foi assim definido pelo famoso jurista romano Papinian (Amilius Papinianus - morreu em 212 d.C.): "Ius praetorium est quod praetores introduxerunt adiuvandi vel supplendi vel corrigendi iuris civilis gratia propter utilitatem publicam" ("lei praetoric é que a lei introduzido por pretores para complementar ou corrigir o direito civil para benefício público"). Em última análise, direito civil e direito praetoric são fundidos no Corpus Juris Civilis. (LUIZ, 1999, p.147)

 

 

1.4. O direito romano clássico

 

 

Os primeiros 250 anos da era atual é o período durante o qual o direito romano e da ciência jurídica romana atingiu o mais alto grau de perfeição. A lei deste período é muitas vezes referida como o direito romano clássico. As realizações literárias e práticas dos juristas deste período deu direito romano a sua forma original .

Os juristas trabalhou em diferentes funções: Eles deram pareceres jurídicos a pedido de entidades privadas. Eles aconselharam os magistrados que estavam encarregadas da administração da justiça , o mais importante dos pretores . Eles ajudaram os pretores elaborar seus editais , em que anunciou publicamente no início de seu mandato , como eles iriam lidar com os seus deveres, e os formulários , segundo a qual foram realizados trabalhos específicos. Alguns juristas também realizou próprios escritórios judiciais e administrativos elevados .

Os juristas também produziu todos os tipos de comentários legais e tratados. Por volta de 130 d.C. o jurista Sálvio Iulianus elaborado um formulário padrão de decreto do pretor , que foi utilizado por todos os pretores a partir desse momento em diante. Este edital continha descrições detalhadas de todos os casos , em que o pretor permitiria uma ação legal e no qual ele iria conceder uma defesa . O edital padrão funcionou assim como um abrangente código de leis, mesmo que ele não tinha formalmente a força de lei. Indicava os requisitos para uma reivindicação legal bem-sucedida. Por isso, o decreto tornou-se a base para extensos comentários legais por juristas clássicos posteriores como Paulus e Domício Ulpianus .

Os novos conceitos e instituições jurídicas desenvolvidos pelos juristas pré-clássicos e clássicos são muito numerosos para mencionar aqui. Apenas alguns exemplos são apresentados aqui:

Juristas romanos claramente separados o direito legal de usar uma coisa (propriedade) da habilidade de usar e manipular a coisa (posse). Eles também descobriram a distinção entre contrato e delito como fontes de obrigações legais.

Os tipos de contratos (venda, contrato de trabalho, contratar, contrato de serviços) regulamentado na maioria dos códigos continentais e as características de cada um desses contratos foram desenvolvidos pela jurisprudência romana.

O jurista clássico Caio inventou um sistema de direito privado baseado na divisão de todo o material em personae (pessoas), res (coisas) e actiones (ações judiciais). Este sistema foi usado por muitos séculos. Ele pode ser reconhecido em tratados legais como comentários de William Blackstone sobre as Leis da Inglaterra e decretos, como o Código Civil francês. (NASCIMENTO, 2004, p.98)

 

 

1.5. Direito pós-clássico

 

 

Em meados do século III as condições para o florescimento de uma cultura jurídica refinado tornou-se menos favorável. A situação política e econômica em geral se deteriorou. Os imperadores assumiu o controle mais direto de todos os aspectos da vida política. O sistema político do principado, que tinha retido algumas características da constituição republicana começou a transformar-se em monarquia absoluta do dominam. A existência de uma ciência jurídica e de juristas que viam direito como uma ciência, e não como um instrumento para alcançar os objetivos políticos fixados pelo monarca absoluto não se encaixava bem na nova ordem de coisas. A produção literária praticamente acabou. Poucos juristas depois da metade do século III são conhecidos pelo nome. Enquanto a ciência jurídica e educação jurídica persistiu até certo ponto, na parte oriental do império, a maior parte das sutilezas do direito clássico passou a ser desconsiderada e, finalmente esquecido no Ocidente. Lei Clássica foi substituída pela chamada lei vulgar. Onde ainda eram conhecidos os escritos dos juristas clássicos, eles foram editados para se adaptar à nova situação. (NASCIMENTO, 2004, p.111)

 

 

1.6 Conceitos importantes do direito romano

 

 

O direito romano é envolvido por muitos conceitos clássicos, que serão vistos a seguir com sua nomenclatura usada na origem e formação.

 

 

1.6.1 Jus Civile , Jus Gentium e Jus Naturale

 

 

O Jus Civile (direito do cidadão), originalmente (Jus civile Quiritium) era o corpo de leis comuns que se aplicavam aos cidadãos romanos e o Praetores Urbani (Pretor Urbanus) foram os indivíduos que tinham jurisdição sobre casos que envolvam cidadãos.

O Jus Gentium (Lei das nações) era o corpo de leis comuns que se aplicavam aos estrangeiros , e suas relações com os cidadãos romanos. O Praetores Peregrini (Praetor Peregrinus) foram os indivíduos que tinham jurisdição sobre casos que envolvam cidadãos e estrangeiros.

Alguns juristas romanos introduziram Jus naturale como mais uma categoria. Abrangeu lei natural, o corpo de leis que foram considerados comuns a todos os seres. (DAVID, 2002, p. 211)

 

 

1.6.2. Jus Scriptum e Jus Non Scriptum

 

 

Os termos Jus Scriptum e Jus Non Scriptum literalmente significa a lei escrita e não escrita, respectivamente. Na prática, os dois diferiam por meio de sua criação e não necessariamente ou não foram escritas .

O Jus Scriptum era o corpo de leis estatutárias feitas pelo legislativo. As leis eram conhecidos como leges (Literatura "leis") e plebiscita (Literatura "plebiscitos" [originárias nas assembléias plebéias]). Neles, os advogados romanos que incluem:

Os editais de magistrados (magistratuum edicta);

As conclusões do Senado (Senatus consulta);

As respostas e os pensamentos dos juristas (responsa prudentium); e

As proclamações e crenças do imperador (principum placita).

O Jus Non Scriptum era o corpo de leis comuns que surgiram a partir da prática habitual e se tinham tornado obrigatório ao longo do tempo. (DAVID, 2002, p. 211)

 

 

1.6.3. Jus publicum e Jus privatum

 

 

Jus publicum significa direito público e privatum ius significa direito privado, em que o direito público é a de proteger os interesses do Estado romano, enquanto o direito privado deve proteger os indivíduos. No direito romano ius privatum incluído, a propriedade, direito civil e penal pessoal; processo judicial foi o processo privado (iudicium privatum); e crimes eram privadas (exceto os mais graves, que foram processados ​​pelo Estado). O direito público só irá incluir alguns domínios do direito privado perto do fim do estado romano.

Jus publicum também foi usado para descrever as normas legais obrigatórias (hoje chamado de jus cogens). Trata-se de normas que não podem ser alterados ou excluídos por acordo das partes. Esses regulamentos que podem ser alterados são chamados hoje Jus dispositivum, e eles são usados ​​quando as ações do partido alguma coisa e não estão em oposição .(DAVID, 2002, p. 212)

 

 

1.6.4. Jus Comuna e Jus singulare

 

 

Jus singulare (lei singular) é lei especial para determinados grupos de pessoas, coisas ou relações jurídicas (por causa de que se trata de uma excepção aos princípios gerais do sistema legal), ao contrário geral, ordinária, direito (Jus commune). Um exemplo disso é a lei sobre testamentos escritos por pessoas nas forças armadas durante a campanha, que estão isentos das solenidades geralmente necessários para os cidadãos, ao escrever testamentos em circunstâncias normais. (DAVID, 2002, p. 212)

 

 

1.7. Direitos das pessoas (status)

 

Para descrever a posição de uma pessoa no sistema jurídico, romanos usavam principalmente o status de expressão. O indivíduo poderia ter sido um cidadão romano (civitatis status) ao contrário de estrangeiros, ou que ele poderia ter sido livre (libertatis status) ao contrário de escravos, ou ele poderia ter tido uma determinada posição em uma família romana (familiae status) ou como o chefe da família (pater familias), ou algum membro inferior.

 

 

1.8. Litígio Romano

 

 

Roma Antiga não tinha Ministério Público, como o Crown Prosecution Service, os cidadãos de forma individuais teve que levar os casos a si mesmos, geralmente por pouca ou nenhuma recompensa financeira. No entanto, os políticos muitas vezes trazidos nestes casos, como para fazê-lo era visto como um serviço público. Logo no início, isso foi feito por meio de uma convocação verbais, ao invés de uma acusação por escrito. No entanto, mais tarde, os casos poderiam ser iniciadas através de um método de escrita. Depois que o caso foi iniciada, um juiz foi nomeado e o desfecho do caso foi decidido.

