Aruaru nasceu à margem direita do Rio Pirangí, por volta da segunda metade do século XIX. Contam que o povoamento começou com uma família: José Angelo da Silva e Maria Angelo, que vieram de Pitombeiras-Cascavel, e aqui fixaram residência. A citada família tinha doze filhos. Os mesmos constituíram famílias com as filhas dos retirantes em arribação, que optaram por construir seus ranchos à margem do Rio Pirangí.( Pirangí é um nome indígena que significa :índio ou peixe da barriga grande).
Aruaru era conhecido por dois nomes: Pirangí e/ou Lagoa da Espora. O primeiro por causa do rio, e o segundo por causa da lagoa que tinha este nome.
Em 1918, construíram uma capela sob invocação de São João Batista. A imagem do santo fora doada pelo Padre Valdivino, vigário de Cascavel. E como São João Batista se tornou padroeiro do lugar, o mesmo passou a chamar-se São João da Espora. Todavia, foi com o nome de São João do Pirangí que o distrito de Aruaru foi criado oficialmente em o4 de dezembro de 1933, pelo decreto estadual Nº 1.156. Em 1943 0 nome do distrito foi modificado para Aruaru, pelo decreto lei Nº 1.114 de 30 de Dezembro de 1943.

2.0 Economia

Aruaru é o distrito de Morada Nova mais desenvolvido. Dada sua localização próxima a BR 116, o comércio é muito diversificado atraindo os habitantes das localidades vizinhas.
Uma das principais atividades econômicas do distrito de Aruaru é a agricultura, merecendo destaque a produção de feijão, milho e mandioca. A implantação de dois assentamentos : a Agrovila Cipó e Amazonas ,representa um grande impulso no setor agrícola, vez que os assentados dispõem de máquinas e assistência do INCRA.
A castanha e o caju, apesar de ser atividade temporária, são responsáveis por boa parte do rendimento da população, além de toda a produção das circunvizinhanças convergirem para Aruaru, aquecendo o comércio atacadista, varejista e a feira popular. Os feirantes vêm das cidades vizinhas para a feira que acontece sempre aos domingos. Junta com o comércio local representam o maior setor de geração de renda e circulação de moeda.
A pecuária tende colocar Aruaru como importante produtor de leite, queijo, e etc. A criação de bovinos, suínos, ovinos e caprinos vêm despontando como uma importante atividade econômica alternativa.
A atividade pesqueira não é desenvolvida. O Rio Pirangí, fonte de alimento durante o inverno, virava deserto durante o verão. Mas, com a construção do Açude de Batentes foi perenizado. A atividade pesqueira vem crescendo com a formação de criatórios de peixes como : de cará, curimatã, e etc. Já existe o galpão dos pescadores, local onde a comercialização de peixe deverá transitar.
O mel de abelha representa grandes possibilidades de geração de emprego e renda. São várias as colméias de abelhas italianas, implantadas com o apoio do Projeto Rainha e do BNB. A Associação São João Batista representa os apicultores de Aruaru.
A indústria moveleira, em um passado recente, viveu seus momentos de glória. Serrarias prosperavam proporcionando emprego e renda. Com a fundação da Associação dos Moveleiros e apoio do SEBRAE, Aruaru posicionou-se como importante distrito industrial moveleiro do Ceará, obtendo repercussão em todo território nacional e também em Nova York por intermédio do atual ministro Ciro Gomes. A associação tinha o estado como maior comprador de carteiras estudantis. Infelizmente, devido a nova lei de licitações, o estado deixou de executar este papel e, conseqüentemente, o número de serrarias têm diminuído assustadoramente provocando desemprego. Essa situação poderá ser revertida se Aruaru receber o apoio que precisa para crescer.

Texto retirados da pesquisa "Movimento Aruaru Independente"

Autora do texto: Alzenira Rodrigues