Durante a república e até a burocratização do procedimento judicial romano, o juiz normalmente era uma pessoa privada (iudex privatus) . Ele tinha que ser um cidadão do sexo masculino romano. As partes poderiam concordar com um juiz, ou eles poderiam nomear um de entre uma lista , chamada álbum iudicum. Desceram a lista, até que encontraram um juiz agradável para ambas as partes, ou se nenhum poderia ser encontrado eles tiveram que tomar o último na lista.

Para os casos de grande interesse público, houve um tribunal com 5 juízes. Em primeiro lugar, as partes selecionadas 7 a partir de uma lista, e daqueles 7 a 5 foram escolhidos de forma aleatória. Eles foram chamados recuperatores.

Ninguém tinha a obrigação legal de julgar um caso, o que foi entendido como um fardo. No entanto, houve uma obrigação moral de fazê-lo, o que era conhecido como "officium". O juiz teve grande latitude na forma como ele conduziu o litígio. Ele considerou todas as provas e governou da maneira que parecia justo. Porque o juiz não era um jurista ou um técnico legal, muitas vezes ele consultou um jurista sobre os aspectos técnicos do caso, mas ele não estava preso a resposta do jurista. No final do litígio, se as coisas não estavam claras para ele, ele pode se recusar a dar um julgamento, jurando que não era clara. Além disso, houve um tempo máximo para proferir uma decisão, o que dependia de alguns problemas técnicos (tipo de ação , etc).

Posteriormente , com a burocratização, este procedimento desapareceu e foi substituído pelo chamado procedimento de "ordinem extra" , também conhecido como cognitory . O caso todo foi revisto antes de um magistrado, em uma única fase . O magistrado tinha obrigação de julgar e de emitir uma decisão, e a decisão pode ser objeto de recurso para um magistrado superior. (ALVES, 2007, p.165)

 

 

1.9. O direito romano no Oriente

 

 

No Império Bizantino, os códigos de Justiniano tornou-se a base da prática jurídica. Leo III Isaurian emitiu um novo código, a Ecloga, no início do século VIII . No século IX, os imperadores Basílio I e Leão VI, o Sábio encomendou uma tradução combinada do Código e do Digest para o grego, que se tornou conhecida como a Basílica. Direito Romano como preservado nos códigos de Justiniano e na Basílica permaneceu a base da prática jurídica na Grécia e nos tribunais da Igreja Ortodoxa Oriental, mesmo após a queda do Império Bizantino e da conquista pelos turcos. (ALVES, 2007, p.169)

 

 

1.10. Direito Romano no Ocidente

 

 

No oeste, a autoridade de Justiniano não ir mais longe do que certas partes das penínsulas italianos e hispânicos. Códigos de leis foram editados pelos reis germânicos, no entanto, a influência dos códigos romanos orientais anteriores em algumas delas é bastante perceptível . Em muitos casos, os cidadãos romanos étnicos continuaram a ser regidas por leis romanas por algum tempo, mesmo quando membros das várias tribos germânicas eram regidos por seus respectivos códigos. O Código e os Institutos si mesmos eram conhecidos na Europa Ocidental (embora eles tiveram pouca influência sobre a prática legal no início da Idade Média ), mas a Digest foi largamente ignorado durante vários séculos. Por volta de 1070, um manuscrito da Digest foi redescoberto na Itália. Isso foi feito, principalmente, através das obras de Glossars que escreveram seus comentários entre linhas (glossa interlinearis), ou sob a forma de notas marginais (glossa Marginalis). A partir desse momento , os estudiosos começaram a estudar os textos jurídicos romanos antigos, e para ensinar aos outros o que aprenderam com os seus estudos. O centro desses estudos foi de Bolonha. A faculdade de direito não desenvolvido gradualmente em uma das primeiras universidades da Europa.

Os estudantes, que foram ensinadas direito romano em Bolonha (e mais tarde em muitos outros lugares) descobriram que muitas regras de direito romano eram mais adequados para regular as transações econômicas complexas do que as regras costumeiras, que eram aplicáveis ​​em toda a Europa. Por esta razão, o direito romano, ou pelo menos algumas disposições emprestados a partir dele, começaram a ser reintroduzida na prática jurídica, séculos após o fim do Império Romano. Este processo foi ativamente apoiado por muitos reis e príncipes que empregavam juristas com formação universitária como conselheiros e funcionários judiciais e procuraram beneficiar de regras como as famosas Princeps Legibus solutus est (O soberano não está obrigado pelas leis).

Houve várias razões para que o direito romano foi favorecido na Idade Média . Foi porque a lei romana regulamentou a proteção legal da propriedade e da igualdade de assuntos jurídicos e de suas vontades, e porque prescrita a possibilidade de que os assuntos legais poderia alienar a sua propriedade através de testamento .

Em meados do século XVI, o direito romano redescoberto dominado a prática legal na maioria dos países europeus. Um sistema legal, em que o direito romano foi misturado com elementos de direito canônico e de costume germânico, designadamente o direito feudal, tinha emergido. Este sistema legal, o que era comum a toda a Europa continental (e Escócia) era conhecido como Ius Comuna. Este Ius Comuna e os sistemas jurídicos baseados nele são geralmente referidos como direito civil nos países de língua Inglês.

Apenas a Inglaterra não participava da recepção do direito romano. Uma razão para isso é o fato de que o sistema jurídico Inglês era mais desenvolvida do que as suas congêneres continentais pelo tempo que a lei romana foi redescoberto. Portanto, as vantagens práticas do direito romano eram menos óbvios para os profissionais do inglês do que os advogados continentais. Mais tarde, o fato de que o direito romano foi associado com o Sacro Império Romano, a Igreja Católica Romana e com o absolutismo feito direito romano inaceitável na Inglaterra. Como resultado, o sistema Inglês de direito comum desenvolvido em paralelo com o direito civil romano.

Mesmo assim, alguns conceitos do direito romano fizeram o seu caminho para a lei comum. Especialmente no início do século XIX , os advogados e os juízes ingleses estavam dispostos a emprestar regras e idéias de juristas continentais e diretamente do direito romano.

A aplicação prática do direito romano e da era do Ius Commune europeu chegou ao fim , quando foram feitas as codificações nacionais. Em 1804 , o código civil francês entrou em vigor . No decorrer do século XIX, muitos estados europeus ou adotou o modelo francês ou elaborou seus próprios códigos. Na Alemanha, a situação política feita a criação de um código nacional de leis impossíveis. Desde o direito romano do século XVII, na Alemanha, havia sido fortemente influenciado pelo direito interno (comum), e ele foi chamado usus modernus Pandectarum . Em algumas partes da Alemanha, o direito romano continuou a ser aplicado até que o código civil alemão (BGB) entrou em vigor em 1900. (ALVES, 2007, p.181)

No próximo capítulo, observar-se-á, as Leis da Doze Tábuas, que foram ponto primordial no surgimento do Direito Romano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2. AS DOZE TÁBUAS

 

 

O Templo de Saturno (498 a.C.), uma das estruturas mais antigas do Fórum Romano, remonta aos primeiros dias da República Romana. Ao lado dessas colunas no Fórum são os remanescentes dos rostra, plataforma dos oradores, em que os comprimidos gravados das Doze Tábuas foram montados para que todos possam ver.

Assim, uma comissão de dez homens chamados decênviros foi criada em 451 a.C. para escrever a lei pela primeira vez. O trabalho que eles produziram, em 449 a.C., as Doze Tábuas, documentou as centenárias leis consuetudinárias e se tornou a base do direito romano como a conhecemos. As Doze Tábuas tocou em muitas áreas do direito, não só o direito civil que se aplica diretamente aos cidadãos, mas também áreas como direito público e lei religiosa, que aplicado a grandes construções e instituições sociais.

As Doze Tábuas não reescrever a lei existente ou criar nova lei. Em vez disso, eles simplesmente transferido direito consuetudinário estabelecido (ius) para uma forma escrita (lex). Nem Doze Tábuas comprometer toda a lei existente para forma escrita. Em vez disso, eles se concentraram em aspectos específicos que levaram ou poderiam levar a disputa ou desacordo, e dirigiu-se aos aspectos técnicos do processo legal, de modo que um cidadão teve um guia para os meios apropriados para prosseguir uma acção judicial. Enquanto os Doze Tábuas foram destruídos durante as invasões celtas do século IV aC, seu legado foi muito forte e muito do seu conteúdo permaneceu conhecido-Cícero (106-43 aC), o grande estadista, jurista e orador da República tarde, escreveu que ele foi feito para memorizar e recitar as suas disposições como um estudante. (DURANT, 1942, p.13)

 

 

2.1. As Doze Tábuas da Lei

 

 

Em 451 a.C. a pressão plebeia levou à criação de uma comissão especial de dez homens que foram responsáveis ​​por codificar as leis de Roma e tornando-os públicos. Ao fazê-lo, os plebeus esperava que eles poderiam restringir o poder arbitrário dos magistrados patrícios que só tinham acesso às leis. As Doze Tábuas representam a primeira codificação formal das leis e dos costumes romanos. As leis tratadas com procedimentos de litígio, a dívida, relações familiares, propriedade e outros assuntos de direito público e sagrado. Considerado um marco no desenvolvimento do direito romano, os Doze Tábuas permaneceu um dos textos fundamentais memorizadas por estudantes romanos até o tempo de Cícero. O código foi inscrito em placas de bronze, que eventualmente foram destruído. Essas seleções são tomadas a partir de reconstruções do código preservados em escritos posteriores.

A história jurídica de Roma começa corretamente com as Doze Tábuas. Ele é estritamente o primeiro e o único código romano, a coleta primeiras leis conhecidas do povo romano e formando a base de todo o tecido do Direito Romano. Sua importância reside no fato de que,sua promulgação foi substituído por um uso não escrita, de que o conhecimento tinha sido confinado a alguns cidadãos da comunidade, um órgão público e escrito de leis, que eram facilmente acessíveis e estritamente obrigatório para todos os cidadãos de Roma.

Até o encerramento do período republicano (509 a.C. - 27 a.C.) Doze Tabuas foram considerados como uma grande carta legal. O historiador Tito Lívio (59 B.C.-A.D.) registrado no livro Direito Romano de ALVES diz que “Mesmo no presente imensa massa de legislação, onde as leis são empilhados em leis, as Doze Tábuas ainda formar a fonte de toda a jurisprudência pública e privada.”

Esta célebre código, após a sua compilação por uma comissão de dez homens (decemviri), Que compôs em 451 a.C. dez seções e duas seções em 450 a.C., e após a sua ratificação pela (então) diretor montagem (centuriata comitia) do Estado, em 449 a.C., foi gravadoem doze placas de bronze comprimidos (daí o nome Doze Tábuas), que foram anexados ao Rostra antes da Cúria no Fórum de Roma.

Embora este importante testemunho do progresso nacional, provavelmente, foi destruído durante a ocupação gaulesa de Roma em 387 a.C.

Deve ter sido existente, uma vez que Cícero (106 a.C.-43 a.C.) diz que em seus estudos de infância memorizado essas leis "como exigido". No entanto, agora não faz parte das Doze Tábuas, quer na sua forma original ou em suas cópias existe.

Os fragmentos sobreviventes das Doze Tábuas vêm dos escritos de escritores latino-final e se enquadram nessas quatro tipos:

  1. Os fragmentos que parecem conter as palavras originais (ou quase isso) de uma lei, "modernizado" na ortografia e até certo ponto na formação;

  2. Fragmentos que estão fundidos com o contexto da quoter, mas que de outra forma exibem pouca distorção;

  3. Os fragmentos que não só são fundidos com as frases do citer mas também são muito distorcidas, embora estes preservar em paráfrase pretendem de as disposições de uma lei;

  4. As passagens que apenas apresentam uma interpretação (ou uma opinião baseada na interpretação) ou um título ou uma designação conveniente de uma lei.

Só em muito poucos casos que sabemos ou podemos conjecturar o número de fatos sobre a qual qualquer lei apareceu. Conseqüentemente do arranjo muito pouco é determinável e a atribuição de alguns itens para certos fatos é discutível. A ordem dos fragmentos provável, quais totalizam mais de 115, foi inferida a partir de várias declarações e de outras indicações de autores antigos.

A quantidade de detalhes aparentemente varia tanto com a importância da o assunto ou com o grau de conhecimento geral ou particular de o sujeito suposto pelos comissários, a ser realizada normalmente pelo cidadãos. O estilo é caracterizado por uma grande simplicidade e por tal brevidade que o significado em alguns casos, faz fronteira sobre obscuridade, pelo menos até agora como interpretação moderna a está em causa.

O valor das Doze Tábuas não consiste em qualquer abordagem para classificação simétrico ou mesmo para lapidar clareza de expressão, mas na publicação do método de procedimento a ser adotado, especialmente em casos civis, no conhecimento fornecido a cada romano de grau elevado ou baixo, como o que eram ambos os seus direitos legais e sua atribuições legais, na vitória política vencida pelos plebeus, que compelido a codificação ea promulgação do que tinha sido direito costumeiro em grande parte interpretado e administrado pelos patrícios principalmente em seus próprios interesses. (DURANT, 1942, p.24)

 

 

2.2. Os escritos das Doze Tábuas

 

 

A tradição nos diz que o código foi composta por uma comissão, antes de dez anos e, em seguida, de doze homens, em 451-450 a.C., foi ratificada pela Assembleia Centuriate em 449 a.C., foi gravado em doze tábuas (daí o título), que foram anexada ao Rostra antes da Cúria no Fórum de Roma, nas formas a seguir apresentadas. (DURANT, 1942, p.26)

 

 

2.2.1. Tábua I. Procedimentos Preliminares para julgamento.

 

 

1. Se ele (o autor) convocar (o réu) ao tribunal (in ius), ele (o réu) deve ir. Se ele (o réu) não ir, ele (o autor) deverá convocar uma testemunha à mesma. Só então ele (o autor) tomará (o réu) pela força.

2. Se ele (o réu) tentar evasão ou tomar em fuga, ele (o reclamante) deve pôr as mãos (ao réu).

3. Se a doença ou idade deve ser um impedimento, ele que convoca (o réu) ao tribunal (in ius) concederá (ele) um meio de transporte; se ele (o autor) não quiser, ele (o autor) não se espalhar (com almofadas) um carro coberto.

4. Para uma justiça gratuita (contribuinte cuja fortuna está avaliada (para o seu comparencimento ao tribunal. Para uma Proletari (não contribuinte cuja fortuna é avaliado em menor escala de um suporte gratuito) qualquer um que deve estar disposto deverá ter fiador.

5. Quando eles (os envolvidos) chegar a um acordo, um membro deverá anunciar.

6. Se eles (os envolvidos) não concordar com os termos, que deve indicar o seu caso no comitium (reunião de lugar) ou, no forum (Praça do mercado) ao meio-dia antes. Ambos os ( envolvidos) devem comparecer pessoalmente e deve discutir o assunto.

7. Se uma das partes não comparecerem, depois de meio-dia o juiz deve julgar o caso em favor de lhe presentes.

8. Se os dois (envolvidos) estiverem presentes, pôr do sol será o prazo pra solução.

9. Ambas as partes devem ter avais (vades). (DURANT, 1942, p.27)

 

 

2.2.2. Tábua II.

 

 

1. A ação legal de depósito solene (sacramenti actio), nas demandas que cada litigante deve pagar para depósito solene (sacramentum).

2. Uma doença perigosa ou um dia marcado para a audiência de um caso com um estrangeiro, quando este for parte, se algum destes, por qualquer destas circunstâncias, poderá ser um impedimento para o juiz ou árbitro (arbiter) ou parte (reus), por estas razão o dia do julgamento deve ser adiada. (DURANT, 1942, p.28)

 

 

2.2.3. Tábua III. Dívida

 

1. Da dívida reconhecida e para assuntos julgados em tribunal (in iure) 30 dias será permitida por lei para o pagamento ou satisfação.

2. Depois que decorrer de trinta dias sem pagamento, a mão (manus iniectio) cairá sobre o devedor. Ele deve ser levado ao Tribunal de Justiça (in ius).

3. Menos que o devedor prove a quitação da dívida ou que alguém aparecerem juízo (in iure) para garantir o pagamento para ele, ele (o credor) tomará o devedor com ele. Ele vincula quer com tanga ou com grilhões, cujo peso não deve ser menor do que 15 porcento ou ser mais, se ele (o credor) escolher.

4. Se ele (o devedor) escolher, viverá por conta própria. Se ele viver não em suas próprias significa, o credor, que deve mantê-lo no obrigações, devem dar ele um quilo de pão de cada dia; se ele, o credor, será assim o desejo, ele deve dar mais.

5. Menos que eles (os devedores) façam um acordo, eles (os devedores) será realizada em títulos de 60 dias. Durante esses dias, eles serão trazidos para o magistrado no comitium (sessão-local) em três dias sucessivos de mercado e do valor para os quais tenham sido responsável julgado será declarada publicamente. Além disso, no terceiro dia do mercado que eles (os devedores) deve sofrer a pena de morte (capite poenae) ou deve ser entregue para a venda além do Rio Tibre.

6. No terceiro dia de mercado que eles (os credores) deverá cortar pedaços. Se eles devem ter cortado mais ou menos por suas ações. (DURANT, 1942, p.28)

 

 

2.2.4. Tábua IV . Pátrio Poder.

 

 

1. Uma criança terrivelmente deformada deve ser morto rapidamente.

2. Se um pai três vezes entregar um filho para a venda, o filho será livre do pai.

3. Para repudiar sua mulher seu marido deve ordenar-lhe para cuidar dos própria assuntos, tomará seus dedos, deve expulsá-la.

4. Em uma herança legal ele que esteve no ventre (in utero) é admitido se ele deve ter nascido. (DURANT, 1942, p.29)

 

 

2.2.5. Tábua V. Herança e Tutela

 

 

1. Mulheres devem permanecer sob tutela, deve tornar-se maior de idade (perfecta aetas).

2. Os mancipable posses (transportáveis ​​ou móveis) de uma mulher que está sob tutela de seus agnatos 18 não serão adquiridos justamente por usucapião (uso a longo ou a posse de comprimento), salvo se estes Bens por si mesma deve ter sido entregue com a sanção de seu guardião.

3. Acordo como uma pessoa deve ter ordenado a respeito de sua propriedade ou a tutela de sua propriedade, por isso deve ser a lei (ita ius esto).

4. Se uma pessoa morrer sem testamento (intestatus) e não têm auto-sucessor (su us Heres), o parente do falecido, mais próximo do sexo masculino deve ter posse da propriedade.

5. Caso não haja agnate masculino, o chefe do clã do falecido deve ter a posse da propriedade.

6. Às pessoas, para quem um guardião não foram nomeadas pela vontade (testamentum), para eles seus agnatos será encarregados de educação.

7. Se uma pessoa for insana (furiosus), se não houver um guardião, para ele, será, legítimo autoridade sobre sua pessoa e sobre sua propriedade deve pertencer a seus agnatos e para seus membros do clã. Se uma pessoa ser um perdulário (prodigus), ele ser proibido de administrar seus próprios bens e ele estará sob a tutela (curatio) de seus agnatos.

8. Se um liberto (libertus) terão morrido sem testamento, sem auto-sucessor, seu patrono (patronus) devem tomar a herança de um cidadão-liberto romano.

9. Itens que estão na categoria de dívidas, devido a ou incorridos por um pessoa falecida será dividido entre seus sucessores por força da lei em proporção para as porções de da herança.

10. Rateio de uma propriedade (actio familiae erciscundae). Ocorre, quando co-herdeiros deseja retirar-se comum e igual a participação da herança. (DURANT, 1942, p.30)

 

 

2.2.6. Tábua VI. Propriedade e posse

 

 

1. Quando uma pessoa deve fazer ligação e transferência, de acordo como especificado com a sua língua, assim será a lei (ita ius esto).

2. Tanto transferência e entrega no tribunal (in iure cessio) estão confirmados.

3. Artigos que foram vendidos e entregues não são adquiridos pela comprador de outro modo do que se ele pagou o preço ao vendedor ou tem satisfez-lo de alguma outra forma, ou seja, através de um fiador.

4. Para uma pessoa leal e para uma pess oa restaurada a fidelidade lá será o mesmo direito (ius) de vínculo (nexum) e de transferência.

5. Contra um estrangeiro o título de propriedade deverá ser válidos para sempre.

6. Um título prescritivo (usucapio) de coisas móveis é completado por de um ano posse, mas a título prescritivo de uma propriedade e dos edifícios está concluída por dois anos de posse.

7. Uma pessoa que tinha sido um escravo e que tenha sido declarado para ser um

homem livre, em uma vontade de alguma condição, se ele deve ter dado pagamento, para o herdeiro, embora o escravo foi alienado por herdeiro, dando o dinheiro para o comprador entra em sua liberdade.

8. Se alguma mulher não se casou, não estará disposta a ser submetida desta maneira por posse para a mão de seu marido (in manum mariti), ela deve estar ausente de sua casa por três noites sucessivas ema cada ano e por este meio deve interromper usus (posse).

9. Se as partes se juntar suas mãos sobre o imóvel disputado quando pedir no tribunal (in iure), o possuidor atual deve manter a posse provisória; mas, quando é o caso de pessoal liberdade, o magistrado concede o direito de reivindicação (vindicia). (DURANT, 1942, p.31)

 

 

2.2.7. Tábua VII. Imóveis

 

 

1. Propriedade dentro a faixa de cinco pés ao longo de uma fronteira não deve ser adquiridas por uso prolongado (usucapio).

2. A volta cada parede exterior de um edifício será de dois.

3. Se as partes discordam, os limites devem ser marcados por três árbitros (arbiter).

4. Regulamentos relativos as vedações, herdar parcelas.

5. A largura de uma estrada, estende-se a oito pés em uma linha reta de um trecho, mas se estende até dezesseis pés em uma curva.

6. A pessoas vizinhas devem consertar a estrada. Se eles não mantê-lo colocando pedras, um deve conduzir veículos em toda a terra, onde se deve desejar.

7. Se a água da chuva causar danos através de desvio artificial de sua canais naturais, o proprietário agressor deve ser seguras por um árbitro (arbiter).

8. Se um curso de água dirigido por um lugar público deve causar danos a um particular, para a mesma pessoa singular deve ser o direito para trazer uma ação (actio), que o dano deve ser reparado para o proprietário.

9. Filiais de uma árvore pode ser podada em todo a uma altura de quinze pés. Se uma árvore em uma fazenda do vizinho ser dobrado torto pelo vento, e se inclinar sobre a própria fazenda, pode-se tomar ação legal para remoção de que árvore ou pelo menos da parte ofensiva.

10. O proprietário de uma árvore pode reunir o seu fruto que cai sobre outra fazenda. (DURANT, 1942, p.32)

 

 

2.2.8. Tábua VIII. Ilícitos ou Delitos

 

 

1. Se qualquer pessoa tinha cantado ou compôs uma canção, o que causou calúnias ou insulto a outra pessoa deve ser condenada para morte.

2. Uma pessoa que tinha cantado um feitiço deve ser condenada para morte.

3. Se uma pessoa tem quebrado de outro membro, a menos que fazer acordo de compensação com ele, não haverá retaliação em espécie.

4. Se uma pessoa tem quebrado ou tenha machucado um osso, ele deve sofrer uma pena com pagamento.

5. Se uma pessoa deve ter feito mal simples para outro, sanções devem ser pequenas compensações financeiras.

6. Se um quadrúpede deve-se dizer que os danos causados, ação legal será sancionado, quer para a rendição da coisa que fez o dano ou para a oferta de avaliação para o dano.

7. Se uma pessoa na pastagem de seu gado em terra de um vizinho, ele deve ser passível de uma ação legal.

8. Ao pasto ou para o corte em segredo durante a noite de outro, asculturas adquiridas pelo cultivo será, no caso de enforcamento e da morte pelo sacrifício, uma pessoa com idade inferior a puberdade, com menos de 15 anos de idade deve ser açoitado ou no critério do magistrado ou fazer composição por pagar duplamente os danos, para o mal feito.

9. Quem teve destruído pela queima de um prédio ou uma pilha de milho, definir ao lado de uma casa está condenada a ser preso, açoitado, queimado para morte, desde que com conhecimento de causa e, conscientemente, ele terá cometido isto; mas se isto é por acaso , por negligência, seja ele é condenado a reparar os danos, ou, se ele é pobre demais para ser competente para tal punição, ele será castigado com mais leveza.

10. Qualquer pessoa que tenha derrubado injustamente árvores de outras pessoas pagará 25 jumentos para cada árvore.

11. Se o roubo foi feito durante a noite, se proprietário matou o ladrão, será inocentado pois matou legalmente.

12. É proibido que um ladrão seja morto durante o dia, a não ser que ele (o ladrão) se defender com uma arma, mesmo que ele (o ladrão) deverá ter vindo com uma arma, caso contrário você não deve matá-lo. E mesmo que ele o ladrão resistir, você deve gritar, para que algumas pessoas podem ouvir e ajudar.

13. No caso de todos os outros ladrões em flagrante é ordenado que homens livres ser açoitado e ser julgado como fiadores para a pessoa contra quem o roubo tenha sido cometido, desde que eles haviam feito isso durante o dia e não tinha se defendido com um arma; que os escravos capturados no ato do roubo ser chicoteado com flagelos e ser jogado para fora da rocha; que os meninos com idade inferior a puberdade, com menos de 15 anos de idade, ser açoitado de acordo com o magistrado e que o dano feito por eles ser reparado.

14. Furtos que foram descobertos através de uso de prato e tanga será punido como se os culpados tinham sido apanhados no ato. Para os casos de mercadorias roubadas descoberto (furtum conceptum) por outros meios que não por prato e tanga ou introduzida (furtum blatum) a pena é triplos dos danos.

15. Se uma pessoa pleitear em caso de roubo, em que o ladrão não seser pego em flagrante, o ladrão deve agravar a perda por pagamentos duplos.

16. Uma coisa roubada é impedido de prescrição.

17. Nenhuma pessoa deve praticar a usura a uma taxa de mais de um duodécimo se ele fizer isso, deverá ser condenada por Quádruplos por danos causados.

18. Se responsáveis ​​(tutor et curator) ser suspeito de má administração, não existe o direito de acusar sob suspeita. A ação legal contra responsáveis ​​será para danos duplos.

19. A pena para os falsos testemunhos, é, que qualquer pessoa que tenha sido condenado por falar falso testemunho será precipitou a partir da Tarpéia rocha.

20. Se uma arma acelerou a partir de uma mão em vez de se o portador tenha arremessado ele, deve expiar a escritura acidental fornecendo a substituição de um carneiro como uma oferta de paz para evitar brigas por vingança.

21. Nenhuma pessoa deve realizar reuniões noturnas na cidade.

22. Membros das guildas têm o poder de tomar para si qualquer regra que eles podem querer vinculativas, desde que elas não violem nada de acordo com o direito público (publica lex). (DURANT, 1942, p.34)

 

 

2.2.9. Tábua IX. Direito Público

 

 

1. Leis de exceção pessoal (privilegium) não será aceita.

2. Leis sobre a pessoa não será aprovada se não passada pela maior assembléia (comitiatus maximus) e por aqueles a quem os cônsules têm colocado sobre o registros da cidadania.

3. Um juiz ou de um árbitro legalmente nomeado, que foi condenado por receber dinheiro para declarar uma decisão, será punido por crime capital.

4. Disposições relativas aos investigadores de homicídio que serão nomeado para tomar conta sobre casos de pena capital.

5. Quem deve ter incitado um inimigo público ou quem quer que tiver entregado um cidadão a um inimigo público será punido por crime capital.

6. É proibido matar sem condenação. (DURANT, 1942, p.35)

 

 

2.2.10. Tábua X. Lei Sagrada

 

 

1. Uma pessoa morta não deve ser enterrado ou queimado na cidade.

2. Mais do que isso não deve ser feito. A pira funerária deverá não ser suavizadas com o machado.

3. Despesas de um funeral será limitada a três enlutados vestindo véus e um enlutado vestindo pequena túnica roxa e dez tocadores de flauta.

4. Mulheres não deve rasgar suas bochechas ou ter um triste clamor por conta do funeral.

5. Os ossos de uma pessoa morta não será cobrada que se pode fazer um funeral depois. Uma exceção é para a morte em batalha ou em solo estrangeiro.

6. Unção por escravos e todos os tipos de consumo de ataque é abolida. Não haverá aspersão caro, não beber mirra-temperada, não haverá guirlandas de comprimento, sem incenso-boxes.

7. Quem ganhar uma coroa a si mesmo ou por meio de seu herdeiros ou pelo seu valor, a coroa é concedido a ele, quando ele é queimado ou enterrado sobre ele, que já ganhou, e seu pai serão aprovadas impunemente.

8. Isso também não deve ser feito: fazer mais do que um funeral e espalhar mais do que um esquife para uma pessoa.

9. Ouro não serão acrescentadas a um cadáver. Mas ele deve cujos dentes foram presos com ouro, se uma pessoa deve enterrar ou deve queimá-lo com isso (ouro), ele estará com a impunidade.

10. É proibido para uma nova pira ou uma queima-monte. A ser erguido perto de sessenta pés para outra pessoa da edifícios sem o consentimento do proprietário.

11. É proibido para um vestíbulo de um sepulcro. (DURANT, 1942, p.36)

 

 

2.2.11. Tábua XI. Leis Complementares

 

 

1. Casamento entre plebeus e patrícios deve não ocorrer.

2. Declaração relativa de dias considerado favorável para legalidade oficial de ação. (DURANT, 1942, p.37)

 

 

2.2.12. Tábua XII. Leis Complementares

 

 

1. Não se deitará uma imposição de angústia contra uma pessoa que tenha comprado um animal para o sacrifício e não paga o preço; da mesma forma contra uma pessoa que faz o pagamento para que não jugo-besta que qualquer um tem emprestado para este fim, para que daí pode levantar dinheiro para gastar em um banquete sagrado.

2. Se um escravo deve ter cometido roubo ou deve ter feito danos com o conhecimento de seu mestre a ação de indenização é em nome do escravo. Decorrente delitos cometidos por crianças e pelos escravos de uma família, as ações de indenização será nomeado, que o pai ou o comandante para que possa ser permitido ou se submeter a avaliação do termo ou entregar o delinqüente para a punição.

3. Se uma pessoa tomou a coisa por uma afirmação falsa, deverá o magistrado conceder três árbitros, por sua arbitragem para interceder, o réu deverá ser culpado por perdas causadas e pagar danos duplamente.

4. É proibido dedicar para uso consagrado qualquer coisa de que há uma controvérsia sobre sua propriedade; caso contrário uma penalidade de duas vezes o montante envolvido.

5. Qualquer coisa que for dado às pessoas por ordem, é obrigatório e válido. (DURANT, 1942, p.37)

 

 

2.3. Fragmentos

 

 

Há cerca de uma dúzia existente fragmentos de cujo lugar nos Doze Tabelas somos ignorantes. Em quase todos os casos esses fragmentos consistem em apenas uma palavra ou frase, que mais tarde estudiosos tentaram interpretar para ilustrar uma ortografia antiga ou para explicar um uso arcaico ou para apontar uma definição.

O fragmento mais longo só vale reprodução para o presente propósito: apelar de qualquer julgamento e da sentença é permitido. (DURANT, 1942, p.38)

No terceiro capítulo, observar-se-á, as influências destas leis, e suas principais contribuições para o mundo jurídico.

 

 

 

 

 

 

 

3. DIREITO ROMANO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O MUNDO DO DIREITO

 

 

O direito romano era a lei da cidade de Roma e, posteriormente, do Império Romano. A influência do direito romano sobre os sistemas jurídicos modernos tem sido imensa: sistemas jurídicos do mundo foram moldadas de forma significativa, diretamente ou indiretamente pelos conceitos de direito romano. O desenvolvimento do direito romano composto por mais de mil anos de jurisprudência que se desenvolveu em diferentes fases. A alta marca d'água no Jurisprudência Romana foi o Corpus Juris Civilis (529-34 d.C.), elaborada sob a orientação direta do imperador Justiniano Corpus Iuris Civilis. É um legado notável de uma época notável na história jurídica.

Cinco séculos e meio depois, o imperador Justiniano e séculos após o declínio do Império Romano, a "jurisprudência" de Roma foi "revivida", em parte por ser estudada nas universidades do norte da Itália do século XI em diante.

PINHEIRO, em seu livro, História Resumida do Direito, observou que esta fase do direito romano:“... deu a quase toda a Europa um estoque comum de idéias legais, uma gramática comum do pensamento jurídico e, em grau variável, mas considerável, uma massa comum de regras legais.”

Embora muitos argumentam que a Inglaterra se destacou contra a "recepção" ou “Renascimento” do direito romano e manteve a sua própria lei comum – foi aceito agora que a lei comum também tem sido, em grande medida, influenciado pela Direito romano.

Hoje, existem dois grandes sistemas jurídicos do mundo de origem européia, o direito comum da Inglaterra (influenciado, em certa medida apenas pelo direito romano) e a lei Civil da Europa continental em forma em grande parte por reviver as Leis Romanas. A lei comum é a base dos sistemas jurídicos da maioria dos países que falam inglês. O Direito Civil é a base dos sistemas jurídicos dos países do continente da Europa e países da América do Sul e em outros lugares. Os outros sistemas jurídicos não europeus grandes, o hindu e o muçulmano, são baseadas em grande parte religiosa, mas têm aspectos da lei comum e Direito Civil em transações comerciais.

Estudantes de direito estarão familiarizados com os conceitos de e distinções entre, direito público e direito privado. O direito público diz respeito à regulação do Estado; Direito constitucional é descrito como um ramo do Direito público. O direito privado regula relações jurídicas entre os indivíduos e maior influência do direito romano foi na esfera do direito privado e este trabalho se limita a este aspecto da lei.

3.1. Fontes e formas de Direito Romano

 

 

Em termos de fontes de direito escrito, das Doze Tábuas (c. 451 a.C.) foram um 'Estatuto' (lex) e um código - um dos primeiros exemplos da codificação do Direito Romano.

A lei do contrato, de depósito e venda, elementos do que é denominado o direito de obrigação, segundo o qual os acordos privados são reconhecidos pelo Estado e legalmente exeqüível, pode ser rastreada até os Doze Tábuas. O conceito de o contrato consensual de venda emptio venditio foi uma das grandes contribuições do Direito Romano.

Lei do Magistério desenvolvido a partir dos editais dos magistrados e acima de tudo do Pretor Urbano. As funções do dia-a-dia do pretor concedesse remédios em casos individuais. Professor DAVID (2002, p.306) observou que o pretor era: "... o mestre descontrolada absoluta de processo judicial civil ...”

Todas as ações civis foram iniciado antes do pretor e foi ele quem decidiu se uma questão iria diante de um juiz (iudex). Não houve recurso contra a decisão do pretor. Posteriormente, o pretor ouviria todo o caso em pessoa ou nomeava um representante para fazê-lo. Esse aspecto da lei de Roma não tem nada equivalente como democracias adotaram a doutrina da separação dos poderes, com uma "separação" entre o executivo, legislativo e judicial, o que não era uma característica do direito romano.

O pretor também presidiu o processo penal. O pretor poderia nomeava juízes (que atuaram como jurados de hoje) e decidia sobre a culpa ou inocência do parte cobrada.

No entanto, o legado deste aspecto do processo judicial é que os romanos desenvolveram o procedimento de encaminhar uma reivindicação legal a um juiz. O juiz ouvia as provas e as alegações dos defensores e tomava uma decisão vinculativa. Se a reclamação foi bem sucedida, o requerente poderia aproveitar a pessoa ou a propriedade do devedor. Assim, o conceito de autor, réu e juiz imparcial (e de fato júri) pode ser indicado para ser reforçado pelo Direito Romano. (CRETELLA, 2003, p.167)

Juristas da época romana deixaram um legado significativo por seus escritos na forma de comentários e tratados sobre a lei. Os juristas deram pareceres jurídicos no solicitação de clientes e aconselhou os pretores. Alguns também realizavam atos judiciais e ocupavam cargos administrativos. Os juristas foram prático concentrando-se em particular casos em que eles tinham sido consultados - daí o nome Consulti iuris, que significa Pessoas consultadas sobre a lei.

O jus (ius) civile era originalmente o corpo da lei que se aplica aos cidadãos de Roma; jus (ius) gentium era o corpo de lei que se aplica a 'estrangeiros' em seu envolvimento com os cidadãos de Roma; ius commune era a lei ordinária que deu o seu nome à "lei comum".

Os tabelliones, às vezes traduzido para o Inglês como "notários", elaboravam documentos legais. Após o edição do imperador Antonius Pius, os tabelliones tiverame direito a um salarium. Justiniano introduziu novos regulamentos para o Corpus Iuris visando dar a profissão de tabellio um sentido sistemático da organização. Em outra evolução, os notaris tornou-se secretários para as autoridades, incluindo o Imperador. Com o reinado de Carlos Magno (reinando 768-814) os instrumentos elaborados pelos notários adquiriu a mesma força e efeito como um juízo conclusivo. A profissão de notário floresceu durante o Renascimento e foi Napoleão em uma Lei de Março 1803, que deu a instituição do notário um estado com as funções e deveres que sobrevivem em grande parte hoje no continente europeu e países ao redor do mundo com uma herança lei Civil. (CRETELLA, 2003, p.168)

 

 

3.2. O Digest; Institutos de Justiniano e o Codex

 

 

Justin, um soldado idoso, nascido de uma família de camponeses no que se tornou a Iugoslávia, tornou-se imperador em 518 d.C. Seu sobrinho e filho adotivo foi Justiniano, que recebeu a melhor educação disponível em Constantinopla, a capital Romana do Oriente ou Império Bizantino.

Tornou-se imperador Justiniano em 527 d.C. e, incidentalmente, tinha a fama de ser o último Imperador romano a falar latim como primeira língua. A ambição de Justiniano I foi para reviver o Império grandeza 'renovatio imperii' e reconquistar certa territórios do Império Romano do Ocidente. Ele ordenou a seus principais juristas para extrair os melhores e mais confiáveis ​​seções dos textos romanos anteriores para inclusão sob rubricas adequadas a digerir. Os textos anteriores deviam ser destruídos ao longo o Império com a finalidade de eliminar a erro. O Digest estava pronto por 533 d.C.

Justiniano também dirigiu seus juristas para preparar um livro-texto para estudantes de direito chamado Institutos de Justiniano, que foi concluída por 533 d.C. No ano seguinte, Juristas de Justiniano concluída a versão final de todos os estatutos imperiais conhecidas como o Codex. Os textos conhecidos no Digest, dos Institutos e do Codex tornou-se geralmente conhecido como o Corpus Juris Civilis, o "corpo da lei”. Posteriormente a lei de Justiniano tornou-se a base da lei do continente europeu. (LOPES, 2008, P. 54)

 

 

3.3. Liber Primus: De Justitia et Jure

 

 

O direiro romano, ao passo que conheciam a necessidade dos cidadãos e do Estado, dando formato as leis as feições de virtude moral, fazendo da justiça a vontade constante e perpétua para tornar cada um o seu devido.

1. Jurisprudência é o conhecimento das coisas divinas e humanas: a ciência da o justo e o injusto.

2. Tendo explicado nesses termos gerais, pensamos que deve começar a nossa exposição da lei do povo romano mais vantajosa, se a nossa explicação é a princípio simples e fácil, e é então transportada em em detalhes com o máximo cuidado e exatidão. Pois, se desde o início que sobrecarregar a mente do aluno, enquanto ainda novo para o assunto e incapaz de suportar muito, com uma multiplicidade e variedade de tópicos, uma das duas coisas vai acontecer, causar-lhe pertubações e abandonar os estudos ou causar desconfiança de si mesmo (a mais freqüente pedra de tropeço no caminho da juventude), vamos pelo menos conduzi-lo à ponto, para que, se ele tivesse sido levado por uma estrada mais suave, ele poderia, sem grande trabalho, e sem qualquer desconfiança de seus próprios poderes, ter sido mais cedo conduzidas.

3. As máximas das leis são estes: viver honestamente, não ferir ninguém, para dar a todos o que lhe é devido.

4. O estudo do direito é dividido em dois ramos; pública e privado. O direito público é aquele que diz respeito ao governo do Império Romano; direito privado, o que diz respeito aos indivíduos. (ROMAO, 2003, p.129)

Estamos agora para tratar deste último, que é composto por três elementos, econsiste em preceitos pertencentes à lei natural, à lei das nações ea lei civil.

Deixando de lado as idéias nobres expressas nos Institutos, o cuidado paternal do Imperador para estudantes de Direito é nobre e mais atraente.

Na jurisprudência romana, havia três tipos diferentes de lei (ius ou jus) Ius naturale era a lei da natureza. Ele incluía tudo além do poder de Legislar humano. A idéia de "lei natural" (tal como a conhecemos hoje em dia) foi influenciado e desenvolvido a partir do Naturale ius que em vez incluído o conceito de direitos humanos fundamentais inerentes no homem, que não pode ser tirado por lei humana. Os escritos de Cícero (106-43 a.C.), (corte e defensor político antes da era cristã) influenciou o desenvolvimento do ius naturale. Como foi dito, a expressão desta lei, por sua vez influenciou o natural law, que são doutrinas da Igreja Católica Romana medieval e quais foram descrito como teorias do direito natural 'secularizadas'. Em seu De Legibus, Cícero disse, segundo demonstrado pelo historiador LUIZ, em seu livro Curso de Direito Romano (1999, p.106) escreveu:

 

 

True law é motivo certo de acordo com a natureza, difundida entre todos homens; constante e imutável, ele deve chamar os homens a seus deveres por seu preceitos, e impedi-los de irregularidades cometidas por suas proibições ....

Para reduzir essa lei é profano, alterá-la ilícita, revogá-la impossível; nem podemos ser dispensado pelo fim ou do Senado ou da assembléia popular; nem precisamos olhar para qualquer pessoa para esclarecer ou interpretar; nem será uma lei em Roma e outra lei em Atenas, nem caso contrário amanhã do que é hoje; mas uma ea mesma lei, eterno e imutável, irá ligar todos os povos e todas as idades; E Deus a sua desenha dor, expositor e nascer, será como se fosse a única e universal régua e governador de todas as coisas; ...”

 

 

Outra ius civile, o corpo de leis que aplicado originalmente para cidadãos romanos e o Praetores Urbani, aqueles que tinham jurisdição sobre casos participação dos cidadãos. O termo "direito civil", no sentido do direito romano base-legal doutrina vem do ius civile. Isto é o que nós designamos como direito positivo de hoje. No contexto do direito civil, os Institutos, estado, conforme LUIZ, em seu livro Curso de Direito Romano (1999, p.211) escreveu:"Cada comunidade regida por leis e costumes usa em parte a sua própria lei, o direito civil, a lei do Estado em particular e, em parte, as leis comuns a toda a humanidade.”

Havia outras distinções entre as leis escritas referidas como leges ou lex e o conceito romano de equitas de onde, em sentido geral, o termo"Equidade" é derivado, o de fazer justiça em uma dada circunstância, melhorando, talvez, o efeito duradouro de uma lei escrita.

Ius Gentium referiu-se ao direito das nações e também as leis comuns a toda humanidade. Estas foram as leis feitas pelo homem, mas, como afirmou, "comum a todas humanidade ". Hoje poderíamos designar ius gentium como Leis Internacionais. Regras de relações diplomáticas e estaduais eram governados pelo ius gentium. Leis relativas às práticas comerciais também foram compreendida no ius gentium - o que hoje chamamos de direito internacional privado.

Direito internacional moderno, incluindo a Lei Comercial, “lex mercatoria” e o direito marítimo foi significativamente influenciada por este aspecto do direito romano.

A lei romana das “coisas” ('res'), bens econômicos, foi dividido em direito de propriedade ("coisas" em sentido restrito), a lei de sucessão e o direito das obrigações. Hoje, esta divisão da lei é uma característica fundamental da Direito Civil moderno.

A lei de venda é estabelecido no Instituto Justiniano. Os romanos se tornaram grandes comerciantes, homens de negócio, e construíram um império de negócios que exigia lei para regular suas transações. Conforme extraído a citação abaixo do livro Direito Romano Moderno, de CRETELLA Jr., (2003, p. 276) refere-se ao direito das obrigações:

 

 

Obrigações são formadas pelo simples consentimento das partes nos contratos para a venda, de deixar de contratar, de parceria e de mandato. Uma obrigação é, nestes casos, disse a ser feito pelo simples consentimento das partes; porque não há necessidade para qualquer escrita, nem mesmo para a presença das partes; nem é requisito que nada deve ser dado para fazer o vinculativo contrato, mas o simples consentimento daqueles entre quem a transação é realizada.”

 

 

Os tipos mais comuns de contratos são do contrato de venda, pelo qual uma pessoa adquire a propriedade dos bens, fica claro nessa obrigação advinda das leis das doze tábuas.

 

 

3.4. 'Recepção' ou 'Revival' do Direito Romano

 

 

O direito romano teve uma renovação durante o renascimento da aprendizagem na Europa por volta do século XI em diante. Isso às vezes é descrito como o Recepção do direito romano. Paul VINOGRADOFF, em sua célebre obra Direito Romano na Europa Medieval, colocou a questão por que o chamado "recepção" do direito romano, se tornou tão significativo no período do décimo primeiro ao décimo oitavo séculos nos seguintes termos:

 

Dentro de toda a gama de história não há mais importante e intrigante problema do que preocupado com o destino do direito romano após a queda do Estado romano. Como é que um sistema moldado para atender certas condições não só sobreviveu essas condições, mas manteve o seu vitalidade até os dias atuais, quando ambiente político e social são totalmente alterada. Por que é ainda considerado necessário para o iniciante em jurisprudência para ler manuais compilados para os estudantes romanos que viviam a mais de 1500 anos atrás?

Como é que se explica que os alemães em vez de trabalhar para fora seu sistema legal, de acordo com as legislações nacionais precedentes e com as exigências do seu próprio país quebrou distância a partir da sua jurisprudência histórica de submeter ao julgo da passada doutrinas de um império estrangeiro”. (VINOGRADOFF, 1909, p. 133)

 

 

Uma explicação para a recepção do direito romano, segundo o professor Alan Watson, está relacionada com o conceito de "empréstimo legal”.

Quando os advogados e tribunais buscarem uma solução e nenhum está disponível dentro de seu próprio sistema, o advogado em seu pensamento pode encontrar um precedente em outros lugares. Havia também os professores de direito, inicialmente, nas universidades do Norte da Itália, que estudou os escritos legais da época romana e gerações imbuídas de advogados e administradores de alto escalão com um respeito pelo direito romano. Isto facilitou a assimilação gradual do direito romano em direito consuetudinário local.

O grande professor Irnerius (c.1055-c.1130), que ensinou em Bolonha exposta a cláusula de Corpus Juris Civilis pela cláusula. Irnerius, seus pares e seus sucessores ficou conhecido como os "glosadores". O direito romano se tornou um tema popular de estudar nas universidades de Itália. (VINOGRADOFF, 1909, p. 134)

 

 

3.5. Direito Romano e do Direito Comum

 

 

Júlio César chegou à Grã-Bretanha em 53 a.C., a Grã-Bretanha era uma província romana por três séculos e meio. Muitos milhares de soldados romanos guarneceram a Grã-Bretanha ao longo desse tempo. Os soldados romanos foram retirados, não expulsos, porque eles eram obrigados a defender bases na Itália contra invasões.

O direito romano não foi recebido na Inglaterra, considerada a casa da lei comum, na medida em que foi no continente europeu. No entanto, seria totalmente errado argumentar que esse direito romano não jogou uma influência significativa no desenvolvimento do direito comum. Tem sido argumentado por juristas que muito mais importante do que a recepção de 'regras' romanos pela lei Inglês foi a influência do direito romano no caminho Inglês de olhar para a lei, em Jurisprudência Inglesa e em lei escrita inglesa, que era na língua latina, por um tempo, era a língua dos documentos oficiais na Inglaterra e no tribunais. Seria apenas natural que teria havido um direito romano que influenciou sobre qualquer lei local.

Os juristas já chegaram à conclusão de que o conceito de julgamento por júri considerado por muito tempo como de origem anglo-saxão é de fato de origem Romana.

A lei comum que moldou a lei americana e que são descritos como outros modelos de Jurisdições de direito comum contém muitos princípios que têm uma origem romana.

A declaração por lei natural “todos os homens são iguais” é da pena de Ulpiano, um jurista cujos textos jurídico importante datam de c. 211-222 d.C.; outro princípio notável de Ulpiano é o conceito célebre extraído da obra de NASCIMENTO, Lições da Historia do Direito, expresso nas palavras: "A justiça é a vontade constante e perpétua para tornar cada um o seu devido".

O máxima e conceito legal de volenti fit injuria não (conhecido como voluntário assunção de risco) é novamente um outro princípio de direito direto de Ulpiano. A quantidade significativa de os escritos de Ulpiano foram "codificada" nos Institutos de Justiniano referido anteriormente neste documento.

Mais uma vez, referindo-se a algumas contribuições mais específicos que a lei romana feitas Direito Inglês, a casa do direito comum. Os princípios consagrados no que é denominado Habeas Corpus, (um remédio em que uma pessoa é detido ilegalmente) e vários princípios da lei de delitos são de origem romana. A freqüência fundamental direito encapsulado na expressão "casa de cada homem é seu castelo", embora alegou ser de origem anglo-saxônica é de origem romana. O Digest proíbe forçando um homem da sua casa obrigando-o a tribunal, sem lícita justificação, um princípio articulado por Instituto Justiniano.

Há evidências consideráveis ​​de que o advento do cristianismo e da influência da nova religião com sua associação com Roma e o Direito Canônico teve uma impacto significativo no desenvolvimento da "lei" nativa na Grã-Bretanha. Papa São Gregório, o Grande, como era chamado, "um romano dos romanos enviado Santo Agostinho a Grã-Bretanha em 595 d.C., onde estabeleceu sua sede episcopal de Canterbury (597 d.C.). (RODRIGUES, 2001, p. 56)

Santo Agostinho e seus monges estavam familiarizados com a lei Justiniano. Pelo clero, a lei era a lei Canônica, influenciada e entrelaçada com direito romano. A lei foi freqüentemente comprometida em papel pelas autoridades régias no período pré-Normatizador por aqueles familiarizados com as codificações romanas.

 

A conquista normanda eventualmente trouxe um sistema de lei e ordem para a Grã-Bretanha. William, o Conquistador vitória na Batalha de Hastings em 1066 levou a administração sistemática. William foi habilmente assistido por Lanfranco, o advogado que estudou e lecionou direito romano em Pavia, na Itáliaseu país de origem, às vezes descrito como o primeiro-ministro William, o Conquistador. Lanfranco tinha anteriormente abriu e lecionou em uma escola na Normandia. Lanfranco se tornou arcebispo de Canterbury em 1070. Pollock, (1872, p. 120), o historiador do direito ingles notável observou a importância de Lanfranco e continuou:

 

A conquista normanda ocorre apenas no momento em que, no geral história do direito na Europa novas forças estão entrando em jogo. O direito romano é sendo estudado, para os homens estão dominando os Institutos de Paiva e em breve ser expor o Digest em Bolonha; O direito canônico está sendo desenvolvido, e tanto reivindicar um domínio cosmopolita.”

 

Autoridades do direito romano segundo os historiadores legais "foram habitualmente citado nos tribunais comuns da Grã-Bretanha e invocado pela doutrina, não como testemunhos ilustrativos e secundários, mas como primário e praticamente conclusivo.

 

Há desenvolvido na Inglaterra uma aversão ao estudo do Direito Civil, que tenha influencia romana. A Igreja também ficou preocupada com o desenvolvimento da secular jurisprudência. A Igreja, por suas próprias razões puramente teológicas, parecia tornar-se morna sobre o desenvolvimento do direito romano na Grã-Bretanha. Assim, embora o direito romano caiu em algum desagrado pelas autoridades e isso foi muito antes da Reforma, os grandes escritores da lei na Grã-Bretanha, como Ranulf de Glanvill (1130-1190) Chefe Justiciar da Inglaterra e Henry de Bracton (1210-1268) um ​​membro do clero e um juiz real estavam mergulhados na princípios do direito romano e não só influenciou sucessivas doutrina, mas foram freqüentemente citado em juízo e, assim, indiretamente, em forma de lei feita pelo juiz.

Papa Inocêncio III (Papa 1.198-1.216) obrigou D. João (1166-1216) para aceitar o Cardeal Stephen Langton, um Doutor em Direito pela Universidade de Bologna como Arcebispo de Canterbury (1207). João, então, tentou tomar propriedades da Igreja como uma forma de retaliação. Aceita-se que se juntou Langton com os Barões na elaboração da Carta célebre Magna Carta (1215).

No entanto, muitos estudiosos acreditam que Stephen Langton foi o principal relator e essa fonte e inspiração da carta que não fosse o Inglês instituições feudais, mas a universalidade da lei proclamada pela Tradição do Direito Romano. Este conceito de universalidade da lei, uma lei comum a todos, era uma característica do Direito Canônico - que foi uma das fontes do direito comum.

Como já visto, considera-se que os princípios de "eqüidade" na a lei comum foram inspirados pelo direito romano. O Chanceleres da Inglaterra foram até a hora de St. Thomas More (Lord Chancellor, 1529-1532) "eclesiásticos" ou "clérigos". A jurisdição eqüitativa do do tribunal assemelhava-se que os romanos denominado a equitas que significa o que é justo ou conscienciosa. Professor John Kelly argumentou que uma “teoria da eqüidade” formado parte do arsenal intelectual os romanos e os valores de eqüidade eram de fato introduzida no direito romano através da jurisdição do Pretor. As influências de o direito civil e canônico (lei canônica sendo influenciado pelo direito romano) no Doutrinas inglesa de eqüidade são manifestos. Patrimônio é um conceito canônico para aliviar o rigor da lei.As doutrinas de usos, fundos fiduciários e ao patrimônio da redenção na lei de hipotecas podem ser rastreados para canônica e romana conceitos. Os mesmos princípios aplicados às construções de leis.

Um Chefe de Justiça do Banco do Rei, um jurista e escritor observou afirmou que a lei comercial (lex mercatoria) era para ser realizada como parte da lei da Inglaterra. (POLLOK, 1872, p 67)

Blackstone (1723-1780) juiz, jurista e professor de Vineriano Direito Inglês em Oxford em seus comentários célebres, extraído da obra Direito na História: Lições Introdutórias, de LOPES afirmou: “o costume de comerciantes ou lex mercatoria, que, no entanto, diferentes das regras gerais de a lei comum, é ainda enxertados em, e fez uma parte dela.”

Lord Mansfield (Lord Chief Justice do Banco do Rei 1756-1788) descreveu como o “pai do direito moderno Mercantile” que tinha estudado direito romano no Universidade de Leyden e que serviu por um longo período como Chefe de Justiça da Bancada do Rei desenvolveu um sistema de direito comercial baseado em Direito Romano. A lei de Admiralty na Grã-Bretanha foi alinhado com lex mercatoria; assim, os princípios de princípios do direito romano aplicado igualmente a este ramo da lei.

Palmer observou que muitos princípios básicos da lei americana (como a lei em Inglesa) tem origens romanas, como a lei de “usucapião, transportes e gerencia de contratos, a da propriedade, servidões, legados e testamentos, tutela, a limitação de ações, casamento, propriedade e posse, meios de transporte, vendas, garantias e parcerias.

O Ato da união 1800 uniu o Reino da Grã-Bretanha com o Reino da Irlanda para criar o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda. Artigo 73 º da Constituição da Irlanda 1922 previa a continuidade na nova Estado Livre Irlandês (sujeito à Constituição 1922) de leis imediatamente em vigor antes da promulgação da Constituição de 1922. O artigo 50 da Constituição da Irlanda, desde 1937 da mesma forma e, assim, a legislação em vigor nos Estados Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, imediatamente antes da promulgação da 1922 Constituição, com todas as suas influências direito romano, tornou-se parte da lei da Irlanda. (POLLOK, 1872, p 67)

O direito romano, não obviamente confinado à cidade de Roma ou a uma, península, deixou muitos legados para os sistemas de direito do mundo. O Imperador Justiniano, baseando-se juristas anteriores, codificada em forma escrita estruturado um sistema sofisticado de lei por meio da Digest, Codex e os Institutos. Este sistema codificado de lei tem influenciado maior parte do mundo Direito Civil. Os conceitos inerentes à ordem jurídica composta no naturale ius gentium e ius, destinado a estender para além das fronteiras nacionais, são hoje os pilares do direito internacional dos direitos humanos e do direito internacional durante todo a história o mundo. A influência do direito romano sobre o direito comum também tem sido significativo. (CRETELLA, 2003, P. 178)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

 

O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo analisar o direito romano, as instituições jurídicas, a sociedade para a qual as leis foram formuladas, modificadas e adaptadas e ainda os legados relevantes deixados por estas leis para as gerações futuras; tema que tem extremo interesse e importância, pois mostrou uma visão geral desta formação das leis escritas, fazendo com que se entendesse os caminhos percorridos e suas influencias no direito hoje.

No primeiro Capítulo viu-se a evolução da sociedade romana, a necessidade de normatizar leis por todo o vasto império, dando poderes aos magistrados e pretores que tinham poder de decisão.

No segundo Capítulo dedicado a apresentar o conteúdo legal, seu conteúdo na íntegra, das doze tábuas e sua importância para a sociedade romana e principalmente os modos de aplicação destas leis, que regularam todo o império por vários séculos e vem influenciando até hoje o processo civil em todo o mundo.

No terceiro Capítulo, vem mostrando toda a influência que o direito romano impõe no mundo jurídico, suas principais características e sua influencia inclusive no direito inglês.

Hoje, o direito romano não é mais aplicada na prática jurídica , mesmo que os sistemas jurídicos de alguns estados, como a África do Sul e San Marino ainda se baseiam na antiga Ius Comuna. No entanto, mesmo que a prática jurídica é baseada em um código, muitas regras que decorrem do direito romano aplicam-se nos códigos. Pelo contrário, as disposições do direito romano foram instalados em um sistema mais coerente e expressa na língua nacional. Por esta razão, o conhecimento do direito romano é indispensável para compreender os sistemas jurídicos da atualidade. Assim, o direito romano é muitas vezes ainda um assunto obrigatório para estudantes de Direito em jurisdições de direito civil.

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

ALVES, José Carlos Moreira. Direito Romano. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

 

 

CRETELLA Jr., José. Direito Romano Moderno. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2003.



DAVID, René. Grandes sistemas do direito contemporâneo. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

 

DURANT, Walter.  The Story of Civilization. Simon and Schuster. 1942

 

 

GUIMARÃES, Affonso Paulo. Noções de Direito Romano. Porto Alegre: Síntese, 1999.

 

 

LOPES, Jose Reinaldo de Lima. Direito na história: lições introdutórias. 3. ed. rev. São Paulo: M. Limonad, 2008.

 

 

LUIZ, Antônio Filardi. Curso de direito romano. 3 ed. São Paulo : Atlas, 1999.

 

 

NASCIMENTO, Walter Vieira do.Lições de história do direito. 15. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004.

 

 

PINHEIRO, Ralph Lopes, História resumida do direito. 12 ed. Rio de Janeiro: Thex, 2008

 

 

POLLOCK., Law and Command, Law magazine and Rev. Duxbury, 1872.

RODRIGUES, Renato; GONÇALVES, José Correia. Procedimentos de metodologia científica. 6. Ed. Lages: Papervsest, 2001.

 

 

ROMÃO, Jacqueline Moura; CAVALCANTI, Valquíria Soares; KOGAN, Flávia Averbach. História do direito: uma breve viagem do direito na história. Rio de Janeiro: Ed. Rio, 2003.

 

 

ROUSSEAU, Jean Jaques. Do Contrato Social: princípios do direito político. 2. Ed. São Paulo: Martin Claret, 2008.

 

 

VINOGRADOFF, Paul. Roman Law in Mediaeval Europe (London/New York: Harper & Brothers, 1909; reproduction Charleston, SC: Bibliolife, 2011